Colin Farrell, que tem irmão gay, faz campanha a favor do casamento igualitário


PUBLICIDADE ANUNCIE

Heterossexuais podem se dedicar ao ativismo LGBT? Não só podem como estão fazendo. James Franco vira e mexe coloca sua opinião a favor dos direitos à comunidade gay, e agora temos mais um exemplo: Colin Farrel.

A Irlanda já oferece uniões civis para casais homoafetivos desde 2011, e em maio realizará um plebiscito para decidir se casais homossexuais terão os mesmos direitos de casarem-se que os heterossexuais. Em novembro do ano passado, o ator irlandês Colin Farrel publicou uma carta aberta no jornal Sunday World para pedir que os irlandeses votassem a favor do casamento igualitário, e explicou a razão de tanto interesse pela questão: seu irmão, Eamon, é gay, e tem um marido – mas teve que ir até o Canadá para conseguir se casar:

“Eamon e Stephen] são provavelmente o casal mais saudável e feliz que eu conheço. Eles tiveram que viajar um tanto, no entanto, para trocar alianças, até o Canadá, onde celebraram seu casamento. Essa é a razão por que essa é uma questão pessoal para mim. O fato de que meu irmão teve que sair da Irlanda para realizar seu sonho de se casar é insano. INSANO. Eu posso entrar no carro esse instante, dirigir quatro horas de Los Angeles até Las Vegas, encher a cara, encontrar uma mulher e conseguir que Elvis nos case por 200 dólares. No entanto, em muitos estados nos EUA, se eu fosse gay, eu não poderia me casar.”

Recentemente, ele apareceu no programa de entrevistas da apresentadora Claire Byrne para bater na mesma tecla. No programa, Farrell contou que percebeu que o irmão era homossexual quando tinha nove anos: “Eu nunca pensei que isso não fosse algo natural, e já vi meu irmão encarar muitas coisas. Eu já o vi ser alvo de intolerância muitas vezes ao longo de sua vida, e essas batalhas são dele, essas feridas são dele, e esses traumas são dele, mas ser testemunha disso tudo tão de perto – e, claro, gostar dele o tanto que gosto – teve um grande efeito sobre mim.”

Eamon se declarou gay para sua mãe ainda jovem – o ator fez questão de frisar que não foi uma “escolha” como insistem muitos também na Irlanda. O irmão de Farrell sofreu agressões durante sua infância e adolescência: “Eu me lembro dele voltar para casa com a camisa ensanguentada, ele apanhou várias vezes e era xingado o tempo todo”, lembrou-se durante a entrevista.

PUBLICIDADE ANUNCIE

GTY_colin_eamon_farrell_jef_141117_16x9_992

O ator fala do casamento do irmão, que já dura seis anos: “São um dos casais mais honestos, fortes e, mais importante, amorosos que eu conheço. Vê-los viverem todos os dias casados e felizes é algo incrível”, comemorou. “E pensar que eles tiveram que emigrar de seu país para se casarem é triste e decepcionante, e de uma injustiça imensa.”

Quanto aqueles que acham que a união entre pessoas do mesmo sexo vai enfraquecer a instituição do casamento, “feita para criar filhos”, foram criticados: “Já há famílias em que um dos pais é biológico e outro não. Eu sou um pai solteiro, de duas crianças. Já há crianças sendo criadas por pais homossexuais. Se a lei não vier a proteger essa parcela da nossa população, as crianças é que vão ser prejudicadas. Tudo que conhecemos até agora é o casamento entre um homem e uma mulher, e, quer saber? Há uma porção de casamentos infelizes entre homens e mulheres. Há uma porção de crianças que, todos os dias, presenciam discussões, rixas, e violência doméstica entre seus pais. É fácil demais para os heterossexuais tornarem-se pais, se você quer saber a verdade. Há muitos pais ao redor do mundo que não cuidam de seus filhos, porque foi um lance de cinco minutos.”

Ele finaliza afirmando que o direito a se casar é um direito de todos os seres humanos. “Eu vou sair do armário agora e revelar que sou fortemente a favor do casamento igualitário, e que o suporto com cada fibra do meu ser.” Porque para lutar pela justiça para todos, não é necessário ser parte do grupo injustiçado. Basta ter empatia, e ser humano.

Post originalmente publicado no site Lado Bi e reproduzido com autorização prévia.

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar