Início ETC Cultura Tenor Andrea Bocelli canta com detentos em penitenciária de Guarulhos (SP)

Tenor Andrea Bocelli canta com detentos em penitenciária de Guarulhos (SP)

O tenor italiano Andrea Bocelli, esteve neste domingo na Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos, na Grande São Paulo, para soltar a voz e cantar com um coral formado por detentos.

Ele fo conhecer mais de perto o projeto de ressocialização desenvolvido no local e acompanhar uma apresentação musical. Mas quebrou o protocolo e cantou com os presos um dos seus grandes sucessos, Con ti Partiro.

O Coral Próximo Encontro é formado por 30 detentos que, desde 2014, se aprimoram dentro de um projeto de ressocialização que começou em 2010 no presídio. O público que era formado por jornalistas, familiares de detentos e funcionários, foi surpreendido pela musicalidade do coral. Antes da chegada de Bocelli, eles fizeram um show acústico e tocaram músicas de Kid Abelha, Skank e encerraram com Pescador de Ilusões, do Rappa. Acabaram muito aplaudidos por todos, segundo informações do Estadão.

O agente de segurança Igor Rocha disse que o projeto é um exemplo de que é possível acreditar na recuperação de um detento. “Desde que entrei no sistema prisional, em 1998, já vi muitas rebeliões, mortes e truculência. Hoje, estou presenciando a vida, o recomeço. Eles (presos) merecem.”

Ainda segundo o Estadão, Rocha é um dos professores do projeto – todos agentes penitenciários –, que também dão aulas de teatro e outras atividades culturais para um grupo de 180 presos, desde 2010. O presídio tem capacidade para 1.200 detentos e está com 2.150, segundo os funcionários.

A iniciativa de trazer Bocelli, que está em turnê pelo País e é conhecido pelo seu trabalho social, partiu do Instituto PDR/Humanitas 360, que acompanha o trabalho dos presos no Adriano Marrey. “O principal objetivo é mostrar que é possível fazer um trabalho de humanização do cárcere e de reinserção social por meio dessas iniciativas”, disse Patrícia Villela Marino, vice-presidente do instituto.

+Nesta prisão, detentos cuidam de animais abandonados e ambos ganham uma nova chance

Leia a matéria na íntegra aqui. / Foto de Hélvio Romero/Estadão

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,391FãsCurtir
1,678,961SeguidoresSeguir
8,240SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Instagram