Tecnologia inovadora permite que pisos e revestimentos transformem poluição do ar em adubo

Ao ser aplicada em pisos e revestimentos, a tecnologia fotocalítica transforma os óxidos e dióxidos de carbonos (NOx) lançados no ar a partir da queima de combustíveis fósseis para transformá-los em adubo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

denox2

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição atmosférica provoca a morte de 8 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo. São Paulo ocupa a 6ª posição no ranking das cidades com os piores índices de poluição do ar: 92% dos poluentes são provenientes da combustão dos automóveis.

Para dar uma resposta a esse quadro preocupante, empresas do mundo todo têm criado tecnologias que ajudam a minimizar os efeitos da poluição no planeta. Entre essas soluções, estão os materiais fotocalíticos, uma alternativa eficiente e ideal para as grandes cidades.

No Brasil, o sistema é conhecido pelo nome de DENOX e é uma exclusividade da empresa Castelatto, especializada em pisos e revestimentos de concreto arquitetônico. A tecnologia fotocalítica é aplicada nos seus produtos para que os NOx sejam transformados em adubo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na prática, a reação acontece quando os raios ultravioletas emitidos pelo sol e a umidade do ar, poluída pelos NOx, entram em contato com os pisos e revestimentos. O dióxido de titânio transforma os poluentes em nitrato, que é levado pela água da chuva ou a lavagem dos pisos até uma área verde.

Já existe no Brasil uma obra pública fotocalítica, na região central de São Paulo, na rua 7 de abril. A obra é do Governo do Estado e tem como meta a valorização do patrimônio público e a melhoria da qualidade do ar. Olha só:

denox_montagem

via [CICLOVIVO]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,827,226SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Paciente com câncer no cérebro lidera vaquinha para tratar crianças com a mesma doença

Um paciente com um tumor no cérebro tem liderado uma vaquinha virtual que vai ajudar a trazer um tratamento inovador para o câncer cerebral...

Biólogo da Indonésia cria sacola de amido de mandioca que se dissolve na água

O biólogo indonésio Kevin Kumala desenvolveu uma sacola biodegradável, feita de amido de mandioca e que se dissolve na água.

Estudante cearense homenageia pais garis em ensaio de formatura

Coisa mais linda essa homenagem, Vanessa!

Mãe relata melhora na socialização do filho após começar a jogar Pokémon Go

Há poucas semanas, a Nintendo lançou o jogo Pokémon Go, que usa realidade aumentada, algo que já é presente no mercado há anos, e mostra os Pokémons...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Instagram