Conheça a primeira TV brasileira com programação para surdos

Um canal de televisão bilíngue, que conjuga Libras e Língua Portuguesa, até alguns anos atrás parecia ser algo impossível. A TV Ines tem a idade de uma criança pequena, cinco anos, mas já é uma realidade potente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É a primeira emissora TV brasileira, na internet, com programas e projetos, originais ou licenciados, desenvolvidos por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes, tradutores, intérpretes e profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Leia também: Médico estudou Libras para se comunicar com pacientes surdos

O canal prioriza a Língua Brasileira de Sinais e conta com legendas e locução em todo o seu rico conteúdo, o que a torna única ao integrar na mesma proposta o público surdo e ouvinte.

“É a primeira web Tv totalmente acessível. Tanto a adaptação e produção de conteúdo é feita em Língua de Sinais. A primeira língua é a Língua de Sinais. Os conteúdos são pensados a partir da ótica dessa comunidade. Então, você passa a trazer informação de esporte, entretenimento, cultura, lazer, educação, saúde para um público que antes não tinha acesso a esse tipo de informação”, comemora o tradutor e intérprete Ruan Souza Diniz.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

conheça primeira tv brasileira surdo
Ruan é intérprete e tradutor na TV Ines

Para se ter uma ideia do ineditismo e relevância da TV Ines, no mundo inteiro, existem apenas cinco emissoras com atividade semelhante. A programação é eclética com foco na comunicação educativa: informação, cultura, entretenimento, esporte, documentários, desenhos animados, tecnologia, aulas de Libras, revistas eletrônicas, filmes com legendas descritivas e um talk show em Língua Brasileira de Sinais.

“A gente precisa participar de todos os processos de produção. Desde a idealização de um programa, com um roteiro adaptado para a realidade cultural da comunidade surda. Às vezes, tem um conteúdo bem legal, mas é pensado com a cabeça de um ouvinte. Temos que pensar com a cabeça de surdo e adaptar esse conteúdo. Porque quando a gente fala em tradução nunca pode pensar apenas na questão linguística. A gente precisa interpretar a cultura e as emoções”, explica Ruan.

conheça primeira tv brasileira surdo

Programas como A Vida em Libras, apresentado por Heveraldo Ferreira, e o Boletim Primeira Mão, com Áulio Nobrega e Clarissa Guerretta, todos surdos, fazem bastante sucesso. Desde sua estreia, a TV Ines conquista de maneira crescente e constante a audiência em diferentes plataformas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Escritório de advocacia grava leis para deficientes visuais e promove inclusão

Na ponta do lápis, já são mais de 3,5 milhões de pessoas acessando à programação, via streaming, vídeo on demand, aplicativo  e televisores conectados à internet. Antes que você se pergunte, o desafio mais importante de todos é chegar às redes de transmissão por canal a cabo!

“A experiência é fantástica. Se a gente pudesse ter mais, a gente atingiria muito mais. Até a própria expansão para um canal aberto.”

Tudo isso só é possível porque a TV Ines conta com a parceria do Instituto Nacional de educação de Surdos (Ines) e da TV Escola/Roquette Pinto Comunicação Educativa. É uma conquista de direitos para uma população estimada em mais de 9,7 milhões de pessoas com dificuldade auditiva, segundo o último censo do IBGE.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Clique aqui para acessar o conteúdo da TV Ines e indique a um amigo/familiar surdo.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

conheça primeira tv brasileira surdo

crédito das fotos: Reprodução/Rafael Lima

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

Relacionados

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

995,990FãsCurtir
1,932,603SeguidoresSeguir
9,455SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Magazine Luiza cria plataforma para autônomos venderem a própria mercadoria

O Magazine Luiza lançou hoje (31) o Parceiro Magalu, uma plataforma digital de vendas para ajudar micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos a...

Magazine Luiza doa 1.000 colchões e travesseiros para moradores de rua em Belém (PA)

Desde o último sábado (21), o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, passou a receber centenas de pessoas em situação de rua da Região Metropolitana...

Idoso de 80 anos constrói trenzinho para cães que resgatou das ruas

Um idoso de 80 anos passa seu tempo livre operando o que provavelmente pode ser o trem mais divertido do mundo! O senhor Eugene Bostick...

Pai adota 5 irmãos que viviam em abrigos diferentes para que não se separassem

Barreto diz que adotaria 10 crianças e adolescentes se tivesse condições.

Cão terapeuta conforta médicos que lutam contra coronavírus e emociona a web

Os profissionais de saúde estão na linha de frente para combater o novo coronavírus (Covid-19), ajudando no tratamento e cura dos pacientes infectados. O ambiente...

Instagram