Tecnologias para pessoas com deficiência proporcionam mais autonomia

O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos mas também vários equipamentos utilizados por pessoas com deficiência física e motora. Os produtos vão desde softwares até artigos de robótica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ouça sobre essa incríveis tecnologias! Clique no play acima!

A tecnologia evolui para tornar a vida das pessoas mais fácil e agradável. Para as pessoas com deficiência, ela chegou para tornar as coisas possíveis, transformando a incapacidade em ação. Atualmente, existem diversas empresas especializadas em adaptação e fabricação de equipamentos para lá de inovadores. Hoje no Brasil, existe até uma lei que incentiva o fomento da tecnologia de bioengenharia nacional e a importação de produtos que promovam a inclusão social de pessoas com deficiência.

O futuro é para todos e novos equipamentos eletrônicos, softwares e roupas robóticas podem facilitar a vida de pessoas com deficiência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

BENGALA LUMINOSA

É um projeto recente, desenvolvido por uma empresa brasileira, que auxilia idosos e pessoas com mobilidade reduzida a se locomover em ambientes com pouca ou nenhuma luminosidade. O produto já está disponível no mercado brasileiro. A bengala pesa um pouco mais de meio quilo e mede, aproximadamente, 80 cm. A luminária é alimentada por pilhas e pode ser acionada por meio de um botão na parte superior.

PERNAS ROBÓTICAS

O Rex (exoesqueleto robótico, em inglês) foi desenvolvido para ajudar pessoas com paraplegia a se locomover. Com as pernas robóticas, elas podem andar e até subir escadas.  As pernas são controladas por um joystick e os movimentos são alimentados por uma bateria recarregável, que dura cerca de duas horas. A roupa pesa 38 kg e pode ser usada diariamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fabricante – Rex Bionics

MOUSE OCULAR

Utiliza a movimentação dos músculos do globo ocular para controlar o cursor do mouse. O sistema, voltado principalmente para tetraplégicos, diferencia sinais voluntários e involuntários, evitando que comandos errados sejam processados. O Fabricante aguarda patrocínio para produzi-lo em larga escala.   Com eletrodos fixados na face, em volta dos globos oculares, a pessoa controla o cursor do mouse mexendo os olhos e piscando. Um transdutor eletrônico processa os sinais captados pelos eletrodos e os converte em comandos elétricos. O computador recebe os comandos do transdutor eletrônico e executa os movimentos do curso. O cursor é controlado pelo movimento dos músculos oculares. Então, basta mover os olhos e piscar para clicar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

TECLADO VIRTUAL

É um software que permite que o usuário digite textos no computador. O programa possui correção ortográfica e teclas com textos prontos. Também tem a opção “Voz”, um sintetizador que “fala” o texto digitado, permitindo comunicação verbal.

MOUSE VISUAL

O software permite que o usuário controle o cursor do mouse apenas com movimentos de cabeça, captados por uma webcam. O programa identifica o ponto central, que fica entre os olhos e um pouco acima do nariz, para iniciar o processo.

GUINCHO DE PISCINA

Equipamento projetado para facilitar o transporte de pessoas com deficiência física para a piscina. O aparelho pode ser fixado na parede ou no chão e ocupa pouco espaço. A cadeira, que é submersível, é acionada por meio de um sistema elétrico. O guincho, que tem capacidade para suportar no máximo 150 kg, é produzido em aço inoxidável e pode ser desmontado.

STAND TABLE

É um aparelho que permite que a pessoas com deficiência física se locomova na posição ereta (de pé), saindo da cadeira de rodas. Nessa posição, a pessoa melhora a circulação e previne o inchaço das pernas. O sistema é parecido com o da cadeira de rodas. Em pé, o usuário dirige o equipamento girando os aros, que ficam ao alcance das mãos. O Stand Table também tem uma espécie de mesa para apoiar objetos.

Fotos: Divulgação – CRISTINO MARTINS

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,751,664SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Incrível! Luz solar converte água do mar em potável em apenas meia hora

Há anos cientistas investem esforços no desenvolvimento de tecnologias capazes de transformar água do mar em água potável. A mais recente, que beneficiará, principalmente,...

Startup cria plataforma para empresas premiarem funcionários que usam bicicleta

E se as empresas participassem ativamente da mudança e incentivassem seus funcionários a andar de bicileta? É exatamente o que a startup Bike na Firma quer ajudar...

Moradores em situação de rua cultivam horta comunitária em abrigo de SP

Escrito por Débora Spitzcovsky Já noticiamos a incrível horta orgânica cultivada por moradores em situação de rua dos Estados Unidos. Mas não é só por...

Organização promove campanha para manter 400 crianças longe das ruas, praticando esportes, em São Paulo.

O programa Mais Bola, Menos Rua, realizado pela Inmed Brasil, está sem patrocínio.

Passageira ajuda motorista de Uber a viajar para o Rio e ver seu filho competir na Olimpíada

Ellis Hill, um motorista de Uber da Pensilvânia, nos Estados Unidos, tinha um sonho: ver seu filho competir na Olimpíada do Rio de Janeiro....

Instagram