Pessoas com Deficiência: quais os termos corretos na abordagem a uma PcD

Quando falamos em acessibilidade e inclusão, não nos referimos somente à mobilidade e à ‘não exclusão’ de pessoas com deficiência do nosso grupo social. Os termos e palavras utilizadas em algumas circunstâncias também são fatores cruciais de discriminação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, antes de falarmos sobre quais são os termos corretos, vamos entender o que é acessibilidade!

Todos, sem exceção, têm garantido por lei viver de forma independente, o que é um direito de qualquer cidadão. Por isso, algumas modificações no ambiente garantem a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A acessibilidade nada mais é o do que este direito sendo colocado em prática. Este conjunto de medidas voltadas para a inclusão devem estar presentes nos mais diversos locais, sistemas e comunicações, tanto na cidade como no campo.

Um exemplo de acessibilidade é a presença de rampas, banheiros adaptados, elevadores adaptados em locais ou transportes públicos, facilitando a locomoção e a mobilidade das pessoas que usam cadeira de rodas.

Além disso, com a crescente participação digital de pessoas em todo o mundo, a acessibilidade web (ou digital) também vem ganhando destaque nos últimos anos. O objetivo é incentivar a criação de websites que possam ser utilizados por pessoas que tenham deficiência sem nenhuma dificuldade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

imagem chão acessibilidade
Imagem de Grégory ROOSE/Pixabay

Fatores que impedem a inclusão de pessoas com deficiência

A falta de informações sobre como funciona o universo das pessoas com deficiência cria diversas especulações sobre o assunto e também possibilita o uso de termos que podem ser considerados inapropriados ou equivocados.

Por isso, entendemos que a informação detalhada e bem aprofundada é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação, promovendo o respeito à diversidade humana.

Além disso, o contato com pessoas que entendem do assunto é primordial para que possamos nos transformar em agentes de mudança, sendo responsáveis por garantir os direitos das pessoas com deficiência.

É nosso dever estar presente em ações que englobem a inclusão e a acessibilidade das pessoas, seja na mobilidade, na comunicação ou num simples modo de falar, que pode afetar o outro de forma 100% negativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

braço mecânico
Imagem de RAEng_Publications/Pixabay

Termos que NÃO DEVEMOS usar na hora de se referir à uma pessoa com deficiência

Deficiente: há uma associação negativa com a palavra ‘deficiente’, pois denota incapacidade ou inadequação à sociedade. A pessoa não é deficiente, ela ‘tem uma deficiência’.

Portador: a condição de ter deficiência faz parte da pessoa. A pessoa não porta uma deficiência, ela ‘tem uma deficiência’.

Necessidades especiais: a expressão também remete à ideia de que as pessoas com deficiência deverão ser tratadas de forma diferente, porque não têm a mesma capacidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ou seja, com base nestas explicações, outros termos também devem ser evitados.

❌ Portador de deficiência.

❌ Portador de Necessidades Especiais (PNE).

Pessoa Portadora de Deficiência (PPD).

Termos CORRETOS para se referir à uma pessoa com deficiência

Ela/Ele TEM uma deficiência.

Pessoa com Deficiência (PcD).

Segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, instrumento internacional de direitos humanos das Nações Unidas feito para proteger os direitos das pessoas com deficiência, ‘Pessoa(s) com Deficiência’ é a terminologia mais apropriada.

Aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 13 de dezembro de 2006, o texto da convenção foi promulgado pelo Brasil em 25 de agosto de 2009, através do Decreto n. 6.949.

A Convenção tem o dever de promover, proteger e assegurar o exercício pleno dos direitos humanos das pessoas com deficiência


Informações retiradas do livro Ir e Vir. Acessibilidade: compromisso de cada um, do autor Jary de Carvalho e Castro. Referência bibliográfica: Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
.


Quer saber mais sobre inclusão? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,557,067SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dinamarca inaugura 1º supermercado do mundo que só vende comida vencida (com desconto)

Laticínios, carnes, frutas, vegetais, pães, alimentos congelados… Tudo o que umsupermercado comum oferece em suas prateleiras, com uma diferença: todos os produtos que estão...

Primeira-ministra da Noruega faz conferência de imprensa exclusivamente para crianças: “Está tudo bem sentir medo”

A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, organizou uma conferência de imprensa para conversar especialmente com as crianças do seu país sobre o coronavírus. Durante trinta...

Amigas se mobilizam para realizar sonho especial de senhora de 83 anos

Não importa o tamanho do seu sonho, a emoção sempre vem.

Jovem se solidariza com desconhecido no metrô de Porto Alegre e história viraliza na web

O Walter Karwatzki publicou no seu Facebook um relato sobre um jovem que foi extremamente solidário com um desconhecido no metrô de Porto Alegre....

[VÍDEO] Desconhecido luta, espanta bandido e salva mulher de assalto na Praia Grande (SP)

É como diz o ditado: a pessoa certa, no lugar certo. Um desconhecido entrou em luta corporal e colocou pra correr um assaltante que...

Instagram