Terrenos baldios viram jardins e hortas em bairro de Curitiba (PR)

O bairro Santa Cândida, em Curitiba (PR), foi palco de uma grande mudança visual após a vizinhança se unir para transformar terrenos baldios em hortas e jardins que servem toda a comunidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além de embelezar esses terrenos, antes tomados por entulho e plantas daninhas, as hortas têm incentivado outras pessoas do bairro a preservarem a natureza.
A dona Rosélia conta que “precisava acabar com o mato alto no terreno usado como refúgio de marginais”. O seu João queria se livrar da sujeira do rio do bairro. Já a Priscila e suas amigas, desejavam “o fim do descarte irregular de entulhos em frente as suas casas e ao lado de uma escola”.
Leia também: Hortas medicinais cuidadas por crianças produz chás e xaropes gratuitos em Fortaleza
Leia Mais
A iniciativa começou quando o aposentado João Batista da Silva decidiu imitar um grupo de voluntários que se uniu num mutirão para limpar a margem do Rio Atuba. “Se eles faziam, eu também poderia e deveria fazer algo para cuidar do meu canto”, conta ele.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Rosélia Koppen, distante algumas quadras dali, sentiu-se motivada com a ação do seu João e também decidiu tornar-se uma agente de transformação.
A aposentada criou um jardim florido à beira do rio, onde o bairro faz divisa com o município de Colombo (RS). Foi a solução para acabar como matagal que a deixava insegura. “Agora eu tenho um pouquinho da minha cidade natal aqui em Curitiba”, diz.
A moradora é dedicada e diariamente poda, rega e varre o terreno transformado. “Aqui é o meu paraíso e sou realizada em cuidar. Em vez de cansaço o que eu sinto é satisfação”, destaca Rosélia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os demais moradores do bairro Santa Cândida, até então não envolvidos na transformação dos terrenos baldios, exaltaram a ação dos voluntários. “Ela é tão caprichosa que acabou contaminando outras pessoas a cuidarem melhor das frentes das suas casas”, conta a dona de casa Adelir Nunes Oliveira.
A iniciativa de Rosélia foi reconhecida publicamente (e com certificado) pela Prefeitura de Curitiba, no início deste mês.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Garoto de 13 anos faz trabalho de jardinagem e vende Xbox para comprar carro novo para a mãe
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: Ciclo Vivo/Fotos: Lucilia Guimarães/SMCS
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.