Amigos brasileiros criam tintas orgânicas que não prejudicam as crianças e o meio ambiente

A amada mãe natureza nos dá absolutamente todos os recursos para sermos felizes. Se ainda restam dúvidas, olha só essa ideia simples e ao mesmo tempo maravilhosa: três amigos brasileiros criaram tintas orgânicas que não prejudicam crianças e nem o meio ambiente. É isso mesmo. Os pigmentos naturais utilizados vêm de folhas, raízes, frutos, flores e vegetais, que dão origem ao produto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A prática não é novidade – muito pelo contrário – pois surgiu no início da existência humana, quando o contato com a terra era infinitamente maior. A distância entre o homem e os recursos naturais deu lugar à indústria, incluindo os materiais químicos responsáveis por boa parte da poluição ambiental. Mas agora existe um movimento de resgate dessa relação, de uma forma mais consciente e ecológica.

Cientes dessas condições, depois de um curso no Centro Tibá de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura, os designers cariocas Rafael D’Ávila, Amon Pinto e Pedro Ivo Costa, sócios da agência Zebu, lançaram a “Mancha, com o intuito de propagar a matéria-prima vegetal, totalmente atóxica. O que significa que, especialmente as crianças, tão curiosas e exploradoras, poderão se divertir e brincar livremente com as tintas.

tintas orgânicas 2

As tintas possuem 50 cores que podem ser aplicadas em papel ou madeira, sendo possível ainda a utilização na elaboração de materiais gráficos e pintura de móveis, por exemplo. Açafrão, cacau, urucum, espinafre, beterraba e canela são alguns dos elementos mais utilizados por diversas culturas para dar cor a tecidos e outras superfícies propensas à pigmentação. No Brasil, há marcas no segmento de moda que já fazem uso das mesmas para colorir roupas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A marca sustentável foi selecionada para participar do programa da Incubadora de Empresas do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da UFRJ (COPPE), o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o intuito de propagar o uso das tintas em maior escala, substituindo àquelas que são tóxicas e prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. Além disso, os empreendedores também venceram um desafio nacional promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O prêmio – uma viagem à Unidade de Conservação Reserva Natural Salto Morato, no Paraná – serviu para agregar ainda mais aprendizado e conhecimento sobre boas práticas nos negócios.

A Mancha também participa de ações pontuais e workshops de educação infantil, mostrando aos pequenos a relação entre cores e alimentos ao fazer uso das tintas orgânicas. Esse arco-íris de possibilidades e tonalidades vai longe!

tintas orgânicas

Leia também:

Roupa tecnológica reproduz música clássica para pessoas surdas sentirem o som

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Casal americano adota quatro irmãos brasileiros para formar uma família completa

Série de fotos mostra a adorável amizade de crianças com seus cachorros enormes

tintas orgânicas 2

tintas orgânicas 3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tintas orgânicas 4

Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,565,291SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem de 24 anos cria dispositivo que deve remover 80 mil toneladas de plástico do Pacífico

O jovem holandês Boyan Slat tinha apenas 19 anos quando começou a desenvolver o dispositivo.

Empatia é utopia? Encontro promove discussão sobre como nos relacionamos

De uns tempos pra cá tem se falado cada vez mais em empatia e, junto da dificuldade que encontramos para dar os primeiros passos...

Tecnologias para pessoas com deficiência proporcionam mais autonomia

O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos mas também vários equipamentos utilizados por pessoas com deficiência física e motora. Os produtos...

A conversa hilária de um neto com sua vó que usou pela primeira vez o whatsApp

Gente, eu estou rindo muito, muito alto. Acabei de ver uma publicação onde o Marlon Corrente, que vive no Texas, EUA, onde ele compartilha conversas...

Japonês de 73 anos cria imagens incríveis usando apenas o Excel

Todo mundo já utilizou o Excel pelo menos uma vez na vida. Só que, provavelmente, nunca como Tatsuo Horiuchi! Tatsuo é um senhor aposentado, que...

Instagram