Turquia terá feriado dedicado ao plantio de árvores após tuíte de jovem viralizar

O jovem Enes Sahin postou um tuíte direcionado ao governo da Turquia em que pedia um “Dia Nacional do Plantio de Árvores”. A publicação foi compartilhada mais de 120 mil vezes, chegando ao chefe de gabinete do presidente turco e ao próprio presidente, Recep Tayyip Erdoğan.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Devemos dar um exemplo ao mundo”, tuitou Şahin, “e entregar um país verde às próximas gerações”.

O chefe de gabinete do Poder Executivo da Turquia afirmou em resposta que “trabalharia para implementar um feriado nacional do plantio de árvores com o apoio do presidente”.

turquia feriado dedicado plantio árvores

Muitos países já têm um dia nacional dedicado ao plantio de árvores. Segundo o site da Fundação The Arbor Day, 34 nações já proclamaram um feriado do “Dia da Árvore”, na melhor época de plantio do ano, de cada país.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nações desenvolvidas como a Austrália e a Nova Zelândia, subdesenvolvidas como o Irã e o Quênia, e até ditaduras totalitárias, como a Coreia do Norte, implementaram a data, cada uma à sua maneira.

Leia também: Gari resgata mudas de plantas descartadas e cria jardim comunitário em Teresina (PI)

Após Rumeysa Kadak, o chefe de gabinete, responder o tuíte de Sahin, o próprio presidente turco mandou uma mensagem.

“Essa é uma ótima ideia, Enes. Nós sempre trabalhamos para uma Turquia mais verde e continuamos a fazê-lo. Meus amigos e eu vamos assumir toda a responsabilidade para garantir que tenhamos um dia nacional de plantio de árvores”, disse o presidente Erdoğan, segundo o Daily Sabah News.

turquia feriado dedicado plantio árvores

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em resposta, Şahin tuítou: “Sr. Presidente, estamos muito felizes por você ter respondido ao nosso chamado. Somos gratos que você é a voz dos jovens e centenas de milhares de outras pessoas”.

O compromisso gerou forte repercussão na Turquia e elogios de ONGs de proteção ambiental, que prometeram fazer pressão para o estabelecimento da data “o quanto antes”.

Leia também: Artista mexicano derrete 1500 armas e transforma em pás para plantar árvores

O plantio em massa de árvores tornou-se uma atividade cada vez mais comum (e competitiva!) mundo afora. A Índia detinha desde 2016 o recorde mundial de plantio de árvores em um único dia: 49,3 milhões de mudas em Uttar Pradesh. Um ano depois, a própria Índia quebrou seu recorde, dessa vez no estado de Madhyar Pradesh: 66 milhões de mudas!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: GNN/Fotos: Reprodução/Cultura Mix

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,765,320SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vestida de noiva, idosa se casa em hospital e oficializa união de 23 anos

Os noivos Maria de Lourdes e Cícero Docas, juntos há mais de duas décadas, decidiram se casar no Hospital São Vicente, em Barbalha (CE),...

Cerimônia inédita: Policiais espanhóis casam de farda

Dois polícias espanhóis, Chema e Jonatan, casaram no último sábado em Jerez, Espanha. É a primeira vez que dois homens da Polícia Nacional de Espanha...

10 mulheres da mesma família superam o câncer de mama juntas

"O fato de dez de nós termos passado pelo câncer foi uma grande ajuda. Somos uma família unida, então estivemos lá uma para a outra", diz uma das irmãs.

Menina de 9 anos viaja mais de 1000 km para retirar plástico das praias

Ontem foi o Dia Mundial da Terra, que tem como finalidade conscientizar as pessoas da importância em cuidarmos do meio ambiente e do nosso...

Professor de escola pública empodera alunos através da fotografia

Como acabar com a visão superficial que alguns professores têm dos seus alunos? Foi a partir dessa pergunta que o professor de Filosofia Thiago...

Instagram