Pessoas com Deficiência: quais os termos corretos na abordagem a uma PcD

Quando falamos em acessibilidade e inclusão, não nos referimos somente à mobilidade e à ‘não exclusão’ de pessoas com deficiência do nosso grupo social. Os termos e palavras utilizadas em algumas circunstâncias também são fatores cruciais de discriminação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, antes de falarmos sobre quais são os termos corretos, vamos entender o que é acessibilidade!

Todos, sem exceção, têm garantido por lei viver de forma independente, o que é um direito de qualquer cidadão. Por isso, algumas modificações no ambiente garantem a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A acessibilidade nada mais é o do que este direito sendo colocado em prática. Este conjunto de medidas voltadas para a inclusão devem estar presentes nos mais diversos locais, sistemas e comunicações, tanto na cidade como no campo.

Um exemplo de acessibilidade é a presença de rampas, banheiros adaptados, elevadores adaptados em locais ou transportes públicos, facilitando a locomoção e a mobilidade das pessoas que usam cadeira de rodas.

Além disso, com a crescente participação digital de pessoas em todo o mundo, a acessibilidade web (ou digital) também vem ganhando destaque nos últimos anos. O objetivo é incentivar a criação de websites que possam ser utilizados por pessoas que tenham deficiência sem nenhuma dificuldade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

imagem chão acessibilidade
Imagem de Grégory ROOSE/Pixabay

Fatores que impedem a inclusão de pessoas com deficiência

A falta de informações sobre como funciona o universo das pessoas com deficiência cria diversas especulações sobre o assunto e também possibilita o uso de termos que podem ser considerados inapropriados ou equivocados.

Por isso, entendemos que a informação detalhada e bem aprofundada é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação, promovendo o respeito à diversidade humana.

Além disso, o contato com pessoas que entendem do assunto é primordial para que possamos nos transformar em agentes de mudança, sendo responsáveis por garantir os direitos das pessoas com deficiência.

É nosso dever estar presente em ações que englobem a inclusão e a acessibilidade das pessoas, seja na mobilidade, na comunicação ou num simples modo de falar, que pode afetar o outro de forma 100% negativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

braço mecânico
Imagem de RAEng_Publications/Pixabay

Termos que NÃO DEVEMOS usar na hora de se referir à uma pessoa com deficiência

Deficiente: há uma associação negativa com a palavra ‘deficiente’, pois denota incapacidade ou inadequação à sociedade. A pessoa não é deficiente, ela ‘tem uma deficiência’.

Portador: a condição de ter deficiência faz parte da pessoa. A pessoa não porta uma deficiência, ela ‘tem uma deficiência’.

Necessidades especiais: a expressão também remete à ideia de que as pessoas com deficiência deverão ser tratadas de forma diferente, porque não têm a mesma capacidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ou seja, com base nestas explicações, outros termos também devem ser evitados.

❌ Portador de deficiência.

❌ Portador de Necessidades Especiais (PNE).

Pessoa Portadora de Deficiência (PPD).

Termos CORRETOS para se referir à uma pessoa com deficiência

Ela/Ele TEM uma deficiência.

Pessoa com Deficiência (PcD).

Segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, instrumento internacional de direitos humanos das Nações Unidas feito para proteger os direitos das pessoas com deficiência, ‘Pessoa(s) com Deficiência’ é a terminologia mais apropriada.

Aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 13 de dezembro de 2006, o texto da convenção foi promulgado pelo Brasil em 25 de agosto de 2009, através do Decreto n. 6.949.

A Convenção tem o dever de promover, proteger e assegurar o exercício pleno dos direitos humanos das pessoas com deficiência


Informações retiradas do livro Ir e Vir. Acessibilidade: compromisso de cada um, do autor Jary de Carvalho e Castro. Referência bibliográfica: Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
.


Quer saber mais sobre inclusão? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,234,546SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alunos acolhem professor gay alvo de pixação homofóbica com corações de arco-íris

Os estudantes enfeitaram os portões da escola com corações de arco-íris em apoio ao professor.

O garoto que superou o Bullying e cantou sobre isso

Quando você se emocionar vendo esse vídeo, talvez sinta essa dúbia sensação que tive, estou emocionado pelo que esse garoto passou ou pelo jeito...

Algumas coisas nunca mudam: Mais fotos de pessoas recriando suas memórias da infância

Já mostramos algumas vezes aqui no RPA, fotos de antes e depois de pessoas reproduzindo imagens engraçadas que foram tiradas na infância, e que...

Vovô de 82 anos presta vestibular para Medicina e diz que vai atender de graça, se conseguir se formar (PR)

E quem disse que tem idade para realizar nossos sonhos, errou feio! O seu Antônio Tonouti, de 82 anos, resolveu realizar uma vontade antiga,...

Vídeo mostra ótimas iniciativas em prol do desenvolvimento infantil mostrando que é possível crescer e aprender de forma saudável

Que tal um guia para ajudar você que é pai a desenvolver em seu filho com idade entre zero e seis anos, habilidades motoras,...

Instagram