Universidade em RS dá bom exemplo e faz sua primeira colação de grau totalmente inclusiva

A realização da colação de grau é obrigatória para todos os estudantes que se formam na universidade e vão pegar o seu diploma. Mas e se, as cerimônias fossem mais inclusivas? É isso o que a UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul fez recentemente. Na semana passada, 41 formandos dos cursos de Serviço Social e Relações Internacionais colaram grau em uma cerimônia que ainda está em caráter experimental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a reitoria da universidade, como a colação de grau é obrigatória a todos, nada mais justo que ela seja custeada pela universidade e não pelos alunos e que a partir de agora, irão adotar esse modelo em todas as próximas cerimônias. Ainda segundo a universidade, ultimamente muitos alunos não estão colando grau, por não terem condições de arcar com os custos da cerimônia.

“A colação de grau é um rito obrigatório do percurso acadêmico, cabe à Universidade acompanhar o estudante desde seu ingresso até a finalização do curso”, afirma a pró-reitora, Martha Adaime.

Anualmente, a UFSM forma aproximadamente três mil estudantes de graduação, em Santa Maria e nos demais campus, nas modalidades presencial e à distância. Martha ainda afirma que: ” “Nós defendemos uma Universidade inclusiva, desde o acesso até a permanência do estudante. Não é justo que neste momento de finalização nós limitemos a colação de grau solene somente àqueles que têm recursos para custear uma cerimônia, tal qual vem ocorrendo hoje”.

Mas, felizmente, isso agora vai mudar e esperamos que a partir de agora mais e mais universidades comecem a fazer a mesma coisa, não?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de UFSM

Foto: Assessoria do Centro de Convenções

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,765,320SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Loja japonesa usa máscara de sorriso para oferecer um serviço mais afetuoso aos clientes

Se até pouco tempo atrás, o uso de máscaras de proteção parecia algo inimaginável e até mesmo, estranho, hoje a prática faz parte do...

Secretamente, fotógrafo registra pedidos de casamento em Nova York

As histórias captadas espontaneamente são sempre as mais emocionantes e interessantes, por isso o que acontece nas ruas é sempre maravilhoso quando acontece um...

Quem disse que eles não tem sentimento?

Chequita, um macaco capuchino bebê, abraça sua mamãe Cassia, enquanto ela passa por uma cirurgia em sua mão, na Austrália.

Em Curitiba, evento terá palestras de imigrantes e refugiados de sete países

Acontece amanhã, 17, em Curitiba, o Global Talks, uma noite de palestras com sete imigrantes, de sete países diferentes, todos resididos na capital paranaense,...

Instagram