A cearense Martinha Brito tem uma doença rara que faz os ossos crescerem fora do esqueleto, chamada Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP). Além disso, a doença pode provocar a formação de um esqueleto extra, que envolve o corpo e prende a pessoa em um tipo de prisão de ossos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Martinha vende sandálias personalizadas para complementar o benefício que recebe de um salário mínimo. Seu grande sonho é adaptar sua casa ao seu ateliê para prover o próprio sustento, e ter mais recursos para suas idas à Cidade de Sobral, onde se consulta frequentemente.
Para isso, lançamos sua vaquinha na VOAA. Clique aqui e faça uma doação agora.
Leia Mais
Apesar de tudo, não perde a alegria de viver!
Mas engana-se quem pensa que Martinha é uma pessoa que se vitimiza. Mesmo com muita dificuldade, lava sua roupa não mão (parcialmente atrofiada), se cuida e está sempre arrumada. E ainda ajuda outras pessoas!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Antes da pandemia, Martinha dava palestras e já escreveu dois livros: Prisão em ossos (2015) e Como viver a liberdade espiritual dentro de uma prisão de ossos (2017).
Aceitamos doações via Pix, sem valor mínimo. É fácil, rápido e seguro. Clique aqui e faça uma doação agora.
“Não sou diferente, mas faço a diferença”
Conhecendo sua história, outras pessoas que possuem a mesma doença podem se sentir apoiadas. Uma outra coisa que nos chamou atenção é que ela é muito vaidosa e não liga para quem julga sua aparência.
“Sei que muitas pessoas desejam ver as pessoas com deficiência descabelada, suja, na verdade um inútil. Mas a escolha quem faz somos nós mesmos, eu escolhi viver e ser feliz porque o que as pessoas falam ou pensam ao meu respeito não me define”, contou.
Recentemente, ela respondeu este comentário em seu perfil no Tik Tok.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Uma mulher extraordinária, né? Para Martinha ter mais qualidade de vida, prover o próprio sustento e seguir inspirando pessoas como ela, clique aqui e faça uma doação agora.
A equipe da VOAA apura todas as vaquinhas publicadas na plataforma. Acompanhamos as histórias antes, durante e após finalizar as campanhas em nossas redes sociais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.