Estudantes criam Van que roda até 730 km por dia usando apenas energia solar

Um grupo de estudantes universitários da Holanda completou uma viagem de quase 3.000 km com um veículo movido apenas pela energia do Sol, em uma aventura para demonstrar que veículos sustentáveis são eficientes, ao passo que não prejudicam o meio ambiente – não importando o tamanho da viagem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os 22 alunos inscritos na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, afirmam que a ‘Van’ desenvolvida – batizada de Stella Vita – é o primeiro motorhome movido a energia solar do mundo.

Com seu teto coberto por painéis solares e asas que se abrem com painéis adicionais (quando o veículo está parado), a equipe alcançou 17,5 metros quadrados de cobertura que geram energia suficiente para viver e dirigir.

van roda setecentos quilômetros por dia com energia solar

Em um dia ensolarado, o Stella Vita, que é permitida nas estradas e possui uma placa de licença, pode viajar até 453 milhas (730 km) em 24 horas e atingir uma velocidade de 120 quilômetros por hora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O motorhome (ou RV) é feito para duas pessoas, dispõe de cozinha com geladeira, área de estar, cama, chuveiro e toalete!

Olha só como ele é por dentro:

van roda setecentos quilômetros por dia com energia solar

“Stella Vita é uma casa sobre rodas autossustentável”, garante a Universidade de Tecnologia de Eindhoven. “Através de painéis solares no teto, é independente de estações de carregamento”. Ainda assim, ele possui um carregador de energia elétrica em caso de emergência.

“O veículo gera energia solar suficiente para dirigir, tomar banho, assistir TV, carregar seu laptop e fazer café”, afirmam seus desenvolvedores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em um ano, os estudantes conseguiram projetar e construir a casa móvel e no mês passado concluíram sua viagem de demonstração de Eindhoven, nos Países Baixos, até o extremo sul da Espanha.

Estudantes criam Van que roda até 730 km por dia usando apenas energia solar 2

Os motoristas e passageiros também podem rastrear a quantidade de energia usada e o quanto resta. O veículo possui uma bateria de 60 quilowatts-hora que permite viajar 600 quilômetros à noite.

“Em um dia nublado, o veículo ainda pode produzir 60-70% da energia tipicamente gerada em um dia ensolarado”, disse o coordenador da equipe, Dr. Carlo van der Weijer, ao jornal The Guardian. “E mesmo que não haja nenhum sol, você ainda tem um carro elétrico normal e eficiente que pode ser carregado a partir de uma estação de carregamento.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estudantes criam Van que roda até 730 km por dia usando apenas energia solar 3

Este não é o primeiro veículo solar feito pela equipe de estudantes universitários e professores que trabalham com o nome “Solar Team Eindhoven”, lançado em 2012. Em seu primeiro ano, eles foram os pioneiros na construção de um carro familiar movido a energia solar chamado Stella.

Desde então, houve mais 3 veículos-protótipos antes da chegada da Van atual.

Estudantes criam Van que roda até 730 km por dia usando apenas energia solar 4

A “Solar Team Eindhoven” criou uma fundação sem fins lucrativos para promover seus conceitos de veículos solares para adoção em uma escala mais ampla e global. Imagina um desse no Brasil a um preço justo?

Assista ao vídeo:

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 8º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: GNN
Fotos: Solar Team Eindhoven

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Com TCC escrito à mão, mulher de 87 anos se forma em Jundiaí

Luísa Valencic Ficara, de 87 anos, mostrou que nunca é tarde para realizar seus sonhos (e nem seu TCC).  Nascida na Itália, Luísa imigrou...

App ajuda pais deficientes auditivos a diferenciar choro de seus bebês

O Crybaby é capaz de interpretar as necessidades do bebê com uma precisão de até 90%.

Menino de 9 anos visita escolas para falar sobre o bullying no Paraná

O garoto Paulo Pirotta tinha apenas 7 anos quando começou a falar sobre o bullying na escola onde estuda, em Cornélio Procópio, no Paraná.

Obras de arte se espalham por SP para estimular sorrisos pelas ruas, inclusive das mais afastadas

Não estranhe se estiver andando pelas ruas de São Paulo e visitar sorrisos gigantes. É o projeto Sorriso para Todos, uma parceria entre Ministério...

Instagram

Estudantes criam Van que roda até 730 km por dia usando apenas energia solar 5