Telhados verdes podem ser a chave para o fim das enchentes

As enchentes que atingiram as grandes capitais e cidades do interior levantaram debates sobre a dificuldade do Poder Público em lidar com o problema.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É preciso reduzir o nível de impermeabilização das cidades, o que impacta diretamente a drenagem urbana. Em outras palavras, é necessário expandir as áreas verdes em todos os tipos de construções.

“A falta de áreas verdes reduz a capacidade de o solo absorver a água da chuva. Por isso, as construções precisam reservar áreas sem concreto deixando parte do lote permeável. Além disso, é fundamental armazenar água da chuva”, explica o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado, empresa especialista em infraestrutura verde e design biofílico.

Telhados verdes captam água da chuva combate enchentes

A revolução da drenagem urbana não é algo recente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, aprovou um documento com compromissos denominando a Agenda 21. Em teoria, as prefeituras deveriam estar comprometidas com ações para ampliar áreas verdes e captar água para reduzir as enchentes há muito tempo.”

De acordo com o engenheiro, “para conciliar natureza com a falta de espaço nas cidades, uma alternativa é ampliar a instalação de jardins e telhados verdes com cisternas para amortecer e captar água da chuva”.

Telhados verdes captam água da chuva combate enchentes

“No sistema convencional, a água escoa sobre telhas e vai direto para as ruas. Já com a cobertura verde, ela é recolhida e utilizada para a irrigação do próprio telhado e outros fins não potáveis, como jardinagem. O poder público pode ampliar os incentivos, como reduzir o IPTU, a quem investir em sistemas verdes como esse”, acrescenta.

Os telhados verdes e sua cobertura em casas e prédios são excelentes para estabilizar a temperatura ambiente, isolar acusticamente as residências e comércios, e oferecer maior conforto e umidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Telhados verdes captam água da chuva combate enchentes

Indiretamente, há economia de energia, redução das ilhas de calor nos centros urbanos e reaproveitamento de água.

A cidade também agradece com o aumento da biodiversidade e redução da poluição.

O telhado verde munido de bacia de amortecimento retém a água através de uma estrutura colocada abaixo da vegetação, formando uma bacia superior colocada sobre a laje.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Telhados verdes captam água da chuva combate enchentes

O excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro. Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a escoar também pelo tubo superior.

[O Espírito Santo é um dos estados mais afetados pelas chuvas. Criamos uma vaquinha na VOAA para ajudar moradores que perderam casas e comércios. Clique aqui e contribua]

[Nota da Redação]

A cada bebê que traz ao mundo, o médico Calixto Hueb presenteia a mãe com uma arvorezinha para que a criança cresça com ela. É um primeiro presente à família do recém-nascido e também uma contribuição valiosa do médico para a preservação do meio ambiente. Vem conhecer mais essa história, dá play no vídeo abaixo:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: CicloVivo/Fotos de capa: 1 – Ecotelhado; 2 – Facebook Record TV

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,824,688SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

OMS não considera mais a transexualidade como doença mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a transexualidade da lista de doenças mentais da Organização das Nações Unidas (ONU).

Devidamente uniformizado, cachorro adotado por gari acompanha tutor na limpeza das ruas do Rio

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizados em 2016, deixaram um legado para o gari Alcenir Aguiar de Oliveira, conhecido como 'Mineiro' pelos...

Padres de Santa Catarina viralizam com vídeos de desafios hilários no Instagram. Assista!

Sabe aquela crença de que padres são pessoas reservadas, super sérias e que vivem, basicamente, a vida na paróquia na qual celebram missas? Bom, vamos...

Vídeo mostra pessoas contra ensino de gênero nas escolas provando que não fazem ideia do que isso quer dizer

O Põe na Roda foi acompanhar as manifestações do lado de fora da votação que discutia um novo Plano Municipal de Educação (PME), em que...

Irmãos tiram fotos ao lado do papai noel há 34 anos!

Tudo começou há 34 anos, quando um deles ainda era filho único. No quinto ano, o outro irmão passou a dividir os flashes. Os...

Instagram