Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem

A esquizofrenia é um transtorno mental que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. Os esquizofrênicos ouvem vozes que ninguém mais escuta e passam a ter alucinações e delírios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Ouça e entenda mais sobre esse novo tratamento! Clique no play acima!

Mas cientistas da Universidade de Caen, na França, fizeram uma descoberta que pode melhorar o tratamento da doença. Eles conseguiram identificar a parte do cérebro onde ficam as “vozes” que os pacientes escutam e conseguiram silenciá-las parcialmente, com um tratamento à base de pulsos magnéticos.

O estudo foi apresentado em uma conferência do European College of Neuropsychopharmacology, na França, e mostrou que 35% dos pacientes que foram submetidos a esse tratamento, relataram sentir um alívio significativo das vozes.

O experimento avaliou 26 pacientes com esquizofrenia, que receberam o tratamento ativo TMS. Os outros 33 pacientes, também com a doença, foram tratados apenas com placebo, compondo o grupo controle.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O primeiro grupo recebeu uma série de pulsos magnéticos em duas sessões ao dia, por dois dias, no lobo temporal associado com a linguagem.

Duas semanas depois, os participantes avaliaram as “vozes” que costumavam ouvir e mais de um terço dos pacientes que experimentaram o tratamento TMS relataram uma melhora “significativa”.

“Agora podemos dizer com alguma certeza que encontramos uma área anatômica específica do cérebro associada com as alucinações auditivas na esquizofrenia”, declarou a psiquiatra e líder do estudo Sonia Dollfus, da Universidade de Caen, na França.

“Mostramos que o tratamento de alta frequência TMS (Estimulação Magnética Transcraniana, significado da sigla em português) faz diferença, pelo menos, para alguns pacientes.”

Apesar dos resultados positivos, ainda é preciso realizar mais pesquisas que consigam confirmar a utilidade da TMS como um tratamento a longo prazo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do SóNotíciaBoa

Foto: Pixabay

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,086,867SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Turquia terá feriado dedicado ao plantio de árvores após tuíte de jovem viralizar

O jovem Enes Sahin postou um tuíte direcionado ao governo da Turquia em que pedia um "Dia Nacional do Plantio de Árvores". A publicação...

Noivo levanta mãe da cadeira de rodas para dançar com ela e o vídeo vai te emocionar!

O casamento é um evento marcante na vida dos noivos, mas neste caso marcou também a vida da mãe do noivo. Scooter Hightower levantou...

Menina de 9 anos que nasceu sem braços e pernas ganha próteses da Mulher-Maravilha em MS

Raísa Jara Gomes, 9 anos, nasceu com uma malformação congênita (ao nascer) nos braços e pernas que sempre limitou sua mobilidade, mas nunca a...

Ferramenta criada por brasileiros para deficientes auditivos transforma voz em texto

A extensão para navegador What They Say promete transformar a forma como esse público estuda, trabalha e se comunica na web.

Mãe amamenta bebê recém-nascido na hora de dizer “sim” no altar: ‘Cerimônia inesquecível’

O casamento é um dos eventos mais importantes na vida de qualquer casal. Celebrá-lo exige preparar todos os mínimos detalhes, de modo a tornar...

Instagram

Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem 4