Uma camisinha capaz de matar o HIV e outras DSTs

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), são consideradas um dos maiores problemas da saúde pública em todo o mundo. A busca pela cura ou ao menos o aumento da prevenção é o foco de diversos estudos acadêmicos e empresas do ramo. Esse é o caso da Starpharma , empresa de biotecnologia australiana que desenvolveu um preservativo projetado para matar o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis , como HPV e herpes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A eficácia do preservativo está em seu lubrificante, nomeado de ‘VivaGel’,  que contém 0,5% astodrimer de sódio, medicamento antimicrobiano não antibiótico, que atua como um composto contra o HIV.

A invenção foi comprovada para matar eficazmente 99,9% dos vírus, reduzindo assim o risco de doenças sexualmente transmissíveis, bem como o risco de gravidez.

“Quanto maior o número de partículas virais a que se é exposto, isso tipicamente se traduz em uma chance maior de infecção”, disse a doutora Jackie Farley, executiva da Starpharma, em entrevista à rede australiana ABCNews.

article-2699944-1FD89EA200000578-518_634x474

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na Austrália, o projeto já recebeu aprovação certificada, o que significa que pode estar disponível para vendas dentro de alguns meses, em parceria com uma fabricante de preservativos, a Ansell.

O mesmo acontecerá no Japão, através da Okamoto, maior fabricante de preservativos do país, deve começar a produzir em breve uma linha com o gel.

Ficaremos na torcida para que o Vivagel também esteja disponível brevemente no Brasil. Já que, a Ansell possui presença no mercado nacional com a marca Blowtex.

condomsAlguns dados.
No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são:

  • Sífilis: 937.000
  • Gonorreia: 1.541.800
  • Clamídia: 1.967.200
  • Herpes genital: 640.900
  • HPV: 685.400

Porém a propagação de doenças sexualmente transmissíveis é uma questão global de longa data. Uma das esperanças é que o preservativo ‘VivaGel’ possa pavimentar o caminho para o sexo seguro para milhões de pessoas em todo o mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,275,963SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Piauí inaugura ambulatório especializado para travestis e transexuais

O Governo do Piauí vai passar a oferecer um suporte especializado para travestis e transexuais através do Ambulatório de Atenção Especializada no Processo Transexualizador...

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Garotinho faz vídeo narrando como reencontrou seu melhor amigo do abrigo e a internet não está sabendo lidar

Já falamos do Bernardo aqui e de como ele conta a história da sua adoção de um jeito todo especial. Pra quem não lembra, o...

Menina vende bolo para ajudar pais a construir uma casa, ganha maratona solidária e R$ 4.200 em doações

Letícia Vitória Moraes Corrêa, de 12 anos, provou que apesar da pouca idade ela tem garra suficiente para buscar seus objetivos. Ela montou uma...

Homem encontra R$ 7 mil e espera dono voltar à agência bancária para devolver dinheiro

“Eu achei que devia devolver o dinheiro. Algumas pessoas falaram que eu não devia devolver porque dinheiro não tem dono, mas o dinheiro não era meu e eu queria dormir”, diz Milton.

Instagram

Uma camisinha capaz de matar o HIV  e outras DSTs 3