Universitário de 92 anos se adapta à tecnologia e nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo

Não existe idade certa para realizarmos nossos sonhos e o universitário Carlos Augusto Manço, que entrou na faculdade aos 90 anos, é um dos maiores exemplos disto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hoje, com 92 anos e sem muita intimidade com a tecnologia, o senhorzinho tem se adaptado aos tempos de coronavírus e passou a assistir aulas online. Apesar de sentir falta das aulas presenciais e dos amigos que fez na faculdade de arquitetura, ele nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo: “Vai passar!”

Carlos é de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e assim como milhares de brasileiros, não conseguiu fazer uma faculdade enquanto era jovem por questões financeiras. Na época, ele optou por fazer um curso técnico em edificações e deixou o sonho da arquitetura para algumas décadas mais tarde.

Durante mais de 50 anos, ele trabalhou com desenho urbano e ajudou a projetar as obras do hospital universitário da USP Ribeirão Preto.

senhor universitário 92 anos 1
Foto: Isabella Bucci

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foi aos 90 anos que ele conseguiu realizar seu sonho de cursar a faculdade. Aluno exemplar, ele é a grande inspiração de seus colegas de classe, que podem entender muito mais de tecnologia, mas contam com a sabedoria de quem já viveu quase um século, inclusive para acalmá-los em tempos difíceis como o que estamos vivendo.

“Isso vai passar. Temos que manter a rotina em casa e deixar a mente funcionando”, disse ao jornal Estadão.

Nova Rotina

Apesar da saudade de seus colegas de classe, Carlos está sabendo lidar com o isolamento social e a nova rotina, hoje ao lado da família na Serra da Canastra – Minas Gerais. E olha que para quem nasceu 3 décadas antes da televisão chegar no Brasil, assistir aulas online tem sido um verdadeiro desafio.

O universitário tem dificuldades de digitar e problemas de audição, mas vem driblando tudo isso com muita sabedoria e resiliência, afinal, seu sonho é muito mais importante do que qualquer dificuldade.

“Tem horas que dá vontade de parar pelo volume de estudos, mas a vontade de continuar é maior. Para entrar no sistema de videoconferência, minha neta está me ensinando um pouco a cada dia”, explicou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aos jovens que também estão enfrentando dificuldades com a rotina de estudos à distância, Carlos deixa a dica de manter uma rotina regrada. Ele costuma acordar cedo para assistir as aulas, passa as tardes estudando e no tempo livre acompanha as notícias.

A positividade deste senhorzinho inspirador é repleta de sonhos e planos para o futuro, já que quando a pandemia acabar ele pretende estagiar em obras de hospitais — seu desejo há muitos anos!

senhor universitário 92 anos 2
Foto: Isabella Bucci

Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Estadão

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Universitário de 92 anos se adapta à tecnologia e nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,080,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

52 ideias de boas ações para colocar em prática ainda essa semana

Nós todos queremos fazer o bem, seja para nós, nossos entes queridos, o planeta, ou a sociedade em geral. E ideias de boas ações...

Designer chinesa cria talheres de amido de milho inspirados em plantas

Que tal colocar em sua mesa talheres inspirados em plantas? E se eles forem, além de tudo, descartáveis, mas biodegradáveis? Esta é a ideia da...

Menina com deficiência anda pela 1ª vez no casamento da sua mãe

Uma garotinha de 4 anos chamada Avah nasceu com espinha bífida, uma malformação congênita caracterizada pelo fechamento do tubo neural, geralmente no início da...

Jornalista faz série fotográfica de seus filhos brincando livremente na lama

“O Brincar da criança é a manifestação mais profunda do impulso que conduz ao fazer, sendo que neste fazer, o homem tem a sua verdadeira essência humana. Não seria...

Leoa abandonada abraça homens que a resgataram da morte na África

Uma leoa vivendo em seu selvagem habitat natural desenvolveu um laço afetivo com dois homens que a resgataram quando ainda era filhote. Sirga, uma...

Instagram

Universitário de 92 anos se adapta à tecnologia e nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo 3