Pesquisadores anunciam novo tratamento e dão passo decisivo para a cura do câncer no cérebro

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, anunciaram uma descoberta importante para a cura do tipo mais comum e agressivo de câncer no cérebro: o glioblastoma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O glioblastoma é o tipo de câncer mais letal no sistema nervoso central, responsável pela maioria dos tumores cerebrais malignos”, disse a cientista Ronit Satchi-Fainaro, diretora do Cancer Biology Research Center e chefe do Laboratório de Nanomedicina e Pesquisa do Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv.

Satchi-Fainaro e sua equipe descobriram uma falha incomum no sistema imunológico do cérebro que ampliava a divisão celular e a disseminação das células cancerosas do glioblastoma. Isso ocorre devido à presença da proteína P-Selectina (SELP).

universidade de tel aviv
Universidade de Tel Aviv. Foto: AP / Tsafrir Abayov

Passo decisivo para a cura do câncer no cérebro

A boa notícia é que os pesquisadores conseguiram inibir a secreção da proteína, bloqueando, assim, a propagação do câncer e restaurando a atividade normal do sistema imunológico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A descoberta, segundo Satchi-Fainaro, pode ter implicações terapêuticas, tendo em vista a possibilidade da SELP ser usada para tratar a dor associada à anemia falciforme, que provoca a escassez de glóbulos vermelhos saudáveis, obstruindo o fluxo sanguíneo e causando crises de dor.

Por ter se mostrado seguro em humanos, a cientista acredita que o estudo abrirá caminho para a aprovação de um ensaio clínico que oferece um novo tratamento para o glioblastoma.

“Infelizmente, pacientes com glioblastoma precisam de novos tratamentos urgentemente. Nosso tratamento pode ser o avanço necessário na batalha contra o câncer mais assustador de todos”, Satchi-Fainaro, esperançosa.

Casos conhecidos

Entre algumas das vítimas mais conhecidas do glioblastoma, estão o filho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Beau Biden, e seu conterrâneo, o ex-senador pelo Arizona e candidato a presidente em 2008, John McCain.

Fontes: The Jerusalem Post e i24News

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

Mais uma razão para acreditar? Temos! 👇

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,777,821SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Universidade obtém patente de processo que transforma casca de coco verde em etanol no ES

A concessão da patente de um novo processo na área de biotecnologia foi conquistada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O processo promete...

Associação leva 50 mil crianças pobres para praia nas férias

A Secours Populaire (‘Socorro Popular’) diz que as férias não deveriam ser um luxo, mas antes de tudo um direito.

Com saudades, professora tricotou bonecos de seus 23 alunos na quarentena

A gente que frequentou a escola sabe: nossos professores são muito mais do que apenas aqueles que nos ensinam. Eles são nossos amigos, nossos...

Mãe acalma filho durante audição do Britains Got Talent

Nervosismo talvez seja um dos principais fatores que fazem com que algumas audições do American Idol sejam um desastre. Malaki é uma criança tímida, que...

Brasileiro cria projeto do bem dando 30 presentes para 30 desconhecidos

O que fazer quando seu sentimento de gratidão por algo é tão grande que você precisar compartilhá-lo? O Lucas Jatobá, um brasileiro que mora em...

Instagram