Parklets: uma tendência mundial que está pegando no Brasil


Parklets: uma tendência mundial que está pegando no Brasil 1
PUBLICIDADE ANUNCIE

Você sabe o que são parklets? Parklets são pequenas extensões temporárias de calçadas que servem para promover um espaço de convívio, melhorando a paisagem urbana local e fazendo com que alguns lugares se tornem melhores para se viver e conviver.

Com a ascensão do transporte público e maior incentivo ao uso de bicicletas para se locomover no dia-a-dia será normal começarmos a nos deparar cada vez mais com este tipo de intervenção nas ruas. De fato os parklets já são uma tendência internacional, encontrados em varias cidades do mundo como o Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha e outros.

parklets-19

No Brasil o conceito surgiu em São Paulo, em 2012. Em 2013 chegou a se fazer uma instalação, liderada por um grupo composto por arquitetos, designers e ONGs.  A boa avaliação da população permitiu à Prefeitura de São Paulo transformar essa ideia em uma política pública que vai reverter áreas originalmente destinadas a automóveis para as pessoas.

Essas instalações são normalmente feitas de materiais simples, já que são apenas temporários, e tem a intenção de mudar um pouco a dinâmica de nossas vidas. Elas ficam instaladas às beiras da calçada, em pequenos espaços onde os carros estacionam e estão tendo altos níveis de aceitação ao redor do mundo.

Veja abaixo algumas instalações:

Canadá parklets-1 (2) parklets-1 (4) parklets-1(3) parklets-1

Estados Unidos

parklets-2 (2) parklets-2 (3) parklets-2 (4) parklets-2 (5) parklets-2

PUBLICIDADE ANUNCIE

Dinamarca

parklets-3

Irlanda

parklets-4

Holanda

parklets-5

Itália

parklets-6

França

parklets-7

Alemanha

parklets-8

Brasil

parklets-9 (2) parklets-9

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar