Negro, pobre e filho de pais analfabetos. Matheus, 26 anos e morador de uma comunidade quilombola em Feira de Santana (BA) poderia ser mais uma estatística no Brasil, mas sua força de vontade, fé e perseverança fizeram com que seu caminho fosse diferente, bem diferente!!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Desde muito jovem seu sonho sempre foi fazer medicina. Essa vontade nasceu pois Matheus tem um irmão, de 22 anos, portador de necessidades especiais, sequelas de uma meningite que teve aos 8 meses de idade. Para ajudar sua mãe, muitas vezes ele dormia em filas de hospitais, para garantir a vaga de consulta do irmão.
Criamos uma vaquinha para custear a moradia e alimentação por 4 meses de Matheus para que ele consiga estudar Medicina em outra cidade. Clique aqui e faça uma contribuição!
Leia Mais
“Eu olhava tudo aquilo e pensava: preciso fazer algo para mudar a realidade de todas essas pessoas”, desabafou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E foi assim que ele seguiu em direção aos seus sonhos. Estudante desde sempre de escolas públicas, sem condições financeiras, a forma que Matheus encontrou foi se jogar de cabeça em seus estudos e por conta própria, já que nunca teve condições de pagar por cursinhos.
Por 8 anos ele fez o Enem, e em 2015 chegou a passar em enfermagem, curso que fez por dois anos e decidiu trancar. “Eu digo que foi uma escolha de vida, gostava do curso, mas queria mais, queria fazer mais ainda pelas pessoas”.
Acesse agora o site da vaquinha e faça uma doação! Aceitamos doações via Pix, sem valor mínimo.
Retorno aos estudos
Com a chegada da pandemia, Matheus que estudava em uma biblioteca pública de sua cidade, ficou sem ter onde estudar pois a mesma fechou. Na sua casa, família grande, 5 irmãos, casa pequena, era impossível se concentrar.
Um anjo apareceu em sua vida, uma amiga emprestou a ele uma casa velhinha, para que pudesse se concentrar lá, e assim foi. De segunda a segunda ele passava mais de 9 horas no local, até escurecer, já que no local não tinha ao menos energia. Para pagar a internet do seu celular e comprar seus livros e apostilas, Matheus dava aulas de reforço para pessoas de sua cidade e comunidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Foi então que em 2020 seu grande sonho chegou, ele enfim passou, com nota máxima em redação (980 gente!!! ?), na sua sonhada faculdade de medicina na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).
Clique aqui para acessar o site da vaquinha e deixe uma contribuição!
“Quando vi o tema da redação eu tive certeza que era Deus me ajudando, que eu estava no caminho certo, caiu “Estigma associado a transtornos mentais”, algo que eu já estudava muito, por causa do meu irmão que possui justamente esse tipo de necessidades especiais”
Desde então, as aulas têm sido EaD, porém em abril deste ano (2022), começarão a ser presenciais, e é aí que a gente entra pessoal.. hehehe ❤️️.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Matheus precisará mudar de cidade, a faculdade fica em Santo Antônio de Jesus, há quase 3 horas de distância de sua casa.
Ele até deu entrada na bolsa para ajuda de custos, ela sairá, mas ainda sem data definida. Enquanto isso ele precisa de ajuda para arcar com os custos de aluguel e alimentação.
Com certeza Matheus logo estará no Campus e não vemos a hora de receber as fotos dele por lá, contamos com a ajuda de todos vocês para isso. Bora!!!! ?
De pouquinho em pouquinho, vamos juntos bater a meta! Acesse o site da vaquinha do Matheus e deixe sua doação!
A equipe da VOAA apura todas as vaquinhas publicadas na plataforma. Acompanhamos as histórias antes, durante e após finalizar as campanhas em nossas redes sociais.
Fotos: VOAA
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.