Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem

A esquizofrenia é um transtorno mental que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. Os esquizofrênicos ouvem vozes que ninguém mais escuta e passam a ter alucinações e delírios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Ouça e entenda mais sobre esse novo tratamento! Clique no play acima!

Mas cientistas da Universidade de Caen, na França, fizeram uma descoberta que pode melhorar o tratamento da doença. Eles conseguiram identificar a parte do cérebro onde ficam as “vozes” que os pacientes escutam e conseguiram silenciá-las parcialmente, com um tratamento à base de pulsos magnéticos.

O estudo foi apresentado em uma conferência do European College of Neuropsychopharmacology, na França, e mostrou que 35% dos pacientes que foram submetidos a esse tratamento, relataram sentir um alívio significativo das vozes.

O experimento avaliou 26 pacientes com esquizofrenia, que receberam o tratamento ativo TMS. Os outros 33 pacientes, também com a doença, foram tratados apenas com placebo, compondo o grupo controle.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O primeiro grupo recebeu uma série de pulsos magnéticos em duas sessões ao dia, por dois dias, no lobo temporal associado com a linguagem.

Duas semanas depois, os participantes avaliaram as “vozes” que costumavam ouvir e mais de um terço dos pacientes que experimentaram o tratamento TMS relataram uma melhora “significativa”.

“Agora podemos dizer com alguma certeza que encontramos uma área anatômica específica do cérebro associada com as alucinações auditivas na esquizofrenia”, declarou a psiquiatra e líder do estudo Sonia Dollfus, da Universidade de Caen, na França.

“Mostramos que o tratamento de alta frequência TMS (Estimulação Magnética Transcraniana, significado da sigla em português) faz diferença, pelo menos, para alguns pacientes.”

Apesar dos resultados positivos, ainda é preciso realizar mais pesquisas que consigam confirmar a utilidade da TMS como um tratamento a longo prazo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do SóNotíciaBoa

Foto: Pixabay

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,505,556SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Grande rede de supermercados começa a vender “alimentos feios” com desconto

Por Débora Spitzcovsky Depois da rede canadense de supermercados Loblaw passar a vender “alimentos feios” com desconto nas gôndolas, foi a vez da rede mundial...

Projeto estimula a valorização da cultura nacional (apoie!)

Iniciativas que valorizam a cultura nacional têm todo o nosso apoio. Como povo, nossa memória precisa ser preservada e passada de geração em geração....

Instituto Federal de Jacarezinho permite que aluno escolha matérias: ‘Eles são os protagonistas’

Em Jacarezinho, no norte do Paraná, o IF tem uma proposta inovadora: os alunos são protagonistas, eles escolhem como vão organizar a grade curricular de acordo com seu interesse.

Jovem cria varal e armário solidários, com doação de roupas e alimentos em Cotia (SP)

‘Se precisar, pegue, se puder, doe, se precisar e puder, faça a troca’.

Esta senhora de 84 anos vai te dar uma linda lição sobre o que é ter uma vida simples (mas não simplória)

"A gente não pode ser triste. Nós somos terra e estamos aqui de passagem. A gente tem que agradecer a Deus pela natureza que nós temos."

Instagram