Técnica age rápido e salva nadadora que desmaiou dentro de piscina em Mundial

Durante uma prova do Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria, a nadadora norte-americana Anita Álvarez teve um quadro de exaustão e desmaiou dentro da piscina, ficando 10 segundos debaixo d’água.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Felizmente, sua treinadora Andrea Fuentes agiu rápido, pulando na piscina para salvar a atleta de 25 anos.

Técnica salva nadadora que desmaiou dentro de piscina em Mundial

Em uma série de fotos que está ganhando as redes sociais, Andrea – esbanjando preparo físico – mergulha e nada rapidamente até Anita, salvando ela sozinha. Após o resgate, a nadadora, que ficou inconsciente após o quadro de exaustão, deixou o local sob aplausos da torcida com o auxílio de uma maca e foi para um hospital, recebendo alta no mesmo dia.

A cena ocorreu nesta quarta-feira (22) durante a prova de solo livre, comovendo a plateia presente. Segundo a delegação norte-americana, Anita não teve maiores complicações, está se recuperando e passa bem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Técnica salva nadadora que desmaiou dentro de piscina em Mundial

Treinadora evitou afogamento

A rapidez de Andrea em notar que algo estava errado foi fundamental para o resgate da atleta. Se ela não tivesse agido, Anita poderia ter afogado, já que os salva-vidas, que falam húngaro, não entenderam o pedido da treinadora.

“Não ouviam ou não entendiam o que eu falava”, afirmou, lembrando dos segundos de desespero.

Em entrevista à AFP, Andrea disse que nadou até a jovem “como se estivesse em uma final olímpica”.

Técnica age rápido e salva nadadora que desmaiou dentro de piscina em Mundial 3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Momentos de tensão

Anita ficou ao menos 2 minutos inteiros sem respirar. Além disso, o quadro de exaustão deixou sua mandíbula bastante contraída, a ponto da nadadora mal conseguir mexê-la.

“Foi um desmaio por esforço físico”, explicou Andrea, acrescentando que a atleta vai descansar nos próximos dias e voltar a competir na final por equipes do nado artístico.

Pouco antes do ocorrido, Anita ainda conseguiu concluir sua série e recebeu 87.6333 pontos, suficiente para ficar entre as 8 melhores da competição.

De acordo com Andrea, não é a primeira vez que a nadadora desmaia em uma prova. A primeira vez ocorreu no ano passado durante o pré-olímpico do nado artístico, em Barcelona (Espanha).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Naquele episódio, a mãe de Anita disse que a filha tinha histórico de desmaios, mas que jamais tinha ocorrido num torneio.

Técnica age rápido e salva nadadora que desmaiou dentro de piscina em Mundial 4

Depois do susto, os risos

Ainda na quarta-feira (22), Andrea – que acumula a função de técnica da seleção dos Estados Unidos, – deu uma rápida entrevista, onde disse que o susto estava superado.

“Foram dois minutos sem respirar e, com as pulsações a 180, você não quer estar dois minutos sem respirar. Teve um momento que me assustei de verdade e, agora, estamos rindo as duas juntas. Ela está muito bem. Tem que descansar. Amanhã [quinta], vai descansar o dia todo e estará muito bem para a final de equipes”, afirmou a treinadora.

“Falei “isso não é normal”. Gritei para os socorristas para que pulassem na água, mas não ouviam ou não entendiam. Fui o mais rápido possível, como se fosse uma final olímpica. Quando a tirei, não respirava e tinha a mandíbula muito contraída. Foi um desmaio por esforço. Vimos onde estava o limite”, completou.

Fonte: Correio
Foto: Key AFP / Reuters

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Técnica age rápido e salva nadadora que desmaiou dentro de piscina em Mundial 6

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

10 razões para assistir aos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

É com muito gosto que anunciamos nossa parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro! Iremos acompanhar bem de pertinho a delegação brasileira no Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.

Um autista com a incrível capacidade de montar móveis complexos como se estivesse brincando com Lego

Brad é um canadense de 25 anos e tem autismo. Ele não pode falar ou ler, mas tem um talento especial para a construção...

Restaurante em Nova York emprega apenas avós no lugar de chefs profissionais e faz enorme sucesso

Não existe comida mais saborosa do que a feita pelas nossas avós. É por isso que a comida servida no restaurante nova-iorquino Enoteca Maria é...

Campanha contra câncer testicular incentiva você a se checar com hilária animação

Quatro pessoas, bem, dois pares de irmãos, Simon e Andrew Salter e Simon e Phil Tucker, fundaram em 2012 o Check One Two, ou...

Alunos arrecadam mais de 2 mil peças de vestuário para população carente de Santos (SP)

O “Varal da Calçada” arrecadou mais de 2 mil peças durante o primeiro mês de aula. As roupas, sapatos e outros acessórios foram doados para a população carente do centro da cidade de Santos (SP).

Instagram

Técnica age rápido e salva nadadora que desmaiou dentro de piscina em Mundial 7