Restaurante dá copo de cerveja para cada copo de bitucas de cigarro retiradas da praia

As bitucas de cigarro, ao lado do plástico, são os maiores poluidores dos oceanos. Para combater a poluição em massa desses detritos, algumas iniciativas buscam recompensar aqueles que evitam o descarte incorreto ou que limpam áreas afetadas pelo lixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a ONG Ocean Conservancy, estima-se que 60 milhões de bitucas de cigarro sejam descartadas nos ecossistemas marinhos todos os anos.

De fato, este é o agente poluidor mais perigoso da água, uma vez que um único maço de cigarro contém mais de 4700 substâncias tóxicas.

Restaurante dá copo cheio de cerveja para cada copo cheio de bituca de cigarro coletado na praia

Em Barcelona, na Espanha, uma das cidades que mais recebem turistas por ano (8 milhões de visitantes), há uma preocupação generalizada com a crescente sujeira das praias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um restaurante no litoral da cidade decidiu fazer algo para ajudar na campanha contra o descarte incorreto de lixo nas praias.

Leia também: Bitucas de cigarro viram adubo que ajuda a grama a crescer mais rápido

O “El Chiringuito Tibu-Ron de Castelldefelds” lançou a campanha: “Um Copo de Cerveja/Refrigerante por um Copo de Bituca de Cigarro”.

Restaurante dá copo cheio de cerveja para cada copo cheio de bituca de cigarro coletado na praia

A iniciativa é muito simples: basta encher um copo de 200 ml com bitucas de cigarro, ir até o restaurante e trocá-lo por um copo de 350 ml de cerveja ou refrigerante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Menino recolhe bitucas e escreve bilhetes para funcionários de posto

Dezenas de pessoas participam da brincadeira do bem todos os dias e centenas durante a alta temporada, quando Barcelona recebe ainda mais turistas.

Restaurante dá copo cheio de cerveja para cada copo cheio de bituca de cigarro coletado na praia

Estima-se que uma única ponta de cigarro seja capaz de contaminar até 50 litros de água. Infelizmente, a prática do descarte incorreto é um hábito entre os fumantes espanhóis, seja no chão, na água ou em qualquer lugar público.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Embora esta seja uma grande iniciativa, é necessário mudar tais hábitos nocivos para que a limpeza dessas praias perdure a longo prazo, concorda?

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Nation/Fotos: Reprodução/Nation.MX

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,419,547SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Criança se ‘vê’ em anúncio de loja com menino em uma cadeira de rodas

O pequeno Oliver Garza-Pena, 2 anos, saiu para passear com a mãe em uma loja da Target. Ao chegarem lá, o menino ficou encantado...

Blogueira que teve os quatro membros amputados faz sucesso dando dicas de maquiagem

No meio de tanta dor e sofrimento, ela encontrou forças para seguir em frente.

Atendente dá a volta por cima depois de ver sua gentileza sendo exemplo para outros

Sabe aquela história de que o bem que a gente faz sempre retorna pra gente? Não existe situação melhor do que a que vamos...

Em clima de Natal, projeto quer levar presentes para moradores de rua

O Natal desperta o melhor que tem na humanidade, além daquela vontade de estarmos por perto de todos que nos importam, para amar e...

Freiras se passam por prostitutas para resgatar vítimas do tráfico dos bordéis

Um exército de freiras quer resgatar vítimas do tráfico de pessoas passando-se por prostitutas para se infiltrar em bordéis e comprando crianças sendo vendidas como escravas. John...

Instagram