Tucano que quebrou o bico em acidente recebe prótese 3D e volta a comer sem dor
Um tucano que quebrou o bico após um acidente ganhou uma prótese feita por uma impressora 3D e agora poderá retornar à natureza.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Graças ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande (MS), a ave, que sofria muitas dores e dificuldades para se alimentar, passou por uma cirurgia bem-sucedida que lhe trouxe de volta a qualidade de vida, perdida quando ele era apenas um filhote. 😔
Quem realizou o implante foi Lucas Cazati, médico veterinário que preparou o procedimento por meses. Para que tudo ocorresse bem, o profissional usou programação avançada tridimensional na confecção da prótese.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“No ano passado foi realizado um procedimento similar em outro tucano, no interior de São Paulo, mas a dimensão da prótese era menor. Esse implante de agora foi mais uma das ações realizadas pelo CRAS no suporte à vida selvagem em Mato Grosso do Sul”, contou Lucas.
O tucano chegou ao centro ainda filhote, com o bico amassado em sua parte superior. É provável que ele tenha caído do ninho ou sofrido um acidente.
Para que a prótese fosse instalada, o médico veterinário precisou esperar a ave atingir a fase adulta. “Como ele tinha muita dificuldade em se alimentar, esperamos chegar na fase adulta para conseguir imprimir um bico compatível com o seu peso e tamanho“, explicou.
Esta é a segunda vez que o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres realiza um implante de bico em uma ave. Há dois anos, foi feito o procedimento em uma arara-Canindé.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além disso, em outubro do ano passado, uma prótese 3D foi confeccionada para substituir a perna de uma seriema adulta, símbolo do cerrado brasileiro.
Doação
Quem garantiu uma nova vida para o tucano foi o naturólogo Richard Rasmussen, que doou a prótese 3D, feita em filamento especial, para os profissionais do CRAS.
“O modelo foi feito a partir da extração de uma imagem de tomografia e reproduzido em impressora 3D de forma compatível com o peso e o tamanho do animal”, concluiu Lucas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Dias após o procedimento, o animal já se alimenta bem e segue sob os cuidados dos veterinários. Torcemos para que essa linda ave se recupere totalmente o mais breve quanto possível! ❤️
Fonte: Governo do MS
Foto de capa: Imasul – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul / Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.