“Tem açúcar?” Uma plataforma on line de empréstimo de coisas entre vizinhos

0
4381

Há alguns dias, postamos a matéria do Pumpipumpe, que se trata de um projeto de consumo consciente, onde as pessoas colocam adesivos que representam os aparelhos ou eletrodomésticos que estão dispostas a emprestar para vizinhos e amigos, evitando assim, a compra de aparelhos novos quando a necessidade é apenas esporádica, como furadeiras, martelos e afins.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E não é que um projeto similar a este está sendo ganhando corpo aqui no Brasil? O “Tem Açúcar?” também visa criar uma rede de consumo consciente com seus vizinhos e amigos, porém através de uma plataforma digital e o impressionante é a consciência da criadora do projeto, Camila Carvalho Vilela de Moraes, de 24 anos:

Vivemos em um mundo abundante, mas que nos ensina, desde pequenos, uma escassez artificial e uma lógica de escassez. Quis fazer algo para mostrar às pessoas que elas têm na comunidade que as rodeia toda a abundância de que necessitam. Também fui apresentada a plataformas similares e que já funcionam muito bem em outros países, como o peerby.com e o neighborgoods.net

E de quebra, uma bela evidência de que o projeto tem tudo para dar certo: “Montei uma planilha numa cartolina para as pessoas colocarem o que tinham a oferecer, do que elas precisavam, o que elas queriam doar. Marquei lá que eu precisava de um desentupidor de pia. Depois de 15 minutos, bate na minha porta uma vizinha com um desentupidor na mão e um sorriso de orelha a orelha!” afirma Camila.

E aí, prontos para fazer mais amizades e de quebra consumir conscientemente? ;D

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.