Em setembro do ano passado, uma das subsidiárias da gigante sul-coreana Samsung, a Cheil Worldwide, anunciou o lançamento do Firevase (vaso de fogo, em tradução livre), um vaso de flores projetado especialmente para apagar incêndios ao ser arremessado contra as chamas, como uma granada.
A Cheil produziu 100 mil unidades do produto, que foram distribuídas este mês em toda a Coreia do Sul pelo departamento anti-incêndios da Samsung.
Agora, com um passo adiante, as duas empresas produzirão mais 200 mil vasos multiuso, que prometem ocupar as estantes e mesas de escritórios da pequena nação asiática. Um exemplo poderoso de como um toque de criatividade pode salvar milhares de vidas em potencial.
Leia também: Samsung cria app que ajudará daltônicos a recalibrarem as cores de suas TVs
À primeira vista, o Firevase não parece muito diferente de qualquer outro vaso de flores, mas na verdade eles contém duas câmaras bem definidas e separadas.
A câmara interna serve ao propósito padrão do vaso – é onde você colocaria suas flores e rega com água.
A câmara externa, no entanto, é preenchida com carbonato de potássio, uma substância química que atua como um supressor do oxigênio. A ideia aqui é ser prático: caso uma pessoa se depare com um incêndio, basta literalmente arremessar o vaso contra as chamas, e assim que ele se romper, liberará o produto, que apagará o fogo em imediato.
Propósito duplo
É claro que um extintor de incêndio padrão poderia servir a esse mesmo propósito, mas de acordo com uma pesquisa conduzida pela Samsung Fire & Marine Insurance, 58% dos lares na Coreia do Sul não possuem um deles em casa (dados de 2017).
“Mesmo que as pessoas tenham um extintor, geralmente não cuidam bem dele”, disse a empresa em comunicado. “Elas armazenam o produto em locais de difícil acesso e se esquecem completamente”.
Por vezes, essas pessoas sequer sabem como manusear um extintor. Daí a praticidade de um pequeno e barato vaso de flores que podem acabar com um pequeno incêndio em questão de segundos.
O Firevase ainda é uma tecnologia exclusiva dos sul-coreanos, mas não seria surpresa se ele espalhasse pelo mundo nos próximos anos.
Veja o comercial do produto:
Leia também: Samsung cria app para ensinar violão a deficientes visuais
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: Futurism
Fotos: Reprodução / YouTube
Faça login via