Uma camisinha capaz de matar o HIV e outras DSTs

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), são consideradas um dos maiores problemas da saúde pública em todo o mundo. A busca pela cura ou ao menos o aumento da prevenção é o foco de diversos estudos acadêmicos e empresas do ramo. Esse é o caso da Starpharma , empresa de biotecnologia australiana que desenvolveu um preservativo projetado para matar o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis , como HPV e herpes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A eficácia do preservativo está em seu lubrificante, nomeado de ‘VivaGel’,  que contém 0,5% astodrimer de sódio, medicamento antimicrobiano não antibiótico, que atua como um composto contra o HIV.

A invenção foi comprovada para matar eficazmente 99,9% dos vírus, reduzindo assim o risco de doenças sexualmente transmissíveis, bem como o risco de gravidez.

“Quanto maior o número de partículas virais a que se é exposto, isso tipicamente se traduz em uma chance maior de infecção”, disse a doutora Jackie Farley, executiva da Starpharma, em entrevista à rede australiana ABCNews.

article-2699944-1FD89EA200000578-518_634x474

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na Austrália, o projeto já recebeu aprovação certificada, o que significa que pode estar disponível para vendas dentro de alguns meses, em parceria com uma fabricante de preservativos, a Ansell.

O mesmo acontecerá no Japão, através da Okamoto, maior fabricante de preservativos do país, deve começar a produzir em breve uma linha com o gel.

Ficaremos na torcida para que o Vivagel também esteja disponível brevemente no Brasil. Já que, a Ansell possui presença no mercado nacional com a marca Blowtex.

condomsAlguns dados.
No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são:

  • Sífilis: 937.000
  • Gonorreia: 1.541.800
  • Clamídia: 1.967.200
  • Herpes genital: 640.900
  • HPV: 685.400

Porém a propagação de doenças sexualmente transmissíveis é uma questão global de longa data. Uma das esperanças é que o preservativo ‘VivaGel’ possa pavimentar o caminho para o sexo seguro para milhões de pessoas em todo o mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,857,801SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem rifa o próprio carro para reformar quarto dos filhos, mas ganhador devolve o prêmio

Cláudio dos Santos Lamounier, o 'Cacau', acordou cedinho no domingo (20) para entregar o seu Vw Gol, ano 93, que foi prêmio de uma...

Desconhecidos pagam passagem de mulher que estava com bilhete bloqueado

O povo brasileiro é mesmo incrível, sempre disposto a ajudar quem precisa. Esta semana em Manaus, houve uma história que nos mostra como, de...

Pela primeira vez na história, uma mulher será árbitra da Super Bowl

No mundo dos esportes, um dos eventos mais esperados do ano é o Super Bowl, nome dado à final da liga de futebol americano....

Voluntário que recupera cadeiras de rodas velhas ganha máquina de R$ 10 mil para melhorar a reforma

Segundo ele, a nova máquina facilitará o conserto dos equipamentos e garantirá uma pintura de qualidade às cadeiras recuperadas e doadas a pessoas de baixa renda.

Estudante surdo se forma com conceito A e conta como grupo de surdos o ajudou

Matheus Soares conseguiu interagir melhor, desenvolveu game e se formou com conceito A em universidade pública federal.

Instagram