Pesquisadores mexicanos criam telhado verde capaz de resfriar ambientes em até 15 °C

Nos últimos anos, os chamados telhados verdes (ou telhados ecológicos) se tornaram cada vez mais populares em casas que desejam aproveitar melhor a luz do sol e trazer mais frescor para dentro de casa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Composto inteiramente por vegetação, ele é mais que uma cobertura verde, pois envolve técnicas de impermeabilização e de plantio que devem ser feitas por um profissional qualificado.

Recentemente, um grupo de professores e cientistas da Universidade Autônoma de Chiapas (UNACH) foram além desse conceito e desenvolveram uma alternativa mais acessível para pessoas que desejam ter um telhado verde em casa.

telhado verde resfria ambientes

Sabia que agora o Razões tem um livro? O Que Eu Aprendi Até Agora – 50 Conselhos Inspiradores Para Uma Vida Cheia de Razões Para Acreditar! está em pré-venda até 15/08. Comprando o seu exemplar agora, ganhe um brinde especial + frete grátisclique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Resultado de um trabalho de 12 anos, veio o Domotej, uma estrutura ecológica capaz de resfriar casas a até 15 graus Celsius, o que o torna perfeito para locais com climas tropicais e também para sua implementação, uma vez que qualquer um pode montá-los, sem necessidade de mão de obra especializada!

Outros benefícios do Domotej incluem ajudar na redução da poluição como um todo, aumento da umidade do ar e controle do isolamento térmico, permitindo economia de energia (no caso das geladeiras, por exemplo).

Para o professor Gabriel Castañeda, que também é pesquisador da Universidade Autônoma de Chiapas, os telhados verdes serão considerados futuramente como um sistema excelente (e essencial) de proteção ao meio ambiente.

telhado verde resfria ambientes

“A vegetação ajuda a reduzir o ganho de calor no interior dos edifícios. Em climas quentes, como da América Latina, temos de reduzir ao máximo o consumo de energia que é utilizada para climatizar ou melhorar o conforto térmico dos espaços e Domotej auxilia nisso”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em entrevista ao portal Nation, Gabriel mencionou que embora muitas pessoas acreditem que os telhados verdes não sejam viáveis ​​por temerem que haja vazamento de água ou penetração de raízes nas paredes, isso não acontece quando um sistema adequado como o Domotej é implantado.

Isso porque ele é feito com materiais impermeáveis e reciclados, como as garrafas PET.

telhado verde resfria ambientes

“Nosso trabalho deseja alcançar as habitações populares, e por isso é tão acessível. Este sistema é facilmente utilizável não só porque é fácil de fazer ou porque qualquer um pode fazer, mas também porque é muito econômico e sem necessidade de trazer materiais do exterior, reduzindo seu custo”, disse o professor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por fim, Gabriel mencionou que a implantação de telhados verdes em casas pode ter uma contribuição muito importante para ajudar a prevenir enchentes, já que eles trazem mais equilíbrio no escoamento da água da chuva.

Veja também:

Fonte: Nation
Fotos: UNACH

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,777,821SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vaquinha para menino que catava latinhas para sustentar família tem meta batida: vida nova

Agora o pequeno Felipinho, de apenas 7 anos, pode se preocupar apenas com seus 'problemas de criança': brincar e estudar! Após uma foto sua...

Homem cria “restaurante” 24 horas para alimentar cachorros de rua

João Araújo mora em Palmas, no Tocantins e é gerente de uma loja de peças para motos. Ele sempre se preocupou com os cachorros de rua da...

[VÍDEO] Homem salva garça pendurada numa linha em tronco, no meio do rio Parnaíba (MS)

A vida fez com que o locutor Marcio Alexandre e uma garça, presa por uma linha em um tronco no rio Paranaíba, em Parnaíba...

Homem salva família presa em prédio sob chamas: ‘Agradeço por estar lá’

"Minha mãe correu e me disse: 'Tem gente lá, a casa deles está pegando fogo, precisam de ajuda'", disse Justin.

Vaquinha para bebê adotada por sofrer maus-tratos arrecada mais de R$ 60 mil

A história emocionou milhares de internautas e em menos de 24h a meta já tinha triplicada

Instagram