Pela primeira vez, usina brasileira vai gerar energia a partir de lodo de esgoto

É tão bom dar notícias como esta, que nos fazem acreditar que o Brasil está no caminho da sustentabilidade! Pela primeira vez, uma usina brasileira vai gerar energia a partir da combinação entre resíduos orgânicos e lodo de esgoto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nesta semana, a CS Bioenergia, formada pela estatal Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e pelo grupo Cattalini Bio Energia, recebeu licença para geração de biogás, no Paraná e o objetivo é incentivar a adoção deste tipo de energia em outros estados também.

Este processo é conhecido como biodigestão e é feito a partir do recebimento do lodo de esgoto da estação de tratamento. Ao mesmo tempo, também são recebidos resíduos sólidos urbanos, que passam por um mecanismo de separação. Depois, a fração orgânica é limpa e o material é enviado ao tanque de biodigestão, onde vai ser adicionado ao lodo.

Leia também: Fontes e bebedouros serão instalados em Londres para estimular pessoas a não comprarem garrafas plásticas

E o mais incrível é que o que poderia ser um problema, neste caso, é solução. Sérgio Vidoto, que é diretor da Cattalini Bio Energia, afirma que no Brasil, o lodo de esgoto contém muitas bactérias, mas estas bactérias se alimentam do material orgânico, produzindo um gás com grande participação de metano, que é perfeito para gerar biogás de excelente qualidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por enquanto, a usina gerará 2,8 megawatts de energia elétrica, o suficiente para abastecer duas mil residências e o impacto ambiental também é enorme, já que 1000 metros cúbicos (m3) de lodo de esgoto e 300 toneladas de resíduos orgânicos, que eram descartados diariamente no meio ambiente, serão totalmente aproveitados na usina.

“Está todo mundo olhando a nossa planta como uma quebra de paradigmas no tratamento de resíduos orgânicos no Brasil”, disse Vidoto. De acordo com ele, até este ano só existiam projetos pilotos que testavam a tecnologia, mas não uma usina com essa dimensão. Ele espera que “o pioneirismo quebre esse paradigma de só aterrar”.

A inspiração para o desenvolvimento desta tecnologia no Brasil veio de países como a Áustria e a Alemanha e até este ano só existiam projetos pilotos que testavam a tecnologia, mas não uma usina com essa dimensão, ou seja, é um projeto grande e que promete fazer a diferença!

Com informações de Ciclo Vivo

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,513,547SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fotógrafo se une a biólogos cubanos para salvar ‘caracol mais bonito do mundo’ da extinção

Cuba tem a maior biodiversidade de caracóis do planeta. Um dos mais bonitos, o caracol pintado (polymita), só existe na ilha do Caribe. Sua...

Casal lança canal no YouTube para ensinar receitas em língua de sinais

O canal Chef Cenoura no YouTube tem uma peculiaridade que o torna diferente da maioria dos canais de culinária na internet. Em todos os...

Florence Welch faz apresentação para fã internada no hospital que não pôde ir no show

Uma garota que é mega fã da banda Florence + The Machine infelizmente não pôde ir ao show da banda, na cidade de Austin,...

Pedreiro fica desolado com falso anúncio de emprego e internautas criam vaquinha (RJ)

Com dinheiro emprestado, José Romildo pegou o metrô para ir até a suposta seleção de emprego. Ele foi uma entre as dezenas vítimas de uma fake news de emprego em Niterói (RJ).

Mais 30 fotos de gentileza que provam que o mundo pode ser melhor

Aqui no RPA sempre gostamos de mostrar atos pequenos atos de gentileza ao redor do mundo, que nos ajudam a compreender melhor as pessoas...

Instagram