Umbanda é declarada patrimônio cultural imaterial do Rio

A Umbanda foi declarada patrimônio cultural imaterial do Rio na terça-feira (15), em decreto assinado pelo atual prefeito, Eduardo Paes, publicado no Diário Oficial do Município.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) fará o cadastro dos terreiros da cidade. O primeiro terreiro cadastrado é a Tenda Espírita Vovó Maria de Aruanda, localizado no bairro Estácio.

“Desde 2009, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade tem feito um trabalho para valorizar a cultura africana, tão presente na História do Rio. Recebemos um pedido para avaliar a importância cultural deste terreiro. Fomos a campo e vimos a necessidade de ampliar este reconhecimento para a religião. Esta chancela destaca a expressão cultural do sincretismo religioso. Os terreiros são referências dentro dos bairros cariocas e valorizam a cultural de cada local”, explica Washington Fajardo, presidente do IRPH.

O reconhecimento foi realizado depois de anos de luta de religiões de matriz africana por reconhecimento e respeito à diversidade religiosa. “Esta valorização da Umbanda abrirá uma linha de trabalho e pesquisa para aumentar o cadastro dos locais onde a religião é praticada”, complementa Washington Fajardo, presidente do IRPH.

Com informações do portal O GLOBO / Foto via

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,779SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pessoas deixam recados em pedras encontradas na areia para desconhecidos

Há dois anos, um menino chamado Antônio, na época com 10 anos, criou um projeto chamado Word Rocks, na Califórnia, onde mora. Ele e a...

Vencedor de luta se comove com a história do adversário e doa o prêmio [VÍDEO]

O lutador Filipe Esteves conquistou neste sábado (17) o cinturão do Brazil MMA, em Salvador (BA), ao vencer Rildeci Escorpião no segundo round. Esta foi...

Filho abre mão de trabalho e pai volta a trabalhar após 6 anos desempregado: “Meu orgulho”

Seu Pompo tem 61 anos e metade da sua vida trabalhou como representante comercial. Perdeu o emprego há 6 anos, tentou uma recolocação, sem...

Índia substitui lombadas por pinturas em 3D nas estradas para diminuir acidentes

A escolha foi bem inteligente, pois a ilusão de ótica que elas provocam chama muito mais atenção dos condutores que os tradicionais “quebra-molas” ou “lombadas”.

Instagram

Umbanda é declarada patrimônio cultural imaterial do Rio 2