Universidade Estadual da Paraíba desenvolve purificador de baixo custo para distribuir a famílias que sofrem com a escassez da água

Alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conseguiram outro avanço em purificação de água. Eles criaram um sistema purificador rentável que transforma água suja em potável e, ainda mais, foram reconhecidos e gratificados com o incentivo de R$ 50 mil pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O sistema é composto por um dessalinizador solar de baixo custo, projetado em uma caixa com placas de concreto e cobertura de vidro, que possibilita a passagem da luz do Sol. A capacidade para produzir água potável, sem uso de eletricidade, de elementos filtrantes e livre de produtos químicos, vem da radiação solar, que provoca a evaporação da água e, logo, a eliminação dos sais e bactérias antes existentes. A água condensa ao entrar em contato com a placa de vidro e volta ao seu estado líquido.

Leia também: A reação de um vilarejo ao ver água limpa pela 1ª vez. Veja vídeo!

Ele foi produzido a partir de uma experiência envolvendo alunos do curso de Agroecologia e membros da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção – Coonap –, no campus da UEPB, em Lagoa Seca, na região do Agreste da Paraíba.

A ideia surgiu diante da urgência de facilitar o acesso a água potável na região que sofre com o clima semiárido e a escassez do recurso. Cada unidade do dessalinizador produz um volume de água potável de 16 litros por dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto já beneficiou 37 famílias em três cidades da Paraíba, onde não chove desde setembro deste ano, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). A procura pelo projeto tem sido grande por se tratar de um método simples, de baixos custo e manutenção.

Foto: Reprodução/Fundação Banco do Brasil

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,577,517SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal de quase 100 anos faz ‘caminhadas do bem’ e arrecada cerca de R$ 10 mil para caridade

John, 96 anos, e Kathleen Treanor, 90, sempre foram fisicamente ativos, mas, com a chegada da neta Caitlin, o casal passou a se exercitar...

Homem corajoso resgata cachorro de um córrego no Rio de Janeiro

Um pobre cãozinho se desequilibrou e acabou caindo em um córrego poluído no centro do Rio de Janeiro este domingo. Um homem viu que o...

Estudantes levam crianças de baixa renda para passeios culturais acessíveis

O projeto existe há 16 anos e tem como objetivo organizar passeios acessíveis para crianças de baixa renda.

Chinelos velhos viram brinquedos na África e já tiraram mais de 400 toneladas de lixo do Oceano

Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, o negócio reaproveita sandálias velhas e outras peças de borracha encontradas nas praias do país.

Babá doa parte do fígado para salvar bebê que conhecia há 3 semanas

Um gesto de amor que nem o tempo consegue explicar.

Instagram