As doenças sexualmente transmissíveis (DST), são consideradas um dos maiores problemas da saúde pública em todo o mundo. A busca pela cura ou ao menos o aumento da prevenção é o foco de diversos estudos acadêmicos e empresas do ramo. Esse é o caso da Starpharma , empresa de biotecnologia australiana que desenvolveu um preservativo projetado para matar o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis , como HPV e herpes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A eficácia do preservativo está em seu lubrificante, nomeado de ‘VivaGel’, que contém 0,5% astodrimer de sódio, medicamento antimicrobiano não antibiótico, que atua como um composto contra o HIV.
A invenção foi comprovada para matar eficazmente 99,9% dos vírus, reduzindo assim o risco de doenças sexualmente transmissíveis, bem como o risco de gravidez.
“Quanto maior o número de partículas virais a que se é exposto, isso tipicamente se traduz em uma chance maior de infecção”, disse a doutora Jackie Farley, executiva da Starpharma, em entrevista à rede australiana ABCNews.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Na Austrália, o projeto já recebeu aprovação certificada, o que significa que pode estar disponível para vendas dentro de alguns meses, em parceria com uma fabricante de preservativos, a Ansell.
O mesmo acontecerá no Japão, através da Okamoto, maior fabricante de preservativos do país, deve começar a produzir em breve uma linha com o gel.
Ficaremos na torcida para que o Vivagel também esteja disponível brevemente no Brasil. Já que, a Ansell possui presença no mercado nacional com a marca Blowtex.
Alguns dados.
No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são:
- Sífilis: 937.000
- Gonorreia: 1.541.800
- Clamídia: 1.967.200
- Herpes genital: 640.900
- HPV: 685.400
Porém a propagação de doenças sexualmente transmissíveis é uma questão global de longa data. Uma das esperanças é que o preservativo ‘VivaGel’ possa pavimentar o caminho para o sexo seguro para milhões de pessoas em todo o mundo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Comments are closed.