Reino Unido tem o seu primeiro trem movido a hidrogênio

O governo do Reino Unido assumiu um super compromisso: reduzir as emissões de carbono em, pelo menos, 80% até 2050. Essa é uma meta desafiadora e o primeiro passo já foi dado. O transporte público do país, que é responsável por cerca de um quarto das emissões de gases de efeito estufa no ar, ganha um aliado: um trem movido a hidrogênio!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

primeiro trem movido a hidrogenio

O projeto do trem foi desenvolvido na Universidade de Birmingham e já foram feitos os primeiros testes.

Os trens movidos a hidrogênio são favoráveis ao meio ambiente, pois não emitem gases prejudiciais ao ar. Ele ainda usa hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, água e calor.

O projeto da Universidade de Birmingham vem sendo realizado em parceria com a empresa Porterbrook e, se tudo funcionar, será tão promissor como o primeiro trem a hidrogênio do mundo, lançado na Alemanha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

time envolvido na criação do trem

HydroFLEX

Esse foi o nome dado ao projeto. O HydroFLEX é equipado com células de combustível de hidrogênio, que são ativadas em rotas não eletrificadas.

Para a conversão, os engenheiros responsáveis instalaram tanques de hidrogênio e bateria, capazes de fornecer força de tração independente para operar com zero emissões de carbono.

Não há uma data certa ainda para o lançamento do trem, mas a estimativa é que eles comecem a receber passageiros em 2023.

O hidrogênio como combustível

O Departamento de Transporte ainda planeja abrir caminhos para o uso do hidrogênio em transportes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os veículos movidos a hidrogênio poderão ser  reabastecidos em postos, assim como acontece com o álcool e a gasolina. Esse abastecimento é tão rápido quanto aqueles que utilizam gasolina ou etanol. Além disso, o hidrogênio permite maior autonomia em viagens mais longas, quando comparado aos combustíveis tradicionais.

FONTE: Pensamento Verde

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,512SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dezenas de banhistas empurram baleias encalhadas de volta para o mar

Um dia na praia se transformou em um dramático esforço de resgate para os banhistas que aproveitavam a praia East Beach, em Simon Island,...

No RJ, entregador de aplicativo persegue assaltante, entrega celular à vítima e recusa recompensa

No último domingo (24), a atitude de um entregador de comida viralizou nas redes do Brasil inteiro. Verdadeiro herói, Diego Batista Correira conseguiu perseguir...

Veja clássicos álbuns da música parodiados por gatos

O artista gráfico Alfra Martini tem muitas paixões na vida, dentre elas: música e gatos. Então ele resolveu unir essas duas paixões, transformando capas...

Paraibano Petrúcio Ferreira conquista ouro inédito para o Brasil no atletismo

Com o tempo de 49 segundos e 25 centésimos, Petrúcio Ferreira faturou uma medalha de ouro inédita para o Brasil na prova dos 400 metros rasos.

Escola pública de SP melhora notas dos alunos com ioga e meditação antes das aulas

Mas, não foi só o rendimento dos estudantes que melhorou. A convivência entre eles e com os próprios professores também!

Instagram