Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem

Clique e ouça:

A esquizofrenia é um transtorno mental que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. Os esquizofrênicos ouvem vozes que ninguém mais escuta e passam a ter alucinações e delírios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Ouça e entenda mais sobre esse novo tratamento! Clique no play acima!

Mas cientistas da Universidade de Caen, na França, fizeram uma descoberta que pode melhorar o tratamento da doença. Eles conseguiram identificar a parte do cérebro onde ficam as “vozes” que os pacientes escutam e conseguiram silenciá-las parcialmente, com um tratamento à base de pulsos magnéticos.

O estudo foi apresentado em uma conferência do European College of Neuropsychopharmacology, na França, e mostrou que 35% dos pacientes que foram submetidos a esse tratamento, relataram sentir um alívio significativo das vozes.

O experimento avaliou 26 pacientes com esquizofrenia, que receberam o tratamento ativo TMS. Os outros 33 pacientes, também com a doença, foram tratados apenas com placebo, compondo o grupo controle.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O primeiro grupo recebeu uma série de pulsos magnéticos em duas sessões ao dia, por dois dias, no lobo temporal associado com a linguagem.

Duas semanas depois, os participantes avaliaram as “vozes” que costumavam ouvir e mais de um terço dos pacientes que experimentaram o tratamento TMS relataram uma melhora “significativa”.

“Agora podemos dizer com alguma certeza que encontramos uma área anatômica específica do cérebro associada com as alucinações auditivas na esquizofrenia”, declarou a psiquiatra e líder do estudo Sonia Dollfus, da Universidade de Caen, na França.

“Mostramos que o tratamento de alta frequência TMS (Estimulação Magnética Transcraniana, significado da sigla em português) faz diferença, pelo menos, para alguns pacientes.”

Apesar dos resultados positivos, ainda é preciso realizar mais pesquisas que consigam confirmar a utilidade da TMS como um tratamento a longo prazo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do SóNotíciaBoa

Foto: Pixabay

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,092,486FãsCurtir
2,667,217SeguidoresSeguir
22,312SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino resgatado desnutrido da Nigéria e adotado em 2016, hoje tem vida cheia de amor

Muita gente se comoveu com a história do Hope, um garotinho que foi abandonado pelos pais, na Nigéria, pois pensavam que ele era bruxo....

Jovem de SC faz live de jogos para ajudar a família e recebe doação anônima de R$ 900 mil ao vivo

Leonardo Kuhn faz lives há 1 ano na plataforma Twitch, jogando na internet com a finalidade de arrecadar dinheiro para o tratamento do irmão...

Pequena índia esbanja fofura ao mostrar com orgulho a cultura do seu povo (MS)

Joelaine da Silva Cotócio, de 3 anos, é dona de uma simpatia maior que ela. A pequena índia mostra pra todo mundo, como tem...

Menino de 11 anos doa 22 mil fraldas para mães solteiras usando dinheiro da sua barraca de limonada

Cartier Carey, de 11 anos, recentemente deu um super exemplo pra todos nós. Ele usou todo o dinheiro da sua barraquinha de limonada para...

Professor vai todos os dias até lan house para dar suas aulas online para seus alunos

A gente tem visto como os professores têm passado alguns perrengues nessa pandemia para não deixar os alunos sem estudo. Recentemente, uma imagem de...

Instagram

Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem 2