Início ETC Saúde Nova técnica da USP contra o câncer destrói tumor em 4 minutos

Nova técnica da USP contra o câncer destrói tumor em 4 minutos

A partir de uma pesquisa conduzida por cientistas da Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), vinculada à Faculdade de Medicina da USP, foi possível desenvolver uma técnica que permite a destruição de tumores malignos num tempo impressionante: apenas 4 minutos.

Chamada de “ablação”, a técnica ainda está em fase de testes e aprimoramento. O tratamento utiliza radiação micro-ondas para literalmente torrar as células cancerígenas.

Trata-se de uma alternativa bastante viável para casos em que a cirurgia não é indicada ou para tumores pequenos, como no fígado, rins, pulmões ou nos ossos.

Tratamento contra câncer destrói tumor em minutos SP

No procedimento da ablação, o oncologista (especialista médico que trata o câncer) usa uma agulha que é inserida no órgão afetado, até a ponta encontrar o tumor. Para localizá-lo, são usadas imagens de ultrassom ou de tomografia.

Leia também: 

Uma vez que não há cortes, tampouco cirurgia, o paciente pode receber alta e retornar para casa no dia seguinte à operação. Tanto a ablação por micro-ondas quanto a tecnologia baseada em radiofrequência utilizam radiação pra esquentar o tumor, destruindo suas células. O esperado é que assim ele pare de crescer e de se espalhar.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/ICESP

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

981,105FãsCurtir
1,672,106SeguidoresSeguir
8,202SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram