Vacina contra o câncer de mama e de ovário deve ficar pronta em oito anos

Uma equipe de cientistas desenvolveu uma vacina potencial contra o câncer de mama que pode estar disponível para o público em até oito anos. Além de interromper a recorrência da doença (especialmente nas mamas e nos ovários), a vacina poderá impedir que se desenvolva precocemente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“É razoável dizer que poderíamos ter, dentro de oito anos, uma vacina que pode estar disponível para os pacientes nas farmácias ou para os médicos”, disse o pesquisador Keith L. Knutson, da Mayo Clinic, em Jacksonville, na Flórida (EUA).

O estudo ainda está em fase inicial e deve levar mais três anos para que a vacina seja testada em um número maior de pacientes.

Vacina contra câncer de mama
Foto: Natali_Mis/iStock

Os pesquisadores trabalham atualmente com duas vacinas contra o câncer de mama triplo negativo e o câncer de mama positivo HER2. Há uma pesquisa em paralelo que trata do carcinoma ductal in situ (câncer de mama não invasivo com 300 mil novos casos por ano só nos Estados Unidos).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: 

Vacina contra o câncer estimula sistema imunológico

“Nós sabemos que eles são seguros, que estimulam o sistema imunológico [para combater a doença]”, afirmou Knutson.

Trata-se de um estudo complexo, delicado e bastante caro: os testes da fase 2 podem custar entre 12 e 20 milhões de dólares (R$ 48-60 milhões). A fase seguinte pode custar o dobro, de acordo com o pesquisador.

“Sabemos que houve reação positiva no câncer de ovário e mama. Não vimos nenhum evento adverso que esteja causando outros problemas além de irritação na área, semelhante a uma vacinação contra a gripe. Agora temos que convencer o FDA [Departamento de Saúde norte-americano], por meio de ensaios clínicos sólidos e rigorosos.”

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: UOL/Foto destacada: Reprodução/Kare11

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Projeto em Lages (SC) instala casinhas para animais de rua

Em Lages, na Serra catarinense, voluntários vão instalar 500 casinhas para animais de rua nos 71 bairros da cidade, onde as temperaturas podem chegar a 0°C no inverno. Até...

Mineira que teve perna amputada nos ensina que otimismo é a melhor forma de encarar a vida

No final do ano passado, a mineira Paola Antonini fez um vídeo contando como tem sido a sua vida depois de ser atingida por...

Gêmeas de 7 anos criam canal para divulgar dicas de livros infantis

O mais legal é que as meninas não têm a obrigação de gravar os vídeos em dias e horários definidos. É como uma brincadeira. Elas gravam quando querem e só falam dos livros que amam de paixão.

“Pet Terapia” ajuda universitários a minimizar estresse e ansiedade

Carinhosos, fiéis e amorosos: companheiros de quatro patas vêm sendo usados também para reduzir níveis de estresse e ansiedade entre alunos universitários, afinal, relacionado...

Colombiano cria prótese compatível com Lego para melhorar autoestima de crianças com deficiência

O colombiano Carlos Arturo Torres teve a oportunidade de estagiar durante seis meses no Future Lab da Lego e não desperdiçou seu tempo lá. O jovem aproveitou esse grande momento de vida...

Instagram