Grupo cria triciclos e carroça elétrica para ajudar catadores de reciclagem

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você já deve ter visto aí na sua cidade catadores de materiais recicláveis pelas ruas. Eles andam com carroças adaptadas, transportando itens até um ferro velho ou ecoponto da região.

No entanto, o trabalho muitas vezes se tornava limitado para algumas pessoas, pois a função exige muito da força braçal, das pernas e das costas.

A Pimp My Carroça então pensou em viabilizar o trabalho e a saúde desses profissionais e desenvolveu um projeto muito bacana, o Carroças do Futuro.

A ideia do projeto é criar protótipos de carroças e triciclos elétricos que utilizam energia renovável. Dessa forma, os catadores têm o trabalho facilitado e ainda ganham mais qualidade de vida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

pimp my carroça
Reprodução: CicloVivo

Projeto tem parceira da Nestlê e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT)

A ideia do Carroça do Futuro começou em 2019. O projeto é uma parceria entre o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). A partir desse ano, a Nestlé também começou a apoiar a ideia.

O IPT é o responsável pelas orientações técnicas da fabricação das carroças. São consideradas questões como o material necessário para construir um protótipo funcional, peso suportado, entre outras questões.

pimp my carroça projeto
Reprodução: CicloVivo

O projeto carroças do futuro é uma inovação sustentável para ajudar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis autônomos a trabalharem com maior eficiência, gerar maior renda e promover qualidade de vida, é a valorização para quem de fato realiza a coleta seletiva, eles trazem uma solução para nossa cidade e hoje não são reconhecidos, trabalhando de forma insalubre“, diz Adriane Andrade, coordenadora do projeto Carroças do Futuro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Primeiros triciclos já estão em teste

Em 2019 foi iniciada a produção de um protótipo, que ainda está em fase de aprimoramentos, mas que logo teremos notícias.

No início desse mês, os catadores da Cooperben foram os escolhidos para testar as novas carroças. Eles fazem o trabalho de coleta de materiais recicláveis no Guarujá (SP) e receberam um triciclo de doaçaão.

Toda a fase de teste é monitorada pelo Pimp My Carroça, que utilizará os feedbacks da cooperativa, como forma de melhoria do modelo.

Além da Cooperben, outros dois triciclos foram doados para catadores de São Paulo, que serão igualmente monitorados e coletadas os feedbacks para melhorias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maravilha, não é?

VEJA TAMBÉM!

Quem nunca cantou essas músicas deste jeito tá fazendo errado 😂😂 Comenta aqui uma música que não está no vídeo e que você sempre cantou de outro jeito 😂

FONTES E FOTOS: CicloVivo

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,835,148SeguidoresSeguir
24,700SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe e menina de barraca de doces ganham notebook para conseguirem estudar e trabalhar

Como você reagiria se ganhasse um notebook depois de passar a faculdade toda fazendo os trabalhos à mão por não ter computador? A Nanda...

Após um ano internado, menino de 6 anos recebe ajuda de palhaços para “fugir” do hospital

Depois de um ano internado em um hospital em Belo Horizonte, por problemas no intestino, nos rins e na espera de um transplante, Matheus Theodoro Oliveira, de...

Este professor fazia uma brincadeira com alunos, mas não imaginava que ela terminaria assim

Cada professor tem que procurar alternativas para conseguir driblar o uso excessivo de celulares dentro da sala de aula, eu quando passei uns meses...

Moradores de rua vão produzir óculos para pessoas de baixa renda

Esta invenção não só aumentou a qualidade de vida desses indivíduos, mas gerou empregos também.

Empresária responde à altura cliente que reclamou de funcionário autista

A proprietária de uma pizzaria respondeu à altura o pedido de um cliente para colocar uma placa para "alertar" a freguesia que o local...

Instagram

Grupo cria triciclos e carroça elétrica para ajudar catadores de reciclagem 3