Início ETC Saúde "Tinder da doação de sangue" conecta doadores a quem precisa

“Tinder da doação de sangue” conecta doadores a quem precisa

Em janeiro de 2017 surge o Partiu Doar Sangue, uma plataforma que conecta os bancos de sangue com os doadores, funcionando como se fosse um Tinder da doação de sangue. Desenvolvido por Orlando Silva, o aplicativo está disponível para Android e iOS e tem conectado doadores de sangue com quem precisa de doação, em todo o Brasil.

"Tinder da doação de sangue" conecta doadores a quem precisa 1

Relacionado: Palmeirense cumpre aposta de doar sangue após time perder: “boa ação ameniza a tristeza”

Orlando trabalha com computação e já fazia tempo que queria unir tecnologia e saúde no mesmo espaço: Sou professor na área de Computação e sempre quis usar a tecnologia para ajudar na saúde. Vendo os constantes problemas relacionados à falta de doação de sangue, resolvi criar a plataforma para ajudar a reduzir esses problemas”.

Funciona assim: os doadores se cadastram e são notificados quando é feito um pedido de doação no sistema: “No sistema tanto a pessoa que precisa de doação quanto os bancos de sangue fazem pedidos de doação no site ou no App. Quando o pedido é cadastrado, o sistema avisa os doadores para eles possam doar. Então, os doadores vão ao Banco de sangue e fazem a doação. Se for para um paciente específico ele informa no Banco de Sangue, senão ele faz a doação espontânea, sem informar pra quem”.

O fundador nos explica que podemos doar sangue para uma pessoa específica e para isso devemos informar o Banco de Sangue:A doação vai para reposição do estoque, mas informando um paciente. Mas isso não quer dizer que o sangue doado em nome dele vai para ele necessariamente”.

Estima-se que cerca de 1,8% da população brasileira doe sangue, sendo que a meta da OMS – Organização Mundial da Saúde é de no mínimo, 3%. Iniciativas como a de Orlando servem, não somente para facilitar o processo, unindo potenciais doadores com pessoas que precisam de sangue, como para incentivar mais pessoas a fazerem isso. É simples e pode salvar milhares de vidas. Quer ser um doador? Acesse o site e Partiu Doar Sangue!

Aqui você pode baixar o App através do Google Play ou iTunes.

"Tinder da doação de sangue" conecta doadores a quem precisa 2

Fotos: divulgação

 

"Tinder da doação de sangue" conecta doadores a quem precisa 3

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,153FãsCurtir
1,668,808SeguidoresSeguir
8,188SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Passarinho deficiente ganha sapatinhos ortopédicos para caminhar sem dor

Um passarinho com deficiência foi resgatado pela equipe da ONG norte-americana California Wildlife Center (CWC) enquanto perambulava com bastante dificuldade pelas ruas. O pequeno nasceu...

Instagram