Novo tratamento com células-tronco pode restaurar alguns tipos de cegueira

Estudo inédito comprova que, em breve, células-tronco embrionárias poderão ser usadas no tratamento da degeneração macular, doença relacionada à idade que pode levar as pessoas à cegueira. A equipe, composta por pesquisadores britânicos e americanos, utilizou células-tronco humanas para criar um novo tecido com células de retina e, depois realizaram um transplante de retina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Duas pessoas que tiveram uma severa perda de visão devido a essa doença, se voluntariaram para a pesquisa e depois de terem sido transplantadas, voltaram a ler, mesmo que com alguma dificuldade – o que já é um grande avanço, já que antes eles já não estavam mais conseguindo.

O dano causado à retina pode matar as células sensíveis à luz, levando as pessoas à cegueira. Esta degeneração pode causar um ponto cego ou borrar a visão das pessoas, por causa de vasos sanguíneos anormais que vazam fluidos para o olho, causando danos a uma camada de células chamada epitélio pigmentar da retina (EPR).

As células-tronco embrionárias são extremamente versáteis e podem ser usadas para substituir diferentes tecidos do corpo humano, assim como membros e órgãos. A questão é que elas devem ser usadas com muito cuidado e somente a partir de muitos testes, para que não cause o efeito contrário, quando o corpo começa a dar uma resposta autoimune, rejeitando essas células, provocando o câncer.

Entretanto, o cenário é otimista e o especialista em células-tronco, Dusko Ilic, do King’s College de Londres, afirma que este estudo é bastante encorajador e reduziu suas preocupações em torno das terapias baseadas em células-tronco.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os cientistas envolvidos nesta pesquisa acreditam que o olho seja um local promissor para o transplante, pois ele possui uma barreira ocular sanguínea com uma resposta imunológica mais fraca, o que diminui as chances de rejeição.

Acredita-se que, em pouco tempo, a pesquisa será concluída e nós estamos torcendo para que dê certo!

Leia também:

No RJ, professor tira dúvidas de física e matemática de graça para quem precisar

Homem entra em esgoto para salvar gatinho que estava preso

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cabeleireiro “viraliza” ao atender morador de rua em avenida de SP

 

Com informações de Good News Network

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Novo tratamento com células-tronco pode restaurar alguns tipos de cegueira 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,388SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Enfermeira de SP viaja 1.400 km para conhecer sua doadora de medula óssea no RS: ‘Irmãs de sangue’

A probabilidade de se encontrar um doador de medula óssea compatível é de 1 em 100 mil, de acordo com a comunidade médica. Em meio...

Noivo faz convite de casamento em Braille para amigo deficiente visual

”Mexeu demais comigo”, diz o engenheiro de software.

Noiva que sobreviveu à leucemia dança valsa com doador que salvou sua vida

Imaginem a emoção de dançar valsa com doador que fez com que você sobrevivesse a um tratamento. Sabe aquela máxima "fazer bem sem ver a...

Professor aposentado coloca fusca à venda e ex-alunos surpreendem, comprando o carro de volta

Marcelo Siqueira, 87 anos, é ex-professor e tem como relíquia um fusca 1972. Há um tempo, ele precisou colocar seu tão amado carro à...

Estudante com câncer terminal recebe título honorário de enfermeira

A estudante de enfermagem Ana Cristina Gualberto da Silva, 45 anos, recebeu uma certificação simbólica e inédita do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito...

Instagram

Novo tratamento com células-tronco pode restaurar alguns tipos de cegueira 4