AprendiZap: ferramenta gratuita prepara estudantes para o ENEM via WhatsApp

O AprendiZap ajuda os estudantes na preparação para o exame do ENEM com conteúdo personalizado.


AprendiZap: ferramenta gratuita prepara estudantes para o ENEM via WhatsApp 1
PUBLICIDADE ANUNCIE

Já pensou que incrível poder estudar para o ENEM com conteúdos que chegam no seu WhatsApp? O AprendiZap possibilita isso e muito mais! Traz conteúdo envolvendo as competências do “profissional do futuro” e dicas de como os professores podem usar as novas mídias em sala de aula.

A ferramenta criada pela Fundação 1Bi, em parceria com a Wavy, ambas pertencentes ao Grupo Movile, propaga conteúdos desenvolvidos por especialistas, que sejam de interesse de estudantes e professores. Os assuntos são abordados de maneira simples e descomplicada.

Escolhemos o WhatsApp, por ser muito acessível e gratuito. Já existe muito conteúdo na internet, mas faltava um local para direcionar o estudante em uma trilha personalizada”, explica Débora Nunes, analista de desenvolvimento social e uma das responsáveis pela Fundação 1Bi.

Funciona assim: o chatbot Bi pergunta para a pessoa qual competência ela quer estudar e “dentro do tema escolhido, vai fazendo perguntas sobre o que a pessoa acredita sobre aquele tema e enviando conteúdos, frequentemente em vídeo, bem curtos e objetivos para ela assistir”.

Em determinados momentos, também pergunta como o usuário prefere aprender sobre os assuntos, se é por meio de textos, vídeos, testes, e ainda recomenda links, conforme suas preferências.

AprendiZap Competências

Atualmente, a plataforma possui “três vertentes de conteúdo, cada uma com uma instituição parceira”, ressalta a analista.

A primeira delas é o AprendiZap Competências, que é focado em dez habilidades que um “profissional do futuro” deve possuir, de acordo com uma lista da ONU. Uma versão em caráter de teste entrou no ar em fevereiro deste ano e já foi utilizada por mais de 13 mil pessoas, com 88% de satisfação garantida.

Em agosto, foi lançada uma versão reformulada da plataforma. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Fundação Estudar, que é referência em conteúdo para desenvolvimento de jovens.

Hoje, o AprendiZap Competências desenvolve assuntos baseados nas seguintes habilidades: autoconhecimento, criatividade, empatia, inteligência emocional, liderança e resolução de problemas.

Débora enfatiza que o sonho da Fundação 1Bi é poder “contribuir para que jovens em situação de vulnerabilidade consigam se desenvolver para então buscar mais espaço no mercado de trabalho”.

AprendiZap: ferramenta gratuita prepara estudantes para o ENEM via WhatsApp 2
#PraCegoVer – Como instalar o AprendiZap

AprendiZap ENEM

Como o próprio nome já diz, seu conteúdo é voltado a estudantes que prestarão a prova do ENEM e que vivem em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é ajudar 50 mil estudantes só na prova deste ano.

Os assuntos foram desenvolvidos em parceria com a empresa Descomplica. São mais de 30 vídeos disponibilizados gratuitamente ao estudante, além de mapas mentais e resumos dos temas que mais caem no ENEM.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Os principais assuntos abordados são: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática. E não é só isso! A ferramenta também “dá dicas para a tão temida redação e sugestões para que todos consigam se organizar para a prova”, reforça a analista da Fundação 1Bi.

No AprendiZap ENEM, o bot Bi pergunta ao aluno o quanto ele se sente preparado em relação ao tema que vai estudar, para que assim seja enviado a ele um conteúdo, conforme o grau de seu conhecimento. O usuário pode até receber um material de introdução ao tema, “a fim de gerar um interesse inicial no estudante”, comenta Nunes.

Para os estudantes que se sentem mais preparados, estes já recebem materiais de temas específicos como, por exemplo, um resumo da Revolução Russa ou da Primeira Guerra Mundial, se o assunto for relacionado à História.

“Ao final de cada disciplina, o bot retorna às opções iniciais e permite que o estudante continue navegando por outras matérias e temas”.

AprendiZap: ferramenta gratuita prepara estudantes para o ENEM via WhatsApp 3
#PraCegoVer – pessoa escolhe qual conteúdo quer estudar

AprendiZap Educação

Já a versão voltada para os professores tem como objetivo auxiliá-los a aplicar este tipo de tecnologia em sala de aula. Seu conteúdo foi desenvolvido em parceria com a ONG Embaixadores da Educação.

Débora reforça que atualmente a situação das escolas do país é bem diversa, ou seja, nem todas têm acesso à internet ou a um computador. O AprendiZap Educação entra com dicas para preencher essas lacunas.

Os temas abordados são: Como usar a internet para me capacitar, Ferramentas para inovar na sala de aula, Gente que faz – professores mão na massa, Novas mídias na sala de aula, Atualidades no mundo da educação e Tecnologia para organizar o trabalho.

A analista explica que “o bot sugere a criação de aplicativos ou de um podcast na sala de aula, indicando ferramentas gratuitas para isso. Há ainda ideias de como usar Twitter, Storeboards e dicas para uso do celular”.

Assim como nas plataformas de estudo anteriores, no AprendiZap Educação também realiza uma autoavaliação ao término de cada assunto.

Agora, que você já sabe como funciona a plataforma AprendiZap, basta acessar o site da Fundação 1Bi e selecionar a área do conhecimento que deseja estudar e enviar #APRENDIZAP para o número indicado.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Foto de capa: Reprodução/Agência Brasil

 

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar