Vacina experimental pode prevenir infecção de HIV entre mulheres, revela estudo

Ahh, a Ciência! Existe uma grande epidemia de HIV em curso na África Subsaariana e 25% dos novos casos ocorrem entre as mulheres.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mundo olha atento agora para uma vacina que pode prevenir esse contágio e os resultados dos primeiros testes são animadores, conforme anunciou o Instituto Wits de Saúde Reprodutiva e HIV da África do Sul.

Helen Rees, diretora executiva da entidade, disse que a cada ano 240.000 pessoas são infectadas pelo HIV na África Subsaariana.

Uma injeção de Cabotegravir a cada dois meses poderia prevenir a infecção entre as mulheres com uma eficácia de 89%.

Vacina experimental pode prevenir infecção de HIV entre mulheres, revela estudo 2
Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A resposta tem sido animadora. Trata-se de mais uma alternativa para a prevenção contra o HIV que se encaixa na vida das mulheres”, destacou a pesquisadora Sinead Delany-Moretlwe, que dirigiu o estudo conhecido como HPTN 084.

“É um método avançado porque receber uma injeção a cada oito semanas é algo simples, discreto e também elimina o estigma social de viver rodeada de comprimidos”, explica, comparando com o tratamento atual de prevenção à infecção pelo HIV, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que implica tomar comprimidos diariamente.

Fernanda tem 19 anos, uma filha pequena e descobriu um câncer raro. Vamos ajudá-la a custear seu tratamento? 

Entenda o estudo

O estudo contou com mais de 3.200 mulheres entre 18 e 45 anos com risco de contrair o vírus causador da Aids em Botsuana, Quênia, Malaui, África do Sul, Suazilândia, Uganda e Zimbábue.

Do grupo que recebeu o Cabotegravir, quatro foram infectadas pelo HIV em comparação com 34 infecções no grupo que tomou PrEP.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Os resultados são importantes e oportunos já que necessitamos com urgência de mais métodos para prevenir o HIV entre as mulheres com maior risco de contraí-lo para que não dependam do uso diário de comprimidos, preservativos ou abstenção sexual”, celebrou em comunicado a UNAIDS, programa das Nações Unidas de combate à Aids.

“Como uma vacina contra a Covid-19, agora devemos trabalhar para garantir que essas injeções que podem mudar a vida (das mulheres) sejam acessíveis e distribuídas de forma equitativa”, continuou a ugandesa Winnie Byanyima, diretora executiva da UNAIDS.

Por enquanto, a vacina não tem um custo de produção estabelecido, segundo Delany Moretlwe, que também alertou que o processo de fabricação e distribuição não será concluído dentro de “dois ou mais anos”, quando é esperado que os serviços locais de planejamento familiar tenham as injeções de Cabotegravir como outra opção para prevenção do HIV.

Tudo começa no primeiro passo e ele foi dado!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

[Nota da Redação]

A Água Camelo é uma mochila que fornece água limpa para famílias de baixa renda! Com o apoio de Cielo, ampliará ainda mais esse impacto, olha só: 

Fonte: Cultura Colectiva| Foto de capa: Reprodução/UADY

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,851,931SeguidoresSeguir
24,983SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem tetraplégico volta a caminhar usando traje robótico controlado pelo cérebro

Um homem tetraplégico conseguiu mover todos os seus quatro membros paralisados usando um traje robótico especial controlado pelo seu cérebro! Conhecido como Thibault, o rapaz...

Fotógrafo carioca reúne investidores para construção de centro cultural na sua comunidade

Reconhecido internacionalmente, Sandro Vox não esqueceu da sua origem, principalmente das crianças que vivem lá.

Jovem convida idosa solitária para almoçar e descobre que ela é uma viúva em um aniversário especial

O ato de bondade de um rapaz com uma mulher idosa em um restaurante nos Estados Unidos conquistou as redes sociais. Ao ver uma...

Criado nos lixões, morador de rua entra na Universidade de Harvard

A vida, bem, na verdade a sobrevivência, sempre foi algo difícil para Justus Uwayesu. Durante o genocídio de 1994 contra os tutsis em Ruanda,...

Aposentado abre santuário para cães idosos que foram abandonados

A ideia surgiu após Russell cuidar do Beagle Shep, de 10 anos, encontrado triste e faminto em um beco.

Instagram

Vacina experimental pode prevenir infecção de HIV entre mulheres, revela estudo 4