‘Trapamédicos’ alegram ala pediátrica de hospital em Blumenau (SC)

O som dos instrumentos e as canções entoadas nos corredores dos hospitais por personagens caracterizados traz leveza para um espaço quase sempre permeado pela tensão. Essa é a dinâmica do projeto Alecrim Dourado, da ONG Trapamédicos, de Blumenau (SC).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O objetivo é transformar os ambientes através da música, promover interação entre os pacientes, amenizando, assim, os efeitos da hospitalização. As intervenções acontecem na ala psiquiátrica, neonatologia e pediatria de uma entidade da cidade.
Carolina de Almeida Coelho Wachholz e Milena Fritzke são as idealizadoras do projeto, que existe há seis anos. Na ação, elas se transformam em Dra. Rolinha e Dra. Pipoca, respectivamente. Vestidas de clown, elas passam pelos espaços e convidam os pacientes para interagir.
Leia Mais
“Buscamos sempre trazer canções com uma mensagem positiva e que todos saibam a letra. Assim, fica mais difícil as pessoas não se envolverem com a ação. No final, tudo vira um momento alegre e descontraído. Essa é a nossa maior recompensa: saber que aquele ambiente está bem diferente de quando entramos”, comenta Carolina, que é psicopedagoga e educadora musical.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Como lidamos normalmente com crianças, os instrumentos musicais são um estímulo à parte”, afirma Milena. Segundo as voluntárias, o Alecrim surgiu da inquietação em trazer acolhimento também para esses pacientes.
Olha só:
“Os Trapamédicos atuam nas demais alas dos hospitais, mas a nossa ideia fazer algo específico para essas crianças e seus acompanhantes. Lidar com um tratamento é sempre difícil e esta ação torna aquele momento um pouco mais leve. A música emociona, calma e tranquiliza as pessoas e, nesse ambiente, ela cumpre esse papel de forma ainda mais intensa”, complementa Milena.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para Adriana Kreibich da Costa, presidente dos Trapamédicos, este projeto é motivo de orgulho. “A nossa essência sempre foi essa, de trazer acolhimento para os pacientes através da transformação dos espaços. Este projeto é exatamente isso, com uma dinâmica especial para atender os pequenos. Acredito que essas vertentes só tornam nosso voluntariado ainda mais rico”, encerra.
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
crédito das fotos: Divulgação
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.