USP desenvolve robô neurocirurgião que torna procedimentos no cérebro de crianças mais precisos

Viva a ciência brasileira! Pesquisadores da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo de São Carlos (USP), em parceria com a Faculdade de Medicina, desenvolveram um robô neurocirurgião para tornar procedimentos no cérebro de crianças mais rápidos e precisos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Até pouco tempo, a maioria das neurocirurgias pediátricas era realizada manualmente, mas com o auxílio do robô estas delicadas operações ganharão agilidade e precisão.

De acordo com o professor do departamento de engenharia, Glauco Caurin, o robô também poderá fazer o monitoramento de crises de epilepsia em crianças através de implantes de eletrodos no cérebro delas.

robô neurocirurgião USP
Foto: Henrique Fontes / USP São Carlos

Altamente tecnológico, o robô neurocirurgião possui uma série de sensores e um sistema de inteligência artificial que dá maior precisão no posicionamento das ferramentas usadas nos procedimentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Na verdade, o que a gente chama de robô é um braço mecanizado que tem várias articulações que permitem a esse dispositivo posicionar ferramentas que auxiliam o cirurgião”, afirma Caurin.

“Ele consegue ser manipulado e posicionado de forma a carregar as ferramentas que vão ser usadas na cirurgia, próximas da cabeça do paciente.”

Procedimentos ainda mais seguros e precisos

O robô não irá realizar cirurgias sozinho, mas será como o braço direito dos médicos, oferecendo suporte e uma segurança a mais.

“Quando ele precisa acompanhar ou seguir o que planejou antes da cirurgia, olhando as imagens em 3D do cérebro, ele vai conseguir reproduzir localmente aquilo que ele deseja com precisão submilimétrica”, acrescenta o professor.

E olha só que incrível! A equipe também desenvolveu um sistema de imagem 3D que captura a posição do robô, assim como calcula a posição dos equipamentos na cabeça do paciente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Então, a gente sabe qual a posição precisa da cabeça do paciente para que eu possa fazer a inserção de ferramentas. Finalmente, eu tenho um computador que fica capturando toda essa informação, compartilhando entre o médico e o robô e um software de navegação”, explica Caurin.

O projeto vem sendo desenvolvido junto à Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto desde 2014, mas a tecnologia ainda não foi aplicada em pacientes.

De acordo com os pesquisadores, a estimativa é de que pelo menos mil crianças atendidas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto possam ser beneficiadas com o uso da nova tecnologia.

Fonte: Agência Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Quer ver um vídeo inspirador? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,810,195SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ao invés de expulsá-lo, policiais ajudam sem-teto com alimentos em supermercado nos EUA

"Estava frio aquela noite. Eu estava quentinha enquanto andava pelo estacionamento do supermercado. Alguns passos à minha frente estavam 2 policiais caminhando em direção...

Entrevista ao vivo é graciosamente interrompida por crianças na BBC

Elas não ligam se você tem dinheiro, se você está ocupado, se você é sério ou mais fechado, ela só querem sua presença. Seja...

Menino de 12 anos vence leucemia e hoje se dedica a alimentar pessoas em situação de rua

A vida de Abraham Olagbegi é um milagre por si só. Com apenas 12 anos de idade, o menino precisou lutar com todas as...

Com 30 milhões de cães e gatos na rua, campanha quer diminuir o abandono de animais no Brasil

Existe uma premissa que já é milenar: o cachorro é o melhor amigo do homem. Vamos incluir que os felinos também são. Mas parece...

Paulistana divulga a simplicidade e as belezas do Nordeste no Instagram: “mais baiana que paulistana”

Que o Nordeste é cheio de belezas naturais e rico de bons lugares para conhecer, quase todo mundo sabe, ou pelo menos já ouviu...

Instagram

USP desenvolve robô neurocirurgião que torna procedimentos no cérebro de crianças mais precisos 1