Se aqueles tradicionais ônibus vermelhos de dois andares de Londres já são incríveis por si só, imagina então agora que eles passarão a ser movidos a café? Isso mesmo! Desde o mês passado, todos os ônibus públicos da cidade, inclusive os icônicos de dois andares serão movidos a partir deste biocombustível à base de óleo extraído de borras de café, que será usado nos ônibus à diesel.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A inovação ficou por conta da startup britânica, bio-bean, que fez uma incrível parceria com a Shell e com a Argent Energy e juntas chegaram a produzir 6 mil litros de óleo de café, somente agora no início do projeto. Essa quantidade é combustível suficiente para que um ônibus possa circular durante um ano e equivale a 2,55 milhões de xícaras de café!
Funciona assim: a empresa recolhe as borras de café descartadas de cafés e restaurantes, o material passa por um processo de secagem antes do óleo ser extraído e então, o óleo é misturado com outros combustíveis, criando o biocombustível B20, que depois é utilizado em veículos à diesel.
O combustível, além de não poluir o ar, é importante para repensarmos no desperdício de alimentos e o fundador da startup, Arthur Kay, afirma que: “É um excelente exemplo do que pode ser feito quando começamos a pensar no desperdício como um recurso inexplorado”.
Leia Mais
Nós não temos dúvidas!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Dá um play no vídeo pra entender melhor como funciona o processo:
Com informações de Só Notícia Boa
Foto: divulgação
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.