Uma vida dedicada a ajudar o próximo! Conheça Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein

Neste Dia do Voluntariado (28/08), conheça Telma Sobolh, pedagoga, ex-empresária, filantropa brasileira, além de figura conhecida quando o assunto é terceiro setor. Mas o que poucos sabem, é como sua imagem e atividade personificam o trabalho do Voluntariado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nascida em 1950, Telma cresceu com os pais trabalhando em áreas sociais e descobriu desde cedo à importância e o significado de ajudar o próximo. Em 1968, começou a cursar pedagogia, fundou sua própria escola e trabalhou desde cedo para pagar os seus estudos. Na primeira oportunidade foi trabalhar como voluntária no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde atua há mais de 36 anos.

Em 1993, passou a coordenar os eventos e doações do Corpo de Voluntárias. Já em 1995, foi eleita Presidente do Voluntariado Einstein e começou a organizar diretamente os projetos e trabalhar arduamente na captação de recursos para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos.

Foto: divulgação

Além da experiência e vivência filantrópica, ela sempre teve muito forte a visão de negócios, sendo considerada uma mulher empreendedora e admirada pela sua capacidade de liderança, generosidade e tomada de decisões.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entre algumas de suas grandes realizações sociais, está à criação do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), que recebeu o nome de “Complexo Telma Sobolh” e atende a segunda maior comunidade carente de São Paulo.

O programa social teve início em janeiro de 1998 com a compra da primeira casa e, hoje, já conta com 5.500 m2 de área física, atendendo mais de 5 mil pessoas anualmente, entre crianças, jovens e adultos da comunidade e adjacentes.

Foto: Divulgação

Reconhecimento internacional

Tamanha dedicação e eficiência não foram só reconhecidas pela comunidade próxima. Telma Sobolh também foi responsável pela conquista da primeira Certificação ISO 9001 da América Latina para um departamento de voluntários, recebida em 2002.

A conquista dessa certificação foi um marco importante para a história do Voluntariado Einstein, consagrando definitivamente os processos de qualidade e o colocando como referência e exemplo para outras instituições.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: Divulgação

A partir da nova conquista, Telma passou a ser procurada por ONGs e outras instituições filantrópicas que desejavam adquirir a certificação ISO e entender o processo de arrecadação de fundos realizado pelo Voluntariado Einstein.

Pensando em ajudar o maior número de pessoas e enriquecer a história do voluntariado no Brasil, Telma Sobolh lançou quatro livros, entre eles: “Voluntariado: a possibilidade da esperança. Cenário do trabalho voluntário no Brasil” e “A Força da Esperança – O poder transformador do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis”.

Além dos livros, Telma possui mais de 10 trabalhos publicados sobre sua contribuição ao universo do terceiro setor, ações de cidadania e atividades inovadoras no trabalho voluntário e já recebeu cerca de 20 prêmios em resultado ao trabalho à frente da presidência do Departamento de Voluntários e por conta do desempenho e impacto do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mulher do Ano

Entre eles, foi eleita Mulher do Ano, em 2002, pela Fundação Nowill para os Cegos, Voluntária do Ano, pela Na’ Amat Pioneiras e em 2012 – Prêmio Excelência Mulher CIESP Distrital Sul e a Fraternidade Aliança Aca Laurência e 2017 – Homenagem Workshop for Latin American Health Care Executives, em Boston – Harvard, por anos de liderança e contribuição significativa feitas durante as oficinas de líderes latino-americana de saúde em Harvard.

Mãe de três filhos e avó de quatro netos, Telma Sobolh considera o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis o seu quarto filho e trabalha arduamente todos os dias para assegurar a continuação e manutenção do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis mesmo após sua partida.

Foto: Divulgação

Hoje é referência no terceiro setor e bastante admirada pela sua força e capacidade de unir afeto, comprometimento e visão de negócios. Telma lidera um grupo de mais de 600 voluntários atuando em cinco frentes e 69 setores: Unidade Morumbi, Unidades Externas — Alphaville, Ibirapuera e Perdizes, Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE) e Hospitais Municipais M’Boi Mirim e Vila Santa Catarina.

Quer mais histórias inspiradoras? Dá o play no Jornal do Razões!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,758,975SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Projeto desenvolvido por mãe de alunos estimula o respeito ao próximo, gratidão e positividade em escola de SP

Ação ocorre na instituição que os filhos frequentam e já conta com a participação de 100 crianças

Casal da capa do disco Woodstock está junto até hoje

Quem nunca sentiu que nasceu na época errada após ver imagens, vídeos e escutar músicas do festival mais famoso do mundo, o Woodstock? Um evento que...

Casal de irlandesas é o primeiro no país a registrar dupla maternidade na certidão das filhas

A única coisa que deveria importar no processo de formação de uma família é o amor! Felizmente, o mundo começa a caminhar rumo à...

Borracheiro se inspira em Minecraft para estudar programação e é contratado por multinacional

Samuel Nascimento renasceu com a nova estrada que se formou à sua frente. Do trabalho como borracheiro em Osasco (SP), o jovem virou desenvolvedor de...

Uso de drones e inteligência artificial ajudam no avanço das pesquisas sobre a vida animal

Recentemente fizemos um projeto incrível em parceria com a Intel, onde levamos a realidade virtual para uma casa de idosos em São Paulo e...

Instagram