Pesquisadores criam tinta de tatuagem capaz de diagnosticar doenças

Cientistas de algumas das mais conceituadas universidades do planeta desenvolveram um kit de tintas de tatuagem capaz de auxiliar no diagnóstico de doenças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando aplicados na pele, os pigmentos funcionam como um ‘sensor químico’ líquido: na prática, as áreas da pele mudam de cor conforme o nível do pH do sangue, seja ele mais ácido ou mais básico.

Os pigmentos também variam de cor quando outros indicadores de saúde apresentam sinais críticos de doenças.

[Aos 23 anos, o Julio, que tem autismo severo, precisa ser amarrado em momentos de crise. Também por falta de tratamento ele parou de falar há muitos anos e precisa de um acompanhamento em clínicas e psicoterapeutas. Queremos custear um tratamento pra ele e comprar moveis para a família em Fortaleza (CE) viver um pouco melhor. Contribua aqui.]

Pesquisadores criam tinta de tatuagem capaz de diagnosticar doenças

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os pesquisadores criaram três tipos de sensores. O primeiro mede o pH, mostrando se a superfície da pele está mais ácida ou, pelo contrário, mais básica. Quando testado em um pedaço de pele de porco, a tatuagem mostrava tonalidades do amarelo ao azul, caso o pH fosse de 5 (ácido) a 9 (básico), respectivamente.

Já os outros dois sensores demonstram os níveis de glucose e albumina. O de glucose revela as reações entre duas enzimas que resultam na cor amarela ou verde escura.

A coloração variou dependendo da quantidade de glucose presente. A alta concentração de glucose pode significar que a pessoa apresenta sinais de diabetes.

Leia também:

Já a concentração de albumina era alta quando a tinta ficava verde, uma vez que entrava em contato com um sensor de cor amarela. Níveis baixos da substância podem indicar problemas de rim ou no fígado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo os cientistas, “as tintas são uma técnica de baixo custo e podem ser aprimoradas no futuro, tornando-se sensores capazes de mostrar as concentrações de vírus ou bactérias presentes no corpo humano ou ainda revelar se um indivíduo está desidratado”.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Galileu/Fotos: Wiley/VCH

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,558,019SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Máquina no metrô de SP permite trocar embalagens de xampu por créditos no celular

A marca Seda iniciou uma ação sensacional neste mês de outubro, a empresa colocou a disposição das pessoas uma máquina, na estação República do metrô de...

Com 91 anos, ela é a pessoa mais velha a concluir um doutorado na França

"Demorou um pouco para escrever porque fiz pausas", contou Bourlier em entrevista à Agência France-Presse.

Ashton Kutcher lança petição reivindicando trocadores de fraldas em banheiros masculinos

O ator Ashton Kutcher tem se mostrado um pai exemplar e que realmente veste a camisa. Além de ser um pai extremamente presente para a filha Wyatt,...

Instituto premia 10 mulheres empreendedoras que estão fazendo a diferença no Brasil

Iniciativa da marca Consul reconhece os dez melhores projetos de mulheres de baixa renda e garante assessoria e incentivo financeiro para ampliação de seus negócios

‘Um tapa na cara da gente’, diz Padre Fábio de Melo após conhecer travesti

O Padre Fábio de Melo relatou uma experiência que teve no aniversário da cantora Alcione, no Rio de Janeiro, surpreendente, como ele mesmo definiu....

Instagram