Pessoas com Deficiência: quais os termos corretos na abordagem a uma PcD

Quando falamos em acessibilidade e inclusão, não nos referimos somente à mobilidade e à ‘não exclusão’ de pessoas com deficiência do nosso grupo social. Os termos e palavras utilizadas em algumas circunstâncias também são fatores cruciais de discriminação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, antes de falarmos sobre quais são os termos corretos, vamos entender o que é acessibilidade!

Todos, sem exceção, têm garantido por lei viver de forma independente, o que é um direito de qualquer cidadão. Por isso, algumas modificações no ambiente garantem a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A acessibilidade nada mais é o do que este direito sendo colocado em prática. Este conjunto de medidas voltadas para a inclusão devem estar presentes nos mais diversos locais, sistemas e comunicações, tanto na cidade como no campo.

Um exemplo de acessibilidade é a presença de rampas, banheiros adaptados, elevadores adaptados em locais ou transportes públicos, facilitando a locomoção e a mobilidade das pessoas que usam cadeira de rodas.

Além disso, com a crescente participação digital de pessoas em todo o mundo, a acessibilidade web (ou digital) também vem ganhando destaque nos últimos anos. O objetivo é incentivar a criação de websites que possam ser utilizados por pessoas que tenham deficiência sem nenhuma dificuldade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

imagem chão acessibilidade
Imagem de Grégory ROOSE/Pixabay

Fatores que impedem a inclusão de pessoas com deficiência

A falta de informações sobre como funciona o universo das pessoas com deficiência cria diversas especulações sobre o assunto e também possibilita o uso de termos que podem ser considerados inapropriados ou equivocados.

Por isso, entendemos que a informação detalhada e bem aprofundada é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação, promovendo o respeito à diversidade humana.

Além disso, o contato com pessoas que entendem do assunto é primordial para que possamos nos transformar em agentes de mudança, sendo responsáveis por garantir os direitos das pessoas com deficiência.

É nosso dever estar presente em ações que englobem a inclusão e a acessibilidade das pessoas, seja na mobilidade, na comunicação ou num simples modo de falar, que pode afetar o outro de forma 100% negativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

braço mecânico
Imagem de RAEng_Publications/Pixabay

Termos que NÃO DEVEMOS usar na hora de se referir à uma pessoa com deficiência

Deficiente: há uma associação negativa com a palavra ‘deficiente’, pois denota incapacidade ou inadequação à sociedade. A pessoa não é deficiente, ela ‘tem uma deficiência’.

Portador: a condição de ter deficiência faz parte da pessoa. A pessoa não porta uma deficiência, ela ‘tem uma deficiência’.

Necessidades especiais: a expressão também remete à ideia de que as pessoas com deficiência deverão ser tratadas de forma diferente, porque não têm a mesma capacidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ou seja, com base nestas explicações, outros termos também devem ser evitados.

❌ Portador de deficiência.

❌ Portador de Necessidades Especiais (PNE).

Pessoa Portadora de Deficiência (PPD).

Termos CORRETOS para se referir à uma pessoa com deficiência

Ela/Ele TEM uma deficiência.

Pessoa com Deficiência (PcD).

Segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, instrumento internacional de direitos humanos das Nações Unidas feito para proteger os direitos das pessoas com deficiência, ‘Pessoa(s) com Deficiência’ é a terminologia mais apropriada.

Aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 13 de dezembro de 2006, o texto da convenção foi promulgado pelo Brasil em 25 de agosto de 2009, através do Decreto n. 6.949.

A Convenção tem o dever de promover, proteger e assegurar o exercício pleno dos direitos humanos das pessoas com deficiência


Informações retiradas do livro Ir e Vir. Acessibilidade: compromisso de cada um, do autor Jary de Carvalho e Castro. Referência bibliográfica: Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
.


Quer saber mais sobre inclusão? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Pessoas com Deficiência: quais os termos corretos na abordagem a uma PcD 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,975,261SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garota de 13 anos mobiliza comunidade para reflorestar área de mata nativa em SP

“Eu vejo duas opções que a humanidade tem: destruir e preservar. (...) No caso o que eu quero é preservar, então eu faço o possível para ajudar a natureza com isso", afirma Julia.

Química brasileira desenvolve produto que remove agrotóxicos dos alimentos

Segundo a empreendedora, uma das vantagens é a relação custo e benefício do produto.

Os melhores Harlem Shakes

Para quem é ligado no que acontece no mundo online, com certeza já assistiu algum vídeo do Harlem Shake ou ouviu falar sobre esse...

Pai constrói palco e faz formatura na garagem de casa para realizar sonho da filha de vestir a beca

Imagine só quantas formaturas a pandemia de Covid-19 estragou neste ano. O sonho de vestir a beca e comemorar o diploma com os amigos...

Como presente de aniversário, menina conhece pessoalmente sua melhor amiga virtual e vídeo é pura emoção

"Melhor dia da minha vida", disse Julia McClain, que conheceu sua melhor amiga Luna há cerca de 6 meses durante o ensino à distância...

Instagram

Pessoas com Deficiência: quais os termos corretos na abordagem a uma PcD 3