Pesquisadores criam tinta de tatuagem capaz de diagnosticar doenças

Cientistas de algumas das mais conceituadas universidades do planeta desenvolveram um kit de tintas de tatuagem capaz de auxiliar no diagnóstico de doenças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando aplicados na pele, os pigmentos funcionam como um ‘sensor químico’ líquido: na prática, as áreas da pele mudam de cor conforme o nível do pH do sangue, seja ele mais ácido ou mais básico.

Os pigmentos também variam de cor quando outros indicadores de saúde apresentam sinais críticos de doenças.

[Aos 23 anos, o Julio, que tem autismo severo, precisa ser amarrado em momentos de crise. Também por falta de tratamento ele parou de falar há muitos anos e precisa de um acompanhamento em clínicas e psicoterapeutas. Queremos custear um tratamento pra ele e comprar moveis para a família em Fortaleza (CE) viver um pouco melhor. Contribua aqui.]

Pesquisadores criam tinta de tatuagem capaz de diagnosticar doenças

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os pesquisadores criaram três tipos de sensores. O primeiro mede o pH, mostrando se a superfície da pele está mais ácida ou, pelo contrário, mais básica. Quando testado em um pedaço de pele de porco, a tatuagem mostrava tonalidades do amarelo ao azul, caso o pH fosse de 5 (ácido) a 9 (básico), respectivamente.

Já os outros dois sensores demonstram os níveis de glucose e albumina. O de glucose revela as reações entre duas enzimas que resultam na cor amarela ou verde escura.

A coloração variou dependendo da quantidade de glucose presente. A alta concentração de glucose pode significar que a pessoa apresenta sinais de diabetes.

Leia também:

Já a concentração de albumina era alta quando a tinta ficava verde, uma vez que entrava em contato com um sensor de cor amarela. Níveis baixos da substância podem indicar problemas de rim ou no fígado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo os cientistas, “as tintas são uma técnica de baixo custo e podem ser aprimoradas no futuro, tornando-se sensores capazes de mostrar as concentrações de vírus ou bactérias presentes no corpo humano ou ainda revelar se um indivíduo está desidratado”.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Galileu/Fotos: Wiley/VCH

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,261,441SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Perdeu o iPhone no aeroporto, alguém encontrou, e deixou nos achados e perdidos

Quando digo que não sou o único a acreditar em pessoas melhores, cada vez mais pessoas estão reafirmando tudo isso. Nesse sábado, estava eu na...

Ela venceu o preconceito na faculdade de Moda e hoje é referência

Darlene Martins Nobre teve que superar o preconceito por conta de sua idade quando na faculdade de Moda.

Sem dinheiro, mãe cria jogos pedagógicos para filho autista com caixas de sapato e pizza

Uma mãe sem condições financeiras para comprar jogos pedagógicos para o filho autista usou toda sua criatividade para entretê-lo com o que tinha em...

Surfistas vão todos os dias à praia para salvar vidas e recebem gratidão de banhistas

Só quem já passou pelo susto de perder o controle ao nadar em um mar ou uma piscina sabe o tamanho do alívio quando...

Após repercussão, Beiçola participa do ‘Domingo Espetacular’ para falar de vaquinha no Razões

Após toda ajuda que Marcos Oliveira, ator que interpretou nosso querido Beiçola, da 'Grande Família', recebeu de seus fãs e seguidores do Razões, sua...

Instagram