Uma análise do momento da publicidade global em relação às campanhas LGBTs

Olá.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse pequeno texto é sobre a importância das representações familiares e afetivas nas campanhas publicitárias, que parecem adquirir coragem para ampliar seus horizontes. A mudança é um tanto tardia se pensarmos que casais homossexuais não são nenhuma novidade, mas trata-se de um importante passo para que se possa repensar os modelos existentes na mídia.

Afinal, famílias perfeitas de comercial de margarina nunca existiram além do imaginário, certo?

É claro que as campanhas prevêem lucros e que os modelos apresentados são ainda ideais, de modo que não representam a realidade tal como ela é em sua multiplicidade, mas vamos nos atentar a um ponto importante: hoje podemos ver outros arranjos famílias e configurações de casais impensáveis nas peças publicitárias de alguns anos atrás. Isso é bom para que mais pessoas entendam a cada dia que não há nada de errado com elas, tampouco com as pessoas que são diferentes delas.

Para nossa graça, comerciais que exploram outros perfis são cada dia mais possíveis e permitem maior proximidade dos diferentes públicos em relação às marcas. Caso dos beijos que rolam no comercial da Lynx, em que o usuário bonitão pode beijar a garota ou o rapaz, se usar o modelador em questão, evidentemente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=qmdlPBY7c8U”]

O casal de dois homens da Gap dividindo a mesma camiseta na campanha, fofura sem tamanho. Na Nabisco’s as famílias são todas diferentes e talvez se pareçam um pouco mais com as nossas (relembre aqui).

A loja de varejo JC Penney trouxe um casal de lésbicas em 2012, chocou famílias tradicionais e nos fez pensar: “mas com tantas mães solteiras criando seus filhos… duas parece ser melhor que uma!”.

2012-05-03-OneMillionMomsJCPenneylesbianad

Este ano vimos a Tiffany lançar uma campanha de alianças com um casal homossexual nova-iorquino, proposta que demonstra ser mais que uma simples representação, mas um apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Bem, na verdade essas pessoas irão se casar e se irão, por que não usar alianças Tiffany?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tiffany-and-co

Outro exemplo vem da Nikon, que aproveitou a mídia em torno da família de Kordale e Kaleb, dois lindos pais e seus, também lindos, três filhos, depois que a família teve uma de suas fotos do Instagram viralizada. O que a foto possuía?

Um momento rotineiro da familia, ao menos para uma que tem três filhos: correria pela manhã.

[vimeo video_id=”116654583″ width=”750″ height=”400″ title=”Yes” byline=”Yes” portrait=”Yes” autoplay=”No” loop=”No” color=”00adef”]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Falo mais especificamente das campanhas com casais homossexuais divulgadas nos últimos anos, importantes para as representações dos novos modelos familiares, ou mesmo de relacionamentos que fogem ao padrão imposto, mas é preciso haver espaço para outras representações além dessas, precisamos ver o outro e respeitá-lo em suas diferenças.

Por isso, fica aqui minha “provocação” às marcas brasileiras, para que também se posicionem e façam campanhas focadas na diversidade. Um grande (e talvez o único exemplo brasileiro) vem da Natura, que celebrou os diversos tipos de família na época do dia das mães, e mostrou um casal lésbico:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=-w5VH7SnCDk”]

É muito bom ver essas campanhas abraçarem seus diferentes consumidores, pois isso demonstra que eles são importantes para as marcas, mas queremos ainda mais diversidade nas campanhas.

Texto especialmente escrito por Juliano Guimarães Felizardo, para o RPA.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,293,090SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Sem-tetos são contratados como guias turísticos em Barcelona

Barcelona tem de 3.000 a 6.000 desabrigados que dormem nas ruas. Então porquê não oferecer visitas guiadas, lideradas pelas pessoas que mais conhecem elas:...

Usando bambu e barro, mulheres constroem centro para deficientes e vencem prêmio de arquitetura

Em Bangladesh, algumas mulheres incríveis construíram um centro para pessoas com deficiência e elas usaram apenas bambu e barro! Diz se o lugar não...

Pai ganha festa surpresa com o tema supermercado: o lugar que ele mais frequenta

É sempre divertido pensar no tema de uma festa de aniversário, não é mesmo? O que dizer então desta festa surpresa que este pai...

Médico brasileiro consegue frear e reverter doença de Alzheimer com nova cirurgia

Rodrigo Marmo, de 35 anos, é um médico neurologista brasileiro, que fez especialização em Toronto, no Canadá e conseguiu frear e reverter a doença de...

Meninas criam cartaz e ajudam amiga a recuperar bike furtada na Bahia

No último domingo (8), a bicicleta da pequena Marcelly, de 9 anos, foi roubada. Dispostas a recuperá-la, suas amigas, Ana Júlia, 7, Letícia, 8,...

Instagram

Uma análise do momento da publicidade global em relação às campanhas LGBTs 2