Pegar um ônibus pode até parecer uma tarefa simples do cotidiano, mas para quem é deficiente visual, não! Pensando nisso, alguns alunos que estudam Engenharia da Computação na (UFPA) Universidade Federal do Pará criaram um aplicativo que ajuda as pessoas cegas a identificarem os ônibus, sem precisar ficar dependendo dos outros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E o melhor de tudo é que esse aplicativo funciona sem precisar estar conectado à Internet! Funciona assim: o usuário abre o aplicativo e aponta em direção ao ônibus – a uma distância de 10 metros – que ele identifica e diz, por um sistema de voz, para onde vai aquele busão!
A ferramenta tem recursos de visão computacional, que identifica o código que tem ao lado do ônibus e associa à linha do ônibus que tem na base de dados, mas por enquanto só funciona na região metropolitana de Belém, no Pará, mas a ideia é espalhar pelo Brasil inteiro.
O aplicativo chama BusID e os gênios que o criaram já pensam em expandi-lo em breve, já que a ideia é tornar a vida dos deficientes visuais mais fácil e menos dependente. Essa criação maravilhosa foi feita por Alberto Neto, Alexandre Nogueira, Risonaldo Moura e João Borges. Parabéns!
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Assista abaixo a reportagem feita pela TV Cultura sobre o aplicativo:
Com informações de Só Notícia Boa
Fotos: reprodução Youtube – TV Cultura
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.