Novo tratamento com células-tronco pode restaurar alguns tipos de cegueira

Estudo inédito comprova que, em breve, células-tronco embrionárias poderão ser usadas no tratamento da degeneração macular, doença relacionada à idade que pode levar as pessoas à cegueira. A equipe, composta por pesquisadores britânicos e americanos, utilizou células-tronco humanas para criar um novo tecido com células de retina e, depois realizaram um transplante de retina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Duas pessoas que tiveram uma severa perda de visão devido a essa doença, se voluntariaram para a pesquisa e depois de terem sido transplantadas, voltaram a ler, mesmo que com alguma dificuldade – o que já é um grande avanço, já que antes eles já não estavam mais conseguindo.

O dano causado à retina pode matar as células sensíveis à luz, levando as pessoas à cegueira. Esta degeneração pode causar um ponto cego ou borrar a visão das pessoas, por causa de vasos sanguíneos anormais que vazam fluidos para o olho, causando danos a uma camada de células chamada epitélio pigmentar da retina (EPR).

As células-tronco embrionárias são extremamente versáteis e podem ser usadas para substituir diferentes tecidos do corpo humano, assim como membros e órgãos. A questão é que elas devem ser usadas com muito cuidado e somente a partir de muitos testes, para que não cause o efeito contrário, quando o corpo começa a dar uma resposta autoimune, rejeitando essas células, provocando o câncer.

Entretanto, o cenário é otimista e o especialista em células-tronco, Dusko Ilic, do King’s College de Londres, afirma que este estudo é bastante encorajador e reduziu suas preocupações em torno das terapias baseadas em células-tronco.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os cientistas envolvidos nesta pesquisa acreditam que o olho seja um local promissor para o transplante, pois ele possui uma barreira ocular sanguínea com uma resposta imunológica mais fraca, o que diminui as chances de rejeição.

Acredita-se que, em pouco tempo, a pesquisa será concluída e nós estamos torcendo para que dê certo!

Leia também:

No RJ, professor tira dúvidas de física e matemática de graça para quem precisar

Homem entra em esgoto para salvar gatinho que estava preso

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cabeleireiro “viraliza” ao atender morador de rua em avenida de SP

 

Com informações de Good News Network

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,508,125SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Não deixe que ninguém diga que seus pais adotivos não são seus pais verdadeiros

Você com certeza já sabe que é a incrível Simone Biles, que ganhou a medalha de ouro individual nas Olimpíadas do Rio. Uma pessoa aleatória, porém,...

Ação faz personagens de desenho animado ligarem para crianças em tratamento de câncer

Enfrentar o câncer é uma batalha dura, difícil e cansativa, agora imaginem para uma criança, que não consegue entender muito bem o que está...

Ganhe descontos em corridas da Cabify e ainda ajude o Hospital do Câncer de Barretos

Descontos são sempre muito bons e que tal ainda fazer o bem? É isso que a Cabify tem feito durante essa semana. Abril tem sido...

Covid-19: Alemanha adapta unidades de saúde móveis para Brasil com investimento de R$ 31 milhões

Em um bonito gesto de solidariedade diante da falta de leitos e UTIs no seu limite de ocupação no Brasil, a Alemanha, através do...

Corona e Parley lançam no Brasil projeto global de combate ao plástico nos oceanos

No mundo, o projeto já retirou mais de 1,5 toneladas de lixo de praias de 15 países, envolvendo 7 mil voluntários.

Instagram