Início Tecnologia Universitários do Pará desenvolvem app que ajuda cegos a saberem que ônibus...

Universitários do Pará desenvolvem app que ajuda cegos a saberem que ônibus pegar

Pegar um ônibus pode até parecer uma tarefa simples do cotidiano, mas para quem é deficiente visual, não! Pensando nisso, alguns alunos que estudam Engenharia da Computação na (UFPA) Universidade Federal do Pará criaram um aplicativo que ajuda as pessoas cegas a identificarem os ônibus, sem precisar ficar dependendo dos outros.

E o melhor de tudo é que esse aplicativo funciona sem precisar estar conectado à Internet! Funciona assim: o usuário abre o aplicativo e aponta em direção ao ônibus – a uma distância de 10 metros – que ele identifica e diz, por um sistema de voz, para onde vai aquele busão!

A ferramenta tem recursos de visão computacional, que identifica o código que tem ao lado do ônibus e associa à linha do ônibus que tem na base de dados, mas por enquanto só funciona na região metropolitana de Belém, no Pará, mas a ideia é espalhar pelo Brasil inteiro.

O aplicativo chama BusID e os gênios que o criaram já pensam em expandi-lo em breve, já que a ideia é tornar a vida dos deficientes visuais mais fácil e menos dependente. Essa criação maravilhosa foi feita por Alberto Neto, Alexandre Nogueira, Risonaldo Moura e João Borges. Parabéns!

Universitários do Pará desenvolvem app que ajuda cegos a saberem que ônibus pegar 1

Universitários do Pará desenvolvem app que ajuda cegos a saberem que ônibus pegar 2

Assista abaixo a reportagem feita pela TV Cultura sobre o aplicativo:

Com informações de Só Notícia Boa

Fotos: reprodução Youtube – TV Cultura

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,407FãsCurtir
1,678,308SeguidoresSeguir
8,225SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram