Menos exigência, mais inclusão! Técnico quebra barreira e mostra que o esporte é para todos (RJ)

Fábio Cobolski é diretor das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), na Região dos Lagos do Rio. Como técnico, busca tirar o melhor de seus atletas com deficiência intelectual. Mas nem sempre foi assim. Antes, precisou quebrar a barreira do alto rendimento, que o acompanhava desde os tempos em que era atleta de voleibol.

Barreira que foi quebrada no momento em que conheceu as OEB. A Special Olympics é uma organização mundial sem fins lucrativos que se dedica a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas através do treinamento e competição esportiva durante o ano todo.

A exigência dos atletas era tão grande, que eu não estava impactando a vida deles positivamente. No sentido de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão. Via que as características do esporte de alto rendimento não favoreciam a inclusão. Hoje, a visão é completamente diferente. O esporte tem que ser para todos”, conta

técnico das olimpíadas especiais brasil ao lado de atletas com deficiência intelectual
Fábio entendeu a filosofia das OEB e se tornou um de seus maiores defensores. Foto: reprodução/Instagram @fabiocoboski

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa nova maneira de enxergar o esporte – menos exigência, mais inclusão – é reforçada diariamente por relatos de mães e pais de alunos.

“O tempo inteiro recebo relatos de como o esporte está impactando a vida desses alunos. Não pode ser apenas competição, né? Não pode se limitar a levar para as competições os melhores”, disse.

Técnico adotou atleta com síndrome de Down

As Olimpíadas Especiais Brasil não só trouxeram para Fábio um olhar inclusivo para o esporte, mas também permitiram que ele e a esposa, Manoeli Cobolski, realizassem o sonho de adotar uma pessoa com síndrome de Down.

Rafa frequentava uma instituição onde Fábio trabalhava e após a morte de sua mãe, foi encaminhado para um abrigo para moradores em situação de rua, em Campos dos Goytacazes. Incomodado com aquela situação, nos finais de semana, o casal levava Rafa para casa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

atleta com síndrome de down vestindo camiseta azul de festival de esportes unificados
Por meio do esporte, Rafa ganhou uma nova família, aos 28 anos. Foto: reprodução/Instagram @fabiocoboski

Era um sofrimento danado, para o casal, seus dois filhos biológicos e para o próprio Rafa quando chegava segunda-feira e ele tinha que ser levado de volta para o abrigo. 😢

Fábio e a esposa decidiram acabar com a dor da partida com a linda decisão de adotar Rafa, em 2019.

técnico de olimpíadas especiais sentado em sofá com sua família
Agora, a família está completa! Foto: reprodução/Instagram @fabiocoboski

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Projeto Rexona Quebrando Barreiras

Segundo Fábio, as Olimpíadas Especiais Brasil são “uma organização democrática, inclusiva, da qual jamais vou deixar de fazer parte”. Uma prova concreta de que pessoas, muitas vezes, rotuladas como incapazes têm a oportunidade de se tornarem atletas.

E para transformar mais vidas através do movimento, as Olimpíadas Especiais Brasil contam com o apoio de Rexona, através do Projeto Rexona Quebrado Barreiras, que acredita que todo mundo deve experimentar os benefícios que o ato de se movimentar proporciona.

banner projeto rexona quebrando barreiras
Diversidade e inclusão no esporte é um dos pilares do programa . Foto: divulgação

“Sozinhos, a gente não consegue alcançar os nossos objetivos. Com marcas como Rexona nos apoiando, dá uma visibilidade muito grande para o nosso movimento”, conta Fábio.

“Muitas das vezes o que falta aos profissionais que trabalham com pessoas com deficiência, além da sensibilidade, o que só se adquire com o tempo, é capacitação profissional. Então, o Projeto Rexona Quebrando Barreiras veio ocupar esse vácuo. Eu vou definir essa parceria com uma frase: juntos, somos mais fortes. Esse é o nosso objetivo, unir forças para efetivamente conquistar a inclusão social”, acrescenta.

Caminhando lado a lado com ONGs que incentivam o movimento e o esporte, o Projeto Rexona Quebrando Barreiras oferece capacitação para suas lideranças – como o Fábio bem destacou –, com treinamentos digitais produzidos e fornecidos por especialistas globais, ampliando, assim, o impacto nas comunidades onde atuam.

Conheça essa e outras histórias de como o movimento pode transformar vidas clicando aqui.

Relacionados

Em vez de buscar fama e dinheiro, b-boy escolhe ficar em comunidade ensinando break a crianças (RJ)

“Eu não tô aqui pra ser estrela. O céu já tá cheio delas”. Quem diz isso é o b-boy Bala Machine, que decidiu compartilhar...

Através da dança, professor de break quebra barreiras e ensina valores que transformam a vida de crianças da Rocinha (RJ)

Léo Klone é um dos personagens da série Projeto Rexona Quebrando Barreiras, que mostra, em três episódios, histórias de brasileiros que quebraram diversas barreiras...

+ DO CANAL

Em vez de buscar fama e dinheiro, b-boy escolhe ficar em comunidade ensinando break a crianças (RJ)

“Eu não tô aqui pra ser estrela. O céu já tá cheio delas”. Quem diz isso é o b-boy Bala Machine, que decidiu compartilhar...

Através da dança, professor de break quebra barreiras e ensina valores que transformam a vida de crianças da Rocinha (RJ)

Léo Klone é um dos personagens da série Projeto Rexona Quebrando Barreiras, que mostra, em três episódios, histórias de brasileiros que quebraram diversas barreiras...

Pernambucana cria time de futebol feminino para empoderar meninas por meio do esporte

Quebrando a barreira do acesso ao esporte, a pernambucana Karina Paz utiliza o futebol feminino para empoderar meninas da Comunidade do CSU, em Olinda....

Bi-campeão do mundo no futebol de areia usa o esporte para quebrar barreiras e transformar a vida de crianças da sua comunidade (RJ)

Bi-campeão do mundo com a seleção brasileira de futebol de areia, Daniel Souza, 34 anos, é uma prova de que o esporte pode transformar...

Elas têm deficiência intelectual e quebraram as barreiras da exclusão e do julgamento por meio do esporte

Emanuelle Dutra e Ana Paula Loro são personagens da série Projeto Rexona Quebrando Barreiras, que mostra, em três episódios, histórias de brasileiros que quebraram...

Instagram