Como a tecnologia pode transformar positivamente a vida das pessoas?

Seria clichê dizer “Faça o bem sem olhar a quem” e provavelmente você já a ouviu em algum momento. Mas não podemos negar que essa frase é inspiradora, e mais do que nunca sabemos que boas ações e gestos podem sim transformar positivamente a vida das pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Ouça sobre novas e incríveis novidades tecnológicas!

A frase é tão inspiradora que alguns programadores, desenvolvedores e outros profissionais que trabalham com tecnologia, têm levado essas palavras à risca. O mundo tecnológico também “tem sentimentos”. Ou melhor, os profissionais que atuam nessa área se dedicam, pesquisam bastante e, por meio de muito trabalho e suor, transformam e facilitam a vida de outras pessoas; investindo em projetos que visam incluir e auxiliar no dia a dia de quem precisa. Listamos alguns exemplos para comprovar, vejam:

Blitab, o tablet perfeito para deficientes visuais

Pensando em contribuir com a alfabetização em braile, foi criado o Blitab, um tablet que permite deficientes visuais navegarem na web e se comunicarem com facilidade. O display do aparelho é feito de um líquido que sintetiza o conteúdo do texto para o sistema de leitura a partir de pequenas bolhas. Ele não é capaz de se conectar ao Wi-Fi, mas possui uma entrada USB e outra para cabo de rede.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: Divulgação

Dot, um smartwatch para cegos

O Dot é outro projeto nessa mesma linha. Ele é o primeiro smartwatch em braille e, ao usá-lo, o deficiente visual pode enviar mensagens, navegar, ler e-books e, claro, conferir as horas. A interface do Dot possui uma série de pinos que sobem e descem, soletrando as palavras em braille.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mais bacana é que o produto poderá ser encomendado ainda neste ano e deve custar cerca de 300 dólares.

Livox, comunicação com eficiência para crianças com paralisia cerebral

Outro exemplo de como a tecnologia pode contribuir para o bem da sociedade é o aplicativo Livox. Desenvolvido pelo analista de sistemas Carlos Pereira, o APP permite que portadores de paralisia cerebral se comuniquem com eficiência. Basta usar o Livox, tocar na tela do tablet e um algoritmo inteligente irá calcular com quantos dedos a pessoa está teclando, por quanto tempo, se eles se arrastam ou não e corrige o toque como se estivesse lendo o comando.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto deu tão certo que o brasileiro foi premiado pela ONU como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo! Vai dizer… Que orgulho, hein!

SuperSpeak, fazendo com que crianças autistas se comuniquem com os pais

O SuperSpeak é um projeto com intuito parecido. Lançado há poucas semanas, ele permite que crianças autistas se comuniquem facilmente com os pais, professores e amigos usando um smartphone. A interface do aplicativo norueguês, que recentemente ganhou o Prêmio Nórdico de Startups de melhor empresa social, é interativa e basta clicar em imagens para que os portadores criem suas frases. Se a criança quiser andar de bicicleta, ela clica na imagem da bike e mostra para os pais.

O Wizard é um treino cerebral para iPad desenvolvido para ajudar a memória episódica, necessária para lembrar coisas como onde você deixou suas chaves ou onde o carro está estacionado. Segundo testes realizados pelos cientistas da Universidade de Cambridge, pacientes que jogaram o Wizard durante quatro semanas tiveram melhorias na memória e no aprendizado. O jogo ajuda justamente onde os remédios falham, já que, mesmo pacientes desmotivados são estimulados a continuar o tratamento.  Difícil não ficar empolgado ao ler esses exemplos, não é mesmo? Sabemos que há outros projetos, vários aplicativos, muita gente empolgada e entusiasmada, querendo contribuir com a sociedade. E se você, que está lendo, também trabalha com tecnologia e quer fazer transformar seu conhecimento em um exemplo, deixe seu comentário.

Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,502,658SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Chefs Especiais fazem gesto especial e proporcionam momentos de alegria a desconhecidos

Já falamos algumas vezes aqui do Instituto Chefs Especiais, que foi criado pelo casal Simone e Márcio Berti, em 2006, e já ajudou a...

Whindersson Nunes pede a namorada em casamento durante gravação de vídeo para Youtube

Quem nos conhece aqui do Razões sabe que AMAMOS mostrar pedidos de casamento, é só dar uma pesquisada rápida que vocês vão achar vários,...

Gato rechonchudo ganha novo lar após 3 mil pedidos de adoção  

BeeyJay pesa 12kg e conquistou os amantes de felinos no Twitter, recebendo mais de 3 mil pedidos de adoção! Ele ganhou uma nova família e ajudou a promover a adoção de outros 20 gatinhos!

Mesmo sem braços e pernas, pai cria as duas filhas sozinho: “Melhor pai do mundo”

O paraguaio Pablo Acuña não tem nem pernas nem braços. Porém, as limitações não impediram esse pai de criar as filhas da melhor maneira...

Instagram