Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem

A esquizofrenia é um transtorno mental que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. Os esquizofrênicos ouvem vozes que ninguém mais escuta e passam a ter alucinações e delírios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Ouça e entenda mais sobre esse novo tratamento! Clique no play acima!

Mas cientistas da Universidade de Caen, na França, fizeram uma descoberta que pode melhorar o tratamento da doença. Eles conseguiram identificar a parte do cérebro onde ficam as “vozes” que os pacientes escutam e conseguiram silenciá-las parcialmente, com um tratamento à base de pulsos magnéticos.

O estudo foi apresentado em uma conferência do European College of Neuropsychopharmacology, na França, e mostrou que 35% dos pacientes que foram submetidos a esse tratamento, relataram sentir um alívio significativo das vozes.

O experimento avaliou 26 pacientes com esquizofrenia, que receberam o tratamento ativo TMS. Os outros 33 pacientes, também com a doença, foram tratados apenas com placebo, compondo o grupo controle.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O primeiro grupo recebeu uma série de pulsos magnéticos em duas sessões ao dia, por dois dias, no lobo temporal associado com a linguagem.

Duas semanas depois, os participantes avaliaram as “vozes” que costumavam ouvir e mais de um terço dos pacientes que experimentaram o tratamento TMS relataram uma melhora “significativa”.

“Agora podemos dizer com alguma certeza que encontramos uma área anatômica específica do cérebro associada com as alucinações auditivas na esquizofrenia”, declarou a psiquiatra e líder do estudo Sonia Dollfus, da Universidade de Caen, na França.

“Mostramos que o tratamento de alta frequência TMS (Estimulação Magnética Transcraniana, significado da sigla em português) faz diferença, pelo menos, para alguns pacientes.”

Apesar dos resultados positivos, ainda é preciso realizar mais pesquisas que consigam confirmar a utilidade da TMS como um tratamento a longo prazo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do SóNotíciaBoa

Foto: Pixabay

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,799SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cruz Vermelha já retirou mais de 3 mil civis do conflito de Alepo, na Síria

A Cruz Vermelha realizou a retirada de 3 mil pessoas do conflito no leste de Aleppo, nesta quinta-feira (15). São cerca de 3 mil civis...

Empresa quer entender a nova relação dos ciclistas com a cidade e com isso contribuir com a mobilidade urbana

Nunca ouvimos falar tanto de bike como opção de locomoção, lazer ou atividade física, como nesses últimos anos, em especial depois que começou a...

Desenhos incríveis aparecem somente quando há chuva, nessas ruas da Coreia do Sul

Um grupo de designers da Escola de Arte do Instituto de Chicago, em parceria com companhia de tintas Pantone, pintaram alguns desenhos nas ruas...

Brandili lança nova coleção de camisetas em braille

10% do valor total das vendas será revertido para a Fundação Abrinq, que luta pelos direitos da criança e do adolescente.

‘Samu veterinário’ resgata 96 cachorros após um mês de funcionamento em Curitiba (PR)

Dentro da ambulância, os animais recebem os primeiros socorros. Depois, são levados para outro espaço para ter a recuperação completa.

Instagram

Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem 4