Técnico cria oficina para consertar eletrodomésticos de pessoas atingidas pelas chuvas na Bahia

Entre os dias 7 de dezembro e 7 de janeiro, uma série de enchentes no sul da Bahia causou forte elevação do nível dos rios e deslizamentos de terra. Em um mês, 850 mil pessoas foram diretamente afetadas pelas chuvas – muitas delas perderam suas casas e bens materiais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ciente dessa realidade, o técnico eletrônico Almir Silva, 57 anos, montou uma oficina voluntária para consertar eletrodomésticos de pessoas que tiveram suas residências inundadas em Jiquiriçá (BA), uma das cidades mais atingidas pelas enchentes.

Técnico cria oficina para consertar eletrodomésticos de pessoas atingidas pelas chuvas na Bahia

Almir recupera os equipamentos danificados sem cobrar nada. Morador de Barra do Jacuípe (BA), o técnico viajou cerca de 240 km até Jiquiriçá para passar o réveillon na casa de familiares da esposa.

Chegando lá, ele viu de perto os estragos causados pela chuva: a casa da sogra, por exemplo, foi tomada pela água e quase todos os móveis e eletrodomésticos foram perdidos. Na casa de vizinhos, a mesma situação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Técnico cria oficina para consertar eletrodomésticos de pessoas atingidas pelas chuvas na Bahia

Sensibilizado com a situação, Almir montou a ‘Oficina Voluntária do Tio Almir’, localizada na rua Engenheiro Dantas. “Resolvi montar uma ‘bancadinha’ para tentar ajudar as pessoas“, contou o técnico. A ideia surgiu depois que ele observou eletrodomésticos sendo levados pela enxurrada.

No espaço improvisado, Almir usa uma porta encontrada na enxurrada como mesa para consertar os equipamentos.

“Por aqui chega de tudo: computador, tanquinho de lavar roupa, televisão e até um toca fita [de música] apareceu”, detalhou.

Técnico cria oficina para consertar eletrodomésticos de pessoas atingidas pelas chuvas na Bahia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o técnico eletrônico, muitas pessoas estranharam o fato do serviço ser gratuito.

“Muita gente pergunta: ‘oxe, de graça?’. As vezes eu conserto um tanquinho [de lavar roupa] e a pessoa agradece como se eu tivesse feito um transplante. As pessoas ficam gratas pelos eletrodomésticos e eu fico grato por poder ajudar”, disse.

O mais legal é que a corrente do bem se espalhou pela cidade, pois outros moradores da cidade tem oferecido serviços gratuitos para quem precisa, como uma pousada que abriu suas portas para pessoas desabrigadas de graça.

A Bahia pede socorro!

A elevação do nível dos rios provocou destruição de pontes, estradas e levou forte correnteza a ruas urbanas. Áreas inteiras foram inundadas e registros de pessoas definidas e lidando com a força das águas se multiplicam a cada instante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Criamos uma vaquinha para levarmos colchões, roupas, alimentos e outros itens de necessidade emergencial para mais de 3 mil pessoas desabrigadas. Clique aqui e faça uma doação!

Fonte: Interior da Bahia
Fotos: Felipe Pereira / TV Subaé

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Técnico cria oficina para consertar eletrodomésticos de pessoas atingidas pelas chuvas na Bahia 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,388SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

App ‘O Polen’ transforma fotos e compras na internet em doações para combater o câncer de mama

Cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama são registrados no Brasil todos os anos. Para conscientizar a população sobre a prevenção...

Pai faz tatuagem igual à cicatriz que filha de 4 anos tem no peito após cirurgia cardíaca

Os pais de uma menina de 4 anos que passou por três cirurgias de coração aberto antes de seu primeiro aniversário fizeram suas primeiras...

Projeto ‘Parceiros da Educação’ tem contribuído na melhoria do ensino público das escolas de SP

Promover uma educação pública de qualidade. É com esta desafiadora missão que a Parceiros da Educação atua há 15 anos em parceria com as...

Neta presenteia avó de 76 anos com boneca Barbie e realiza seu sonho de infância: ‘Te amo, sinhá’

O sonho de infância de Dona Carmoza, 76 anos, era ganhar uma boneca Barbie de presente. Alguns dias atrás, sua neta, a servidora pública...

Inscrições abertas para o Melhor Projeto Social Geek no Prêmio Cubo de Ouro 2019

O Prêmio Cubo de Ouro 2019 abriu as inscrições para a categoria “Melhor Projeto Social Geek”. A premiação reconhece os principais nomes e projetos...

Instagram

Técnico cria oficina para consertar eletrodomésticos de pessoas atingidas pelas chuvas na Bahia 4