Tecnologia inovadora permite que pisos e revestimentos transformem poluição do ar em adubo

Ao ser aplicada em pisos e revestimentos, a tecnologia fotocalítica transforma os óxidos e dióxidos de carbonos (NOx) lançados no ar a partir da queima de combustíveis fósseis para transformá-los em adubo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

denox2

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição atmosférica provoca a morte de 8 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo. São Paulo ocupa a 6ª posição no ranking das cidades com os piores índices de poluição do ar: 92% dos poluentes são provenientes da combustão dos automóveis.

Para dar uma resposta a esse quadro preocupante, empresas do mundo todo têm criado tecnologias que ajudam a minimizar os efeitos da poluição no planeta. Entre essas soluções, estão os materiais fotocalíticos, uma alternativa eficiente e ideal para as grandes cidades.

No Brasil, o sistema é conhecido pelo nome de DENOX e é uma exclusividade da empresa Castelatto, especializada em pisos e revestimentos de concreto arquitetônico. A tecnologia fotocalítica é aplicada nos seus produtos para que os NOx sejam transformados em adubo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na prática, a reação acontece quando os raios ultravioletas emitidos pelo sol e a umidade do ar, poluída pelos NOx, entram em contato com os pisos e revestimentos. O dióxido de titânio transforma os poluentes em nitrato, que é levado pela água da chuva ou a lavagem dos pisos até uma área verde.

Já existe no Brasil uma obra pública fotocalítica, na região central de São Paulo, na rua 7 de abril. A obra é do Governo do Estado e tem como meta a valorização do patrimônio público e a melhoria da qualidade do ar. Olha só:

denox_montagem

via [CICLOVIVO]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,845,820SeguidoresSeguir
24,881SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresa fatura 20 milhões transformando fraldas usadas em novos produtos

A reciclagem desses itens é um negócio rentável para a empresa e as cooperativas de catadores parceiras e ajuda a preservar o meio ambiente.

Jovens mexicanos criam inovadora pele orgânica feita de cacto: adeus ao couro animal!

Batizado de 'Lineapelle', o tecido é uma mistura de cacto e algodão, e pode ser manuseado em diferentes espessuras, sendo respirável e com validade de dez anos.

Como a tecnologia ajuda atletas paralímpicos a superarem seus limites

Por onde passa a tecnologia transforma, e com os esportes paralímpicos não é diferente. No Brasil, em 2016, foi possível não apenas ver algumas...

Registro de cachorro se despedindo de noiva no casamento ganha prêmio de fotografia

A foto de um cachorro, em Cantão, na China, se despedindo de uma noiva ganhou o cobiçado prêmio da The International Society of Professional...

Amigos órfãos da África são adotados por famílias na mesma cidade do Arizona

O motivo que os uniu não é uma história com começo feliz, mas a trajetória destes dois melhores amigos em compensação é linda, cheia...

Instagram

Tecnologia inovadora permite que pisos e revestimentos transformem poluição do ar em adubo 2