Início Meio Ambiente Turquia terá feriado dedicado ao plantio de árvores após tuíte de jovem...

Turquia terá feriado dedicado ao plantio de árvores após tuíte de jovem viralizar

O jovem Enes Sahin postou um tuíte direcionado ao governo da Turquia em que pedia um “Dia Nacional do Plantio de Árvores”. A publicação foi compartilhada mais de 120 mil vezes, chegando ao chefe de gabinete do presidente turco e ao próprio presidente, Recep Tayyip Erdoğan.

“Devemos dar um exemplo ao mundo”, tuitou Şahin, “e entregar um país verde às próximas gerações”.

O chefe de gabinete do Poder Executivo da Turquia afirmou em resposta que “trabalharia para implementar um feriado nacional do plantio de árvores com o apoio do presidente”.

turquia feriado dedicado plantio árvores

Muitos países já têm um dia nacional dedicado ao plantio de árvores. Segundo o site da Fundação The Arbor Day, 34 nações já proclamaram um feriado do “Dia da Árvore”, na melhor época de plantio do ano, de cada país.

Nações desenvolvidas como a Austrália e a Nova Zelândia, subdesenvolvidas como o Irã e o Quênia, e até ditaduras totalitárias, como a Coreia do Norte, implementaram a data, cada uma à sua maneira.

Leia também: Gari resgata mudas de plantas descartadas e cria jardim comunitário em Teresina (PI)

Após Rumeysa Kadak, o chefe de gabinete, responder o tuíte de Sahin, o próprio presidente turco mandou uma mensagem.

“Essa é uma ótima ideia, Enes. Nós sempre trabalhamos para uma Turquia mais verde e continuamos a fazê-lo. Meus amigos e eu vamos assumir toda a responsabilidade para garantir que tenhamos um dia nacional de plantio de árvores”, disse o presidente Erdoğan, segundo o Daily Sabah News.

turquia feriado dedicado plantio árvores

Em resposta, Şahin tuítou: “Sr. Presidente, estamos muito felizes por você ter respondido ao nosso chamado. Somos gratos que você é a voz dos jovens e centenas de milhares de outras pessoas”.

O compromisso gerou forte repercussão na Turquia e elogios de ONGs de proteção ambiental, que prometeram fazer pressão para o estabelecimento da data “o quanto antes”.

Leia também: Artista mexicano derrete 1500 armas e transforma em pás para plantar árvores

O plantio em massa de árvores tornou-se uma atividade cada vez mais comum (e competitiva!) mundo afora. A Índia detinha desde 2016 o recorde mundial de plantio de árvores em um único dia: 49,3 milhões de mudas em Uttar Pradesh. Um ano depois, a própria Índia quebrou seu recorde, dessa vez no estado de Madhyar Pradesh: 66 milhões de mudas!

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: GNN/Fotos: Reprodução/Cultura Mix

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,411FãsCurtir
1,678,641SeguidoresSeguir
8,232SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Instagram