Vacina contra o câncer de mama e de ovário deve ficar pronta em oito anos

Uma equipe de cientistas desenvolveu uma vacina potencial contra o câncer de mama que pode estar disponível para o público em até oito anos. Além de interromper a recorrência da doença (especialmente nas mamas e nos ovários), a vacina poderá impedir que se desenvolva precocemente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“É razoável dizer que poderíamos ter, dentro de oito anos, uma vacina que pode estar disponível para os pacientes nas farmácias ou para os médicos”, disse o pesquisador Keith L. Knutson, da Mayo Clinic, em Jacksonville, na Flórida (EUA).

O estudo ainda está em fase inicial e deve levar mais três anos para que a vacina seja testada em um número maior de pacientes.

Vacina contra câncer de mama
Foto: Natali_Mis/iStock

Os pesquisadores trabalham atualmente com duas vacinas contra o câncer de mama triplo negativo e o câncer de mama positivo HER2. Há uma pesquisa em paralelo que trata do carcinoma ductal in situ (câncer de mama não invasivo com 300 mil novos casos por ano só nos Estados Unidos).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: 

Vacina contra o câncer estimula sistema imunológico

“Nós sabemos que eles são seguros, que estimulam o sistema imunológico [para combater a doença]”, afirmou Knutson.

Trata-se de um estudo complexo, delicado e bastante caro: os testes da fase 2 podem custar entre 12 e 20 milhões de dólares (R$ 48-60 milhões). A fase seguinte pode custar o dobro, de acordo com o pesquisador.

“Sabemos que houve reação positiva no câncer de ovário e mama. Não vimos nenhum evento adverso que esteja causando outros problemas além de irritação na área, semelhante a uma vacinação contra a gripe. Agora temos que convencer o FDA [Departamento de Saúde norte-americano], por meio de ensaios clínicos sólidos e rigorosos.”

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: UOL/Foto destacada: Reprodução/Kare11

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Vacina contra o câncer de mama e de ovário deve ficar pronta em oito anos 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,970,307SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Enfermeira cria óculos de papel para acalmar paciente idoso que esqueceu o dele em casa: ‘Agora sim tô enxergando’

Uma enfermeira está trabalhando transbordando de amor em uma Unidade de Pronto Atendimento de Sorocaba, no interior paulista. Na última quarta-feira (16), Carol Campolim compartilhou...

Campanha para jovem com transtornos mentais que mora em casa prestes a cair arrecada R$ 90 mil

A vaquinha do jovem Leonardo Alves, 32 anos, não só atingiu sua meta, como ultrapassou o valor estipulado em 35%! Graças à colaboração de...

Menino que amputou perna por causa de câncer realiza sonho de surfar 

Juan já está guardando as primeira medalhas dos campeonatos de surfe que participa e ainda tem o sonho de se tornar surfista profissional.

Amigos no Rio fazem vaquinha para levar crianças com deficiência a assistirem os Jogos Paralímipicos

Fazer boas ações resulta numa cadeia de trocas que abraça e promove o espírito coletivo. Pensando em levar crianças com deficiência para ver os jogos...

Novo modelo de tijolo funciona como isolamento acústico e dissipador de calor

Os arquitetos colombianos Miguel Niño e Johanna Navarro, do escritório de arquitetura  Sumart Diseño y Arquitectura SAS desenvolveram o BT (Bloque Termo dissipador), desenvolveram um tijolo de...

Instagram

Vacina contra o câncer de mama e de ovário deve ficar pronta em oito anos 4