Umbanda é declarada patrimônio cultural imaterial do Rio

A Umbanda foi declarada patrimônio cultural imaterial do Rio na terça-feira (15), em decreto assinado pelo atual prefeito, Eduardo Paes, publicado no Diário Oficial do Município.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) fará o cadastro dos terreiros da cidade. O primeiro terreiro cadastrado é a Tenda Espírita Vovó Maria de Aruanda, localizado no bairro Estácio.

“Desde 2009, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade tem feito um trabalho para valorizar a cultura africana, tão presente na História do Rio. Recebemos um pedido para avaliar a importância cultural deste terreiro. Fomos a campo e vimos a necessidade de ampliar este reconhecimento para a religião. Esta chancela destaca a expressão cultural do sincretismo religioso. Os terreiros são referências dentro dos bairros cariocas e valorizam a cultural de cada local”, explica Washington Fajardo, presidente do IRPH.

O reconhecimento foi realizado depois de anos de luta de religiões de matriz africana por reconhecimento e respeito à diversidade religiosa. “Esta valorização da Umbanda abrirá uma linha de trabalho e pesquisa para aumentar o cadastro dos locais onde a religião é praticada”, complementa Washington Fajardo, presidente do IRPH.

Com informações do portal O GLOBO / Foto via

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,839,934SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Máscaras descartáveis serão recicladas na França

Por The Greenest Post Com a pandemia do Coronavírus, as máscaras de proteção descartáveis viraram uma grande ameaça ambiental de poluição do solo e, principalmente,...

Antes de perder a luta contra o câncer, jovem consegue arrecadar R$ 20 milhões para caridade

"Meu coração está explodindo de orgulho, mas rompendo de dor por meu corajoso, altruísta, inspirador filho que faleceu pacificamente durante o sono nas primeiras...

Instagram