A campanha de vacinação contra a gripe começa hoje (12/4). Tire suas principais dúvidas e entenda por que é importante se vacinar em tempos de pandemia do novo coronavírus.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quando e quem deve se vacinar?
12/4 a 10/5: crianças de 6 meses a menos de 6 anos; gestantes; mulheres que tiveram filhos em até 45 dias; povos indígenas e profissionais de saúde.
11/5 a 08/6: idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas ou privadas.
09/6 a 09/7: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; população carcerária e jovens e adolescentes em medidas socioeducativas.
Leia Mais
Quem não faz parte de grupos prioritários pode se vacinar?
O Ministério da Saúde tem 80 milhões de doses. Após a vacinação dos grupos prioritários, o restante será disponibilizado à população em geral.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Onde se vacinar?
A vacina contra a gripe pode ser tomada em postos de saúde e em pontos de vacinação definidos pela Secretaria de Saúde da sua cidade. Consulte o site da prefeitura e informe-se.
Devo tomar quantas doses?
Apenas uma e deve ser reaplicada todo ano, já que o vírus da influenza tem uma alta taxa de mutação.
Tomo antibióticos. Posso me vacinar?
O medicamento não interfere no efeito da vacina.
Estou gripado. Posso me vacinar?
Não, pelo menos enquanto durarem os sintomas, semelhantes aos provocados pelo novo coronavírus, como febre alta. A imunização é aconselhada só depois que os sintomas desaparecerem.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Pessoas alérgicas podem se vacinar?
Sim, mesmo para quem tenha alergia à casca do ovo, já que o imunizante é cultivado em embriões de galinha, podendo apresentar resquícios de proteína.
Onde a vacina é aplicada?
Em adultos, no braço; em crianças, costuma ser aplicada na perna.
Quais reações a vacina provoca?
A reação mais comum é uma leve dor no local de aplicação da vacina e inchaço ou vermelhidão. Em crianças pequenas, há possibilidade de febre, os sintomas costumam desaparecer em até 48 horas.
É feita do que e como ela age?
É feita de cepas do vírus influenza atenuado. Ao entrarem em contato com as células do nosso corpo, elas induzem a produção de anticorpos. Assim, se o vírus tentar infectar o organismo, essa defesa é reativada pela memória do sistema imunológico.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A vacina tem efeito imediato?
A vacina da gripe precisa de 10 a 15 dias para agir no organismo até a imunização completa.
Protege contra o coronavírus?
A vacina não protege contra o coronavírus. Apenas contra a influenza e subtipos, como a H1N1 e a H3N2.
Porém, é capaz de auxiliar no atendimento, diagnóstico e tratamento de pessoas infectadas pela Covid-19, pois haverá mais profissionais de saúde, insumos e leitos disponíveis no sistema de saúde para tratar estes pacientes.
Ok, mas posso tomar as duas vacinas juntas?
Não também. O Ministério da Saúde recomenda um intervalo de 14 dias entre as duas aplicações.
Depois de tirar todas as suas dúvidas, agora é só aguardar sua vez e se vacinar. Dica: escolha um horário com menor aglomeração de pessoas. 😉
Irmã fica careca para gêmea não se sentir diferente. Dá o play e emocione-se!
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.