Ícone do site Razões para Acreditar

Termelétrica produz energia com lixo suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes em SP

Termelétrica produz energia com lixo suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes em SP 2

Todos dias, a central de Tratamento e Valorização Ambiental recebe cerca de oito mil toneladas de resíduos urbanos e industriais, na cidade de Caieiras, em São Paulo. Todo esse lixo é transformado em energia pela Termoverde Caieiras, a maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário no Brasil.

E não é pouca coisa: a usina de 15 mil metros quadrados e potência de 29,5 megawatts consegue abastecer uma cidade de até 200 mil habitantes. Ela começou a ser construída em 2014, com um investimento inicial de 100 milhões de reais do Grupo Sovi. Em julho de 2016, o empreendimento recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ligar as turbinas e começar a operar.

Armando Jr

O sistema sofisticado da Termoverde não emite metano – um dos gases vilões do efeito estufa. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) informou que hoje o país tem potencial para gerar 1,3 GW de energia elétrica a partir de resíduos urbanos.

Isso equivale a um fornecimento adicional de 932 mil MWh por mês. Somados esses adicionais, eles conseguem abastecer nada menos do que 6 milhões de residências. Os números são impressionantes, não é mesmo?! Por mais usinas como essa!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto de capa: Solvi / Via

Sair da versão mobile