Vacina contra o HIV chega à última fase de testes pela primeira vez em mais de 10 anos

Pelas últimas estatísticas da UNAIDS, cerca de 1,7 milhão de pessoas se contaminam por ano com a HIV e, infelizmente, a ciência até hoje não conseguiu aprovar um tratamento de fato eficiente. Mas segundo dados liberados recentemente, isso pode mudar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É que a Janssen a empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, anunciou que uma vacina contra o HIV chegou à última etapa dos ensaios clínicos. Essa fase 3 é a mais importante, pois determina o poder imunizante da dose. É uma conquista muito importante, já que há pelo menos 10 anos nenhum outro tratamento havia chegado em estágios tão avançados de pesquisa e teste.

vacina contra HIV
Laços vermelhos colocados em ponte de Pamplona pela Associação Sare, que dá apoio a pessoas infectadas, e pela Comissão Anti-AIDS de Navarra por ocasião do Dia Mundial de Combate à AIDS.JESÚS DIGES / EFE

Vacina utiliza mesma tecnologia imunizante do coronavírus

Parte dos avanços se deu no segundo semestre de 2020, quando pesquisadores da Janssen testaram tecnologias diferentes na vacina. Eles utilizaram o mesmo princípio imunizante usado na vacina contra a Covid-19, da fabricante, obtendo respostas positivas na maioria dos voluntários.

A tecnologia aplica um adenovírus – grupo de vírus que normalmente causa doenças respiratórias – com estrutura modificada para transportar, até o interior das células do indivíduo, o DNA de suas proteínas mais representativas, de modo que o organismo crie anticorpos contra elas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

vacina contra HIV
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Arquivo

O tratamento contra HIV da Janssen inclui, na verdade, duas vacinas que deverão ser aplicadas na população. Uma possui 3 proteínas imunizantes e a outra 4. Quando se misturam, elas formam o que a ciência chama da mosaico, provocando o resultado esperado.

Esta terceira fase deve durar de 24 a 36 meses, onde os pesquisadores verificarão a permanência e a intensidade da vacina no organismo humano. A partir daí, poderá ser definido pontos essenciais, como o tempo de revacinação, por exemplo.

vacina contra HIV
Foto: Divulgação

A última vez que uma vacina chegou a essa fase de testes foi em 2009, quando se verificou que a dose só evitava 30% das infecções. Portanto, esse estágio da pesquisa é muito importante e determinante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os voluntários já estão sendo recrutados. José Moltó, da Fundação de Luta Contra a AIDS (FLSida, na sigla em espanhol), com sede em Barcelona, é um dos médicos que vão participar do teste. Ele também ajudou a recrutar outros 250 voluntários no país. Já em outras nações, a Janssen fará o cadastro de 3.800 pessoas para testar a vacina.

Agora é se manter na torcida para que a vacina continue tendo ótimos resultados e possamos dar esse passo tão esperado!

Fonte: El País

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,261,441SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Tutor dorme no 1º andar de casa toda noite para fazer companhia ao seu cão idoso incapaz de subir escadas

Já faz 10 anos que Catherine Morris e sua família adotaram o cãozinho Spike e decidiram que ele teria o primeiro andar inteiro de...

Mais uma vez crianças nos dando lições valiosas

Leiam isso: "Ontem minha mãe postou uma foto no Facebook do meu irmão Sam, de 5 anos, usando um par de sapatos que ele escolheu...

Paramédica reencontra ex-dependente químico 14 anos após ajudá-lo a deixar o vício: promessa cumprida!

Will prometeu à Jeanah que não usaria mais heroína logo depois que viraram amigos e confidentes. 14 anos depois, a promessa continua de pé. Will está limpo!

O entregador que fotografa todos os clientes caninos que encontra pelo caminho

Há os que estimam que a vida de um motorista e entregador é solitária, mas para Scott Hodges é ela que permite conhecer o...

Professora surpreende alunos com “festa pré-prova” para acalmá-los e história viraliza

A ‘festa’ contou com mensagens positivas espalhadas pela sala, balões e até mesmo um suquinho de maracujá para acalmar os alunos, além de lápis e borrachas personalizados.

Instagram