Pesquisadores anunciam novo tratamento e dão passo decisivo para a cura do câncer no cérebro

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, anunciaram uma descoberta importante para a cura do tipo mais comum e agressivo de câncer no cérebro: o glioblastoma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O glioblastoma é o tipo de câncer mais letal no sistema nervoso central, responsável pela maioria dos tumores cerebrais malignos”, disse a cientista Ronit Satchi-Fainaro, diretora do Cancer Biology Research Center e chefe do Laboratório de Nanomedicina e Pesquisa do Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv.

Satchi-Fainaro e sua equipe descobriram uma falha incomum no sistema imunológico do cérebro que ampliava a divisão celular e a disseminação das células cancerosas do glioblastoma. Isso ocorre devido à presença da proteína P-Selectina (SELP).

universidade de tel aviv
Universidade de Tel Aviv. Foto: AP / Tsafrir Abayov

Passo decisivo para a cura do câncer no cérebro

A boa notícia é que os pesquisadores conseguiram inibir a secreção da proteína, bloqueando, assim, a propagação do câncer e restaurando a atividade normal do sistema imunológico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A descoberta, segundo Satchi-Fainaro, pode ter implicações terapêuticas, tendo em vista a possibilidade da SELP ser usada para tratar a dor associada à anemia falciforme, que provoca a escassez de glóbulos vermelhos saudáveis, obstruindo o fluxo sanguíneo e causando crises de dor.

Por ter se mostrado seguro em humanos, a cientista acredita que o estudo abrirá caminho para a aprovação de um ensaio clínico que oferece um novo tratamento para o glioblastoma.

“Infelizmente, pacientes com glioblastoma precisam de novos tratamentos urgentemente. Nosso tratamento pode ser o avanço necessário na batalha contra o câncer mais assustador de todos”, Satchi-Fainaro, esperançosa.

Casos conhecidos

Entre algumas das vítimas mais conhecidas do glioblastoma, estão o filho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Beau Biden, e seu conterrâneo, o ex-senador pelo Arizona e candidato a presidente em 2008, John McCain.

Fontes: The Jerusalem Post e i24News

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

Mais uma razão para acreditar? Temos! 👇

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,518,910SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

30 pets ‘sem vergonha’ que ‘roubaram’ os parceiros de seus donos na maior cara de pau!

Verdade seja dita: é impossível não cair nos encantos dos bichinhos de estimação. Eles entram em nossas vidas, vão ganhando espaço e, quando vemos,...

Cachorrinha não sai do lado de dono cego que desmaiou; vídeo comovente viralizou

Fernando da Silva, de 43 anos, é deficiente visual e diabético e vive em Guarulhos (SP). Ele mora em uma casinha alugada com a...

Menino de 5 anos vende limonada para ajudar animais vítimas de maus tratos

Mais uma da série: crianças que nos dão esperança!

Biólogo brasileiro recebe prêmio ‘Heróis do Meio Ambiente’ com projeto de proteção ao pirarucu

O biólogo brasileiro João Campos Silva começou o ano de 2021 trazendo um prêmio internacional para o Brasil. Ele criou um projeto para o...

Instagram