Pela primeira vez, usina brasileira vai gerar energia a partir de lodo de esgoto

É tão bom dar notícias como esta, que nos fazem acreditar que o Brasil está no caminho da sustentabilidade! Pela primeira vez, uma usina brasileira vai gerar energia a partir da combinação entre resíduos orgânicos e lodo de esgoto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nesta semana, a CS Bioenergia, formada pela estatal Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e pelo grupo Cattalini Bio Energia, recebeu licença para geração de biogás, no Paraná e o objetivo é incentivar a adoção deste tipo de energia em outros estados também.

Este processo é conhecido como biodigestão e é feito a partir do recebimento do lodo de esgoto da estação de tratamento. Ao mesmo tempo, também são recebidos resíduos sólidos urbanos, que passam por um mecanismo de separação. Depois, a fração orgânica é limpa e o material é enviado ao tanque de biodigestão, onde vai ser adicionado ao lodo.

Leia também: Fontes e bebedouros serão instalados em Londres para estimular pessoas a não comprarem garrafas plásticas

E o mais incrível é que o que poderia ser um problema, neste caso, é solução. Sérgio Vidoto, que é diretor da Cattalini Bio Energia, afirma que no Brasil, o lodo de esgoto contém muitas bactérias, mas estas bactérias se alimentam do material orgânico, produzindo um gás com grande participação de metano, que é perfeito para gerar biogás de excelente qualidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por enquanto, a usina gerará 2,8 megawatts de energia elétrica, o suficiente para abastecer duas mil residências e o impacto ambiental também é enorme, já que 1000 metros cúbicos (m3) de lodo de esgoto e 300 toneladas de resíduos orgânicos, que eram descartados diariamente no meio ambiente, serão totalmente aproveitados na usina.

“Está todo mundo olhando a nossa planta como uma quebra de paradigmas no tratamento de resíduos orgânicos no Brasil”, disse Vidoto. De acordo com ele, até este ano só existiam projetos pilotos que testavam a tecnologia, mas não uma usina com essa dimensão. Ele espera que “o pioneirismo quebre esse paradigma de só aterrar”.

A inspiração para o desenvolvimento desta tecnologia no Brasil veio de países como a Áustria e a Alemanha e até este ano só existiam projetos pilotos que testavam a tecnologia, mas não uma usina com essa dimensão, ou seja, é um projeto grande e que promete fazer a diferença!

Com informações de Ciclo Vivo

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,835,148SeguidoresSeguir
24,725SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Noiva traz casamento para instituição de Alzheimer para que sua mãe pudesse participar

Mas Julia, 30, queria sua mãe no seu grande dia, mesmo Linda não lembrando dela.

Octavia Spencer vai bancar sessões de ‘Pantera Negra’ para crianças carentes negras

Se você não andou em Marte nos últimos meses, deve já ter visto algum trailer do aguardado filme 'Pantera Negra', a produção estreia no...

Bailarino de 9 anos, filho de manicure, tenta chegar a escola de dança na Flórida

Por Rio de Boas Notícias Bernardo Régis, 9 anos, aprendeu que no balé tudo é possível quando se tem garra, força de vontade e determinação....

Estudantes baianos desenvolvem tênis que gera energia limpa: ‘Carrega até celular’

A energia é produzida em um circuito montado no calçado que é suficiente para acender dispositivos com LED.

Motorista recebe passageiras em ponto de ônibus com ‘tapete rosa’ e flores

Não é a primeira vez que o motorista de ônibus Roberto Soares Rufino, 45 anos, faz uma homenagem bonita para as mulheres no Mês...

Instagram

Pela primeira vez, usina brasileira vai gerar energia a partir de lodo de esgoto 2